Atividade de Prevenção da Obesidade - EEB Olavo Bilac


EEB. OLAVO BILAC
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
PROFESSORA: ANGELINA THIESEN
PROJETO: COMBATE A OBESIDADE INFANTIL
TURMAS ENVOLVIDAS: Ensino fundamental – (7 ano 1; 7 ano 2; 7 Série 2; 7 Série 3; 8 Série 1;
8 Série 2; 8 Série 3; 8 Série 4), Ensino Médio - (1 ano 1; 1 ano 2; 1 ano 4; 1 ano 5).
NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS: 240 - Ensino fundamental; 120 – Ensino médio.


Relatório das atividades de aprendizagens desenvolvidas na
Semana Nacional de Combate a Obesidade Infantil

Março/2012.

7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos:
  • Seres vivos unicelulares;
  • Reino monera;
  • Contaminação dos alimentos;
  • Higiene alimentar;
  • Alimentação saudável.

Atividades desenvolvidas:

Os alunos do 7 ano da EEB. Olavo Bilac, desenvolveram, na semana de combate a Obesidade infantil, na disciplina de Ciências atividades educativas relacionadas ao conteúdo que já estavam estudando: Micro-organismos: Reino Monera. Na primeira atividade, os alunos fizeram uma atividade prática de cultura de bactérias. Após três dias observação do crescimento das colônias de bactérias, preparou-se lâminas com o material cultivado e observou-se ao microscópio. Em um relatório individual, cada aluno desenhou o que visualizou ao microscópio e escreveu suas conclusões, norteadas pelas questões: O que são bactérias? Porque elas se desenvolveram sobre os meios de cultura? Os alimentos também podem estar contaminados por bactérias e outros micro-organismos que não podemos visualizar a olho nu? Que problemas alimentos contaminados podem trazer a nossa saúde? Como fonte de pesquisa, utilizaram o livro: Segurança alimentar: sua saúde dia-a-dia, página 40 e o livro didático.
Dia da alimentação saudável: cada aluno levou para a aula de ciências uma fruta. Fez-se a higiene delas, conforme as instruções do livro: Segurança alimentar: sua saúde dia-a-dia, página 42. Ao término do processo, cada aluno comeu seu alimento saudável, trocou ou dividiu com os colegas.

Higienização das frutas.

Desenho do resultado do cultivo das bactérias.

Placas com o cultivo de bactérias. 

Visualização das bactérias ao microscópio.


7 SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos:
  • Pirâmide dos alimentos: grupo I: cerais; grupo II: frutas e hortaliças, grupo III: leite e derivados, carne e ovos, leguminosas; Grupo IV: gorduras e doces.

Atividades desenvolvidas:

Os alunos da 7 Série da EEB. Olavo Bilac, desenvolveram, na semana de combate a Obesidade infantil, na disciplina de Ciências, atividades educativas relacionadas aos hábitos alimentares. Cada aluno recebeu revistas para recortar figuras de alimentos para colar na pirâmide, o livro: Segurança alimentar: sua saúde dia-a-dia foi consultado para que os alunos tirassem suas dúvidas quanto a classificação de cada alimento, a quantidade de porções diárias recomendadas e as suas dicas de consumo. Representaram também a sua alimentação de um dia em uma pirâmide alimentar, escreveram suas análises quanto aos seus hábitos alimentares, e da necessidade ou não de adquirir-se novos hábitos para uma alimentação segura e saudável.

Pirâmide dos alimentos. 


 Trabalho de análise dos hábitos alimentares. 

 Pirâmide dos alimentos ingeridos.



8 SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos:
  • Doenças que podem ser causadas por maus hábitos alimentares: hipertensão arterial;obesidade; diabetes tipo 2; anemia ferropriva.
  • Desordens metabólicas que causam doenças: hipercolesterolmia (colesterol alto no sangue); hipertrigliceridemia (triglicerídeo alto no sangue).
  • Transtornos alimentares: bulimia nervosa; anorexia nervosa.
  • Doenças autoimunes e hereditárias: doença celíaca; intolerância à lactose; anemia falciforme.

Atividades desenvolvidas:

Os alunos da 8 Série da EEB. Olavo Bilac, desenvolveram, na semana de combate a Obesidade infantil, na disciplina de Ciências, atividades educativas relacionadas aos Maus hábitos alimentares. Organizados em onze equipes, receberam o livro: Segurança alimentar: sua saúde dia-a-dia. Cada equipe trabalhou uma das 11 doenças relacionadas a alimentação citadas nas páginas 31 a 39 do referido livro. Os trabalhos criados pelas equipes foram realizados com recortes de revistas, e representaram os sintomas de cada uma das doenças, suas causas, prevenção e tratamento. Ao término dos trabalhos foram montados painéis e espalhados pela escola como material de informação e prevenção a obesidade infantil e demais doenças relacionadas à alimentação.

Exposição dos trabalhos na sala 
 Trabalho sobre doenças relacionadas aos hábitos alimentares.

1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos:
Atividades desenvolvidas:
  • A química das células: Substâncias inorgânicas: água e sais minerais; Substâncias orgânicas: carboidratos, proteínas, lipídeos e vitaminas.

Os alunos do 1 ano da EEB. Olavo Bilac, desenvolveram, na semana de combate a Obesidade infantil, na disciplina de Ciências atividades educativas relacionadas ao conteúdo que já estavam estudando: características dos seres vivos. Cada equipe de alunos recebeu um tema e teve que representar o conceito do nutriente, sua função biológica e representar suas fontes através de figuras de alimentos recortados de revistas. Após o término dos trabalhos cada equipe apresentou seus trabalhos para a turma e os expôs nos corredores da escola. Trabalharam também com as informações nutricionais contidas nos rótulos dos alimentos, observando a composição e a quantidade de nutrientes dos alimentos.

Nutrientes dos alimentos. 

Informação nutricional.

Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?