SUGESTÕES
DE ATIVIDADES AGOSTO LILÁS
Essa ação está alinhada com:
ü a Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na
Escola, da SED;
ü o Plano Estadual de Educação, aprovado pela Lei nº 16.794, de 14 de
dezembro de 2015, contribuindo com a execução da Meta 7/ Estratégia 7.18 e Meta 3/Estratégias 3.6.
ü o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de todo Território
Catarinense , no âmbito dos temas contemporâneos transversais: Educação em
Direitos Humanos, Direitos das Crianças e Adolescentes, Saúde;
ü o Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as
mulheres e meninas, objetivo do desenvolvimento sustentável da ONU
As questões de gênero como desigualdade
entre homens e mulheres, atuação e representação da mulher na sociedade, violência
doméstica e intrafamiliar, direitos humanos, combate e prevenção a violência
contra a mulher, são temas sociais que necessitam ser abordados com o
desenvolvimento de competências em três dimensões, sinalizadas no 1º CADERNO
CADERNO: Reflexões para a
implementação da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às
violências na escola, 2015, p.16:
Dimensão científica, corresponde
à “o que
fazer”(quais os saberes necessários para
tratar de tais questões numa abordagem educativa?)
Dimensão técnica, “ao como fazer” (quais os
instrumentos, quais os métodos pedagógicos a serem utilizados na abordagem
educativa?)
Dimensão política “o porquê tais questões devem ser
postas à mesa da escola?” (Esta competência envolve uma questão central: Qual o
papel da educação formal- escola e professor - com as questões sociais?)”.
(Joca (2009, p. 158)
Portanto,
são questões que não podem ser tratadas pelo
conhecimento do senso comum e que não bastam abordar apenas com palestras,
rodas de conversa, campanhas e exposição de cartazes. É preciso que haja
profundidade ao tratar o tema, e, alinhamento com o trabalho pedagógico.
Propostas de atividades: Lei Maria
da Penha na prática pedagógica
Com
essa finalidade compartilhamos materiais que ajudarão a trabalhar essa temática
não só em uma época específica do ano, mas de forma transversal durante todo o
período letivo.
·
Sugestões
de Atividades Pedagógicas: Projeto Maria da Penha vai às Escolas.
(Segue PDF) Acesso: https://docplayer.com.br/17837508-Sugestao-de-atividades-pedagogicas-projeto-maria-da-penha-vai-as-escolas.html
·
Gibi
Lei Maria da Penha Atualizado. (Segue PDF)
·
CARTILHA
# NAMORO LEGAL (Segue PDF) (compartilhado no GTI Nacional do Programa Saúde na Escola/PSE)
Além
desses materiais seguem séries, filmes
de ficção e documentários que ajudarão a discutir em sala de aula,
os papéis sociais das mulheres.
“Eu amo ser mulher”
Baseada no livro “Anne
The Green Gables”, a série conta a história de Anne Shirley, uma garota adotada
por engano (os pais queriam um menino) para ajudar a realizar tarefas em uma
fazenda. A série traz temas interessantes, como adoção, desconstrução do
conceito de família tradicional (ela é adotada por dois irmãos), rejeição e o
feminismo presente nas atitudes de uma criança do século 19 considerada
desajustada para a época. Através da relação da protagonista com outras
personagens, tanto mais velhas quanto da mesma idade, é possível discutir com
os alunos os papéis sociais das mulheres daquele período e estabelecer
paralelos com os dias atuais.
The Crown
Se hoje o mundo ainda
não está fácil para as mulheres, imagine em 1952, quando a rainha Elizabeth II
assumiu o trono da Inglaterra. A série acompanha os bastidores da monarquia
inglesa desde o início de seu governo e o relacionamento da rainha com sua
família e com o príncipe Philip, seu esposo. Ao longo dos capítulos, percebemos
que nem mesmo mulheres com grande destaque social, político e econômico escapam
do machismo, seja nos pequenos detalhes ou grandes situações. Por meio da
série, que já está com a terceira temporada confirmada, o professor de História
pode trabalhar o conteúdo relacionado a monarquias sem deixar o recorte de
gênero de lado, por exemplo.
Além disso, vale
discutir que na "vida real", a protagonista, Claire Foy, ganhava
menos do que o ator coadjuvante Matt Smith, intérprete do príncipe Philip. O
fato ganhou destaque internacional e
levantou a discussão sobre disparidade salarial entre os gêneros.
Cara Gente Branca
Depois que uma festa
considerada racista ocorre no campus, alunos negros da Universidade de
Winchester, no Reino Unido, veem a necessidade de discutir questões raciais no
espaço acadêmico. O diferencial da série está em retratar diversos temas, como
raça, sexualidade, feminismo, violência e questões de classe de forma
interseccional (ou seja, correlacionada) e, quando possível, leve.
A obra tem capítulos
curtos (o que facilita o trabalho em sala de aula), apresenta personagens
negros em um contexto universitário (o que, infelizmente, é difícil de
encontrar) e traz um protagonismo feminino bastante forte através da personagem
Samantha White, que encabeça a luta antirracista com seu programa de rádio.
Como muitas questões são discutidas na série, a turma toda pode se beneficiar,
principalmente alunas negras, que nem sempre têm suas questões de gênero e raça
olhadas com atenção.
Filmes
Sierra Burgess é Uma
Loser
“Você tem alguma ideia
do que é ser uma adolescente com essa aparência?”
Se você dá aula para
adolescentes, é bem provável que boa parte dos seus alunos já tenha assistido a
esse filme. Na trama, a protagonista, Sierra, é uma jovem muito inteligente e
fora dos padrões de beleza. Ela se apaixona por Jamey, que manda mensagens para
ela acreditando conversar com Veronica, uma líder de torcida que se encaixa
perfeitamente nos padrões de beleza, além de ser popular. Sierra continua
conversando com ele, se passando por Veronica, e toda a trama é construída a
partir desse momento. O termo em inglês para isso é catfish e
deve ser problematizado com os alunos. Interessante levantar também os motivos
que a levaram a tal atitude, como a baixa autoestima e o bullying típico
praticado entre meninas, que ocorre por meio da exclusão, difamação, exposição
pública e comentários sobre a forma física. Outro tema interessante presente no
enredo é a busca pelo corpo perfeito.
Vale ressaltar na
discussão, porém, que o filme cai em estereótipos típicos de comédias
românticas adolescentes ao retratar uma menina loira, popular e bonita que não
entende o conteúdo escolar e outra que é tida como feia mas é muito
inteligente.
Estrelas Além do Tempo
O filme, baseado em
histórias reais, mostra a vida e o trabalho de Katherine Johnson, Dorothy
Vaughan e Mary Jackson, cientistas negras que trabalharam na NASA e tiveram
papel crucial na conquista espacial nos anos de 1960. Através desse importante
acontecimento é possível debater a importância das mulheres negras para a
Ciência e seu apagamento dos documentos e registros históricos.
Grandes Olhos
Já imaginou ter os
créditos de um trabalho seu dados para outra pessoa? Foi isso o que aconteceu
com a pintora Margaret Keane, que, devido ao machismo e à violência psicológica
exercida por seu marido, Walter Keane, cedeu a autoria de suas obras a ele
durante anos. Interessante notar toda a pressão e o conflito psicológico
vivenciados pela artista até a sua decisão de entrar na justiça contra o
esposo. A narrativa é baseada em uma história real. Vale levantar com os alunos
questões como: Há outras mulheres que já tiveram a autoria de suas obras
assumida por homens? Quantos homens e quantas mulheres artistas você conhece?
Como as mulheres são representadas nas artes visuais?
Mulan, Valente e Moana
A maioria dos filmes de
princesas e contos de fadas reforça a ideia de fragilidade da mocinha que
espera por um príncipe encantado que finalmente irá conduzi-la à felicidade.
Nessas animações, porém, as personagens conseguem ser protagonistas não só da
história, mas também de suas próprias vidas e caminhos. Mulan se
disfarça de homem e vai para a guerra para poupar seu pai. Valente se
recusa a seguir o plano da mãe de achar um esposo e luta pelo sonho de ser uma
grande arqueira. Moana parte em uma corajosa viagem pelo
oceano para conseguir descobrir mais sobre seus ancestrais. Todas se mostram
jovens mulheres fortes e que quebram padrões pré-estabelecidos para elas mesmas,
com o intuito de defenderem suas liberdades individuais e aqueles que amam.
Documentários
She's Beautiful When
She's Angry
Atualmente, muito se
fala sobre feminismo, e, em muitos casos, de forma equivocada. Para entender
corretamente o movimento como o conhecemos hoje, é fundamental saber como ele
surgiu. O filme apresenta imagens de arquivo e entrevistas com mulheres
envolvidas na criação e no desenvolvimento do movimento feminista
norteamericano dos anos 60 e 70. Nele, vemos que temas como saúde da mulher,
gravidez, maternidade, sexualidade e raça já são pautas há muitos anos. Levante
a questão com a turma: das causas defendidas no contexto do filme, quais já
foram alcançadas e pelas quais as mulheres ainda lutam?
Malala
“Eu sou aquelas 66
milhões de garotas que são privadas da Educação”
Você já deve ter ouvido
falar dela, que é a mais jovem ganhadora da história do Prêmio Nobel. O
documentário mostra o ativismo da pasquistanesa Malala Yousafzai em prol do
direito de meninas e jovens ao estudo. Em um país dominado pelo talibãs, que
acreditam que mulheres não devem frequentar a escola, ela foi vítima de um
ataque que quase lhe tirou a vida. Hoje, Malala continua lutando por essa causa
e já acumulou diversos prêmios.
Absorvendo o Tabu
Você já parou para pensar
que boa parte das suas alunas se sente não só desconfortável mas também
envergonhada em relação à menstruação? Além disso, a maioria dos meninos
provavelmente nem sabe como o ciclo menstrual funciona. O documentário mostra
mulheres de uma cidade rural do interior da Índia, onde o estigma sobre a
menstruação é muito maior do que aqui, lutando contra esse tabu ao produzirem
absorventes de baixo custo em uma nova máquina.
Diários de Classe
Essa dica é direcionada
especialmente para as educadoras e educadores que querem entender melhor seus
alunos.
Com estreia marcada
para 7 de março, o documentário brasileiro Diários de Classe discute a educação
de mulheres jovens e adultas da periferia de Salvador que sofrem com o
racismo, o machismo, a desigualdade social, a homofobia e a precariedade do
sistema educacional. O filme levanta ainda uma reflexão necessária sobre as
recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário