Atividade de Prevenção da Obesidade - EEB Rudolfo Meyer

E.B. B. Professor Rudolfo Meyer
Professora: Inge Orellana
5º Ano 02 – Vespertino
Março 2012

Tema: Segurança Alimentar

Objetivos:

  • Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma boa alimentação diária;
  • Valorizar a alimentação oferecida na escola;
  • Promover o consumo de frutas, legumes e verduras.;
  • Contribuir para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças;
  • Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
  • Avaliar os próprios hábitos alimentares sugerida na pirâmide alimentar;

Atividades:

  1. Pergunta Desafio: Você tem uma alimentação saudável?
  2. Quadro de registro: registrar a alimentação correspondente a um dia incluindo: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar, ceia ou lanche da noite.
  3. Socializar as informações do registro em sala de aula.
  4. Lanche saudável na escola: Salada de frutas.
  5. Texto: Alimentação saudável.
  6. Identificar palavras ( proteína, lipídio, etc...)
  7. Conhecer a pirâmide alimentar a (livro ciências pg 164).
8 – Elaboração do folder: Cardápio Saudável .
Avaliação: Participação efetiva nas atividades e registro
individual sobre a aprendizagem do tema apresentado.

RELATÓRIO :
No primeiro momento para introduzir o tema o tema Segurança alimentar – sua saúde no dia-a dia com os alunos do 5º ano –vespertino, foi realizada uma pergunta: Você tem uma alimentação saudável? A maioria ficou em dúvida. Em seguida lhes foi entregue um quadro, no qual fariam o registro durante um dia. Incluindo toda alimentação. No dia seguinte socializamos os registros e comentaram sobre os alimentos ingeridos e percebendo que a maioria dos alunos se excede em carboidratos, pouca salada e frutas. Após a socialização lhes perguntei: O que poderia mudar na sua alimentação? Foram unânimes em responder que estão se alimentando de forma inadequada e não estão tendo uma alimentação saudável. Realizaram o registro do conceito alimentação saudável, pesquisaram o significado de palavras desconhecidas no texto. Neste dia, todos estavam muito motivados para participar do lanhe da tarde na escola que ofereceu salada de frutas (neste dia estava fazendo muito calor), foi uma alimentação nutritiva e refrescante.
Para dar continuidade ao tema cada aluno elaborou um folder - Cardápio Saudável ( 1 dia), contendo seis refeições. Apresentaram para o grupo.
Para a conclusão da aprendizagem, os alunos registraram sobre a aprendizagem do desenvolvimento do tema apresentado durante a semana.

REGISTROS DOS ALUNOS:
Nessa semana eu aprendi muito sobre a comida saudáve, e faz bem para o corpo humano, para o intestino. Comi uma salada de frutas muito boa ante eu não gostava muito de fruta mas depois que eu comi adorei e essa semana foi muito boa e aprendi muita coisa
Alexandre Felipe

Foi bom o trabalho, aprendi ter uma alimentação saudável, foi boa a salada de frutas e aprendi que não pode comer muita besteira.
Leonardo

Eu aprendi que para ter uma boa alimentação precisa ter todas as vitaminas pro corpo. Eu vou comer mais frutas e deixar as besteiras de lado, tomar água , leite e vou me alimentar melhor.
André Felipe

Nesta semana eu gostei muito da salada de frutas e também da comida da merenda com arroz, feijão ,salada e omelete etc... Também descobri que as besteiras que nos comemos deixa nos com diabetes.
David
Eu aprendi que a alimentação saudável é boa para a saúde. No meu cardápio tenho que reduzir as frituras comer mais frutas, tomar água e comer verduras.
Lucas

Nessa semana eu aprendi que ser saudável faz bem para o corpo como: legumes, frutas, frutos do mar, etc, fazem bem para saúde.
Gabriel Willian

Eu aprendi que não pode comer muita besteira que tem que comer mais frutas e menos gordura, que faz mal para as pessoas e tomar leite e suco natural.
Wallace
Nessa semana eu aprendi sobre alimentação saudável. Eu achei muito legal porque foi aprendido muitas formas de ter uma alimentação muito boa.
Eu e mais algumas pessoas estávamos comendo muita lasanha, pizza e muitos carboidratos. A partir de agora eu vou tentar maneirar na bala, carboidrato, chocolate...
E comer mais frutas e verdura.
Nikeli

No início desta semana, na escola eu aprendi sobre a alimentação. Eu não como muita besteira também não gosto. Não sou viciada. Só de vez em quando.
Eu quero comer mais em 3 em 3 horas.
Foi muito bom ter aprendido isso. Temos que comer coisas saudáveis.
Fernanda

Nesta semana eu aprendi a comer alimentos saudáveis e gostei muito, primeiro a gente começou fazendo uma lista do que a gente comeu no café da manhã, no lanche, no almoço, no lanche da tarde, na janta e na ceia. Outro dia a gente comeu salada de frutas com iogurte e a professora tirou foto de nos comendo e depois vimos a pirâmide alimentar. No outro dia fizemos um cardápio de alimentos saudáveis como, frutas, legumes, verduras etc...

Aprendi que devemos reduzir as balas, doces, chicletes... E aumentar as frutas maçã, banana, laranja...Também para o corpo se desenvolver tenho que comer frutas e verduras. Para quando for para a escola levar uma maçã, banana e não chips, bala, etc.
Lucinara

Eu aprendi que eu devo ter uma boa alimentação, que tem hora para comer besteira. Tipo bala, chocolate etc...
Dilam

Eu aprendi que a alimentação saudável que ela é boa para tudo, do meu corpo porque ele fica bom, eu aprendi que é muito bom se alimentar bem e uu gosto muito comer comida saudável.
Richard
Eu aprendi que ficar saudável e bom, é muito melhor para todos nos e também é saudável. Eu gosto de ser saudável.
Larissa

Eu aprendi que faz bem para saúde, adorei muito e faz bem para nós a alimentação. Gostei do suco de fruta e faz bem para o nosso corpo e é saudável.
Matheus
Eu aprendi muita coisa sobre a alimentação saudável, como comer maçã, frutas, verduras comer menos frituras e não comer muito carboidrato. E quando ir para a escola sempre levar fruta e não essas coisas que tem muita caloria, mas as vezes a gente pode comer algum doce mas com moderação.
Letícia

Durante a semana eu aprendi uma alimentação saudável, e agora eu sei o que é bom e o que é ruim. Bom é: água, salada de frutas, salada, feijão, carne, arroz etc...
Ruim: balas, pirulito, chocolate, chicletes, etc.
Balas, pirulitos, chocolates, pode comer mas nãos todos os dias, só nos finais de semana.
Água, salada, salada de frutas pode comer todos os dias, mas não sempre precisa comer essas coisas. Tem mais coisas do que isso. Água tem que tomar todos os dias para ter muita energia para brincar.
Gean
























Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?