Atividades de Prevenção à Obesidade na EEB Engº Annes Gualberto

EEB ENG° ANNES GUALBERTO - 754000203620
Rua: Guaíra, 129 – Bairro: Iririu – CEP: 89225-300
Fone: (47) 3027-1917- Joinville – SC

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: Língua portuguesa e Literatura

SÉRIE: 1º ANO E. M. TURMA: 1, 2 e 3

PROFESSORA: Eliane Ulmer Moeller

DATA: 09/03/2012 CRONOGRAMA:

TEMA CENTRAL: Prevenção à obesidade

OBJETIVOS: Analisar atentamente as informações contidas nos rótulos de embalagens de produtos de modo a verificar a tabela nutricional para rever a dosagem de alguns componentes contidos na composição.
CONTEÚDO:
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS: Em equipe, elaborar um texto sugestivo ao fabricante do produto para reivindicar alguns aspectos em relação à qualidade nutricional do alimento. Manter o formato original do produto e elaborar um slogan mais saudável. Exposição dos trabalhos na escola.

RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS: Utilização de embalagens, papel sulfite, etc
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO: Produção textual e artística.





ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Professora: Carla Simone Schatz
Turmas: 4º ano 1 e 2

A aula começa com a apresentação da cartilha: “SEGURANÇA ALIMENTAR – Sua saúde dia-a-dia”, segue com questionamentos acerca do lanche trazido pelas crianças e a comparação com a merenda oferecida na escola.
Em geral, o que trazem de casa se resume a salgadinhos, bolachas recheadas e refrigerantes.
  • O que é mais saudável?
  • Porque precisamos nos alimentar?
(Compreensão do alimento como fonte de energia para o bom funcionamento do corpo).
  • Como transformar nossos hábitos para uma alimentação saudável?
  • Quais os riscos de uma dieta baseada em alimentos excessivamente calóricos e com poucos nutrientes?

Apresentação da Pirâmide Alimentar:

A pirâmide alimentar é um tipo de gráfico que mostra quais alimentos devem ser consumidos e a quantidade ideal para uma alimentação saudável. Na pirâmide alimentar todos os alimentos (energéticos, reguladores e construtores) são indispensáveis para o bom equilíbrio e o funcionamento do corpo humano.


A distribuição dos alimentos na pirâmide alimentar foi criada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em 1992, com a finalidade de orientar as pessoas a respeito de uma alimentação saudável.

As principais metas da pirâmide alimentar são obter o consumo variado de alimentos; menor ingestão de gorduras saturadas e colesterol; maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. A prática de exercícios físicos é recomendada visando à perda ou manutenção do peso adequado como também, a prevenção de doenças entre elas, as cardiovasculares, diabete, hipertensão e osteoporose. A adoção da pirâmide alimentar se propõe a mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes da população utilizando seus alimentos habituais, tornando-a, assim, prática e flexível.


As crianças observam a pirâmide que está afixada ao mural e comentam sobre os alimentos encontrados em cada uma das divisões e comparam com o conteúdo já estudado:

NUTRIENTES
  • Carboidratos
  • Proteínas
  • Lipídios
  • Vitaminas
  • Sais Minerais
  • Água
  • Fibras

Analisando cada um destes itens, compreenderam melhor os princípios da boa alimentação e construíram sua própria pirâmide com figuras de recorte que pesquisaram em casa.





Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?