PROJETO DE TRABALHO SOBRE BULLYING: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

 

PROJETO DE TRABALHO SOBRE BULLYING:

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS


Por:

Jorge N. N. Schemes


ÍNDICE

1. TEMA


2. JUSTIFICATIVA


3. OBJETIVO GERAL


4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

5. PÚBLICO ALVO


6. METODOLOGIAS

7. RECURSOS DIDÁTICOS


8. CRONOGRAMA

9. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

10. PROCEDIMENTOS

11. REFERÊNCIAS



1. TEMA:

Bullying.

2. JUSTIFICATICA:

Diante do aumento de casos de Bullying no ambiente escolar, e considerando que, a escola é um espaço social privilegiado para a discussão deste tema, optou-se pela realização de um projeto envolvendo os alunos por meio de atividades pedagógicas utilizando diferentes estratégias didáticas. Essas estratégias visam contemplar vários tipos de aprendizagem, dentre elas as aprendizagens: significativa, por descobrimento, receptiva, memorística, implícita e explícita, associativa, colaborativa, emocional, observacional e experiencial. As teorias da aprendizagem que fundamentarão as estratégias didáticas serão: comportamentalista, construtivista, social cognitivista e o conectivismo, que é a teoria da aprendizagem da era digital. Vale considerar ainda que as estratégias didáticas, os diferentes tipos de aprendizagem e as teorias da aprendizagem visam fomentar e oportunizar aos estudantes que utilizem e desenvolvam seus diferentes estilos de aprendizagem segundo a teoria das inteligêngias múltiplas, na qual Howard Gardner,


defendeu que as pessoas possuem pelo menos oito inteligências básicas. Segundo ele, somos capazes de conhecer o mundo através da linguagem, da análise lógico-matemática, da representação espacial, do pensamento musical, do uso do corpo para resolver problemas ou fazer coisas, do trabalho no meio natural, de uma compreensão dos demais indivíduos e de uma compreensão de nós mesmos”. (FUNIBER, Online, 2022)


3. OBJETIVO GERAL:

Realizar atividades pedagógicas com diferentes estratégias didáticas envolvendo o tema Bullying para oportunizar aos estudantes a percepção das suas próprias formas de aprender (autoaprendizagem) e ao mesmo tempo contemplar os diferentes estilos de aprendizagem conforme propôs Howard Gardner.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Pesquisar sobre o tema Bullying e obter informações sobre o assunto.

  • Produzir histórias sobre o tema proposto.

  • Criar uma paródia ou poesia sobre o assunto.

  • Socializar as atividades em sala de aula e participar do debate gerando a reflexão.

  • Registrar as atividades e publicá-las no Blog da Unidade Escolar.

  • Colocar em prática vários tipos de aprendizagem e estilos de aprendizagem.

5. PÚBLICO ALVO:

Alunos das séries finais do Ensino Médio da EEB Governador Celso Ramos Joinville, SC.

6. METODOLOGIAS:

  • Pesquisa orientada pelo professor.

  • Aula expositiva dialogada.

  • Trabalho em equipe.

  • Protagonismo juvenil.

  • Educomunicação.

    7.
    RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Livros e textos sobre Bullying disponíveis na biblioteca da escola e na Internet.

  • Computadores com acesso a Internet.

  • Instrumentos musicais.

  • Celular dos estudantes.

  • Revistas para recortar.

  • Cartolinas, colas e tesouras.

  • Cadernos para anotações.

8. CRONOGRAMA:

  • 05 (cinco) aulas.

9. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

  • Fazer uma pesquisa sobre Bullying e anotar no caderno (Mínimo 20 linhas)

  • Elaborar uma historinha em quadrinhos sobre o tema pesquisado e fazer ilustrações utilizando recorte de gravuras das revistas e fazer um cartaz em cartolina.

  • Em equipes (mínimo 4 e máximo 5 estudantes), elaborar uma paródia ou poesia com cinco estrofes sobre o tema Bullying, fundamentando-se na pesquisa feita.

  • Exposição dos cartazes, apresentação das paródias e socialização das atividades em sala de aula.

  • Análise, debate e reflexão sobre o tema apresentado, mediado pelo professor.

  • Avaliação por meio de autoavaliação descritiva com atribuição de uma nota final, levando em consideação a participação em todo o processo.

10. PROCEDIMENTOS:

ETAPA 1 – Na primeira aula os alunos serão orientados a realizar pesquisas individuais sobre bullying em livros, jornais, revistas e Internet, para tanto poderão utilizar seus celulares. Após a pesquisa, eles trarão os textos para a sala de aula e socializarão com os colegas gerando um debate inicial sobre o assunto e uma reflexão mediada pelo professor.

ETAPA 2 – Na segunda aula, os alunos serão desafiados a criarem histórias sobre o tema bullying. As histórias deverão conter ilustrações recortadas das revistas, elaboração de um cartaz. Em seguida, cada aluno será desafiado a socializar a sua historinha com os colegas (contação de histórias).

ETAPA 3 – Na terceira aula, os alunos serão divididos em equipes com no mínimo 4 e no máximo 5 componentes, e orientados a produzir uma paródia ou poesia contendo cinco estrofes com o tema bullying. Podem tirar ideias para a elaboração da letra da paródia ou poesia nos textos pesquisados e nas histórias que cada um produziu. Também poderão fazer uso do celular em sala de aula para pesquisar diferentes estilos musicais.

ETAPA 4 – Na quarta aula os estudantes serão desafiados a fazer um levantamento estístico entre os colegas de sala para verificar quem já sofreu Bullying ou praticou Bylling. Eles devem elaborar as perguntas e transformar os resultados em gráficos.

ETAPA 5 – Na quarta aula cada equipe socializirá, por meio de uma apresentação, a paródia ou a poesia para os demais colegas em sala de aula.
Após as apresentações o professor poderá estimular a participação de todos por meio do debate e da reflexão sobre o assunto.

ETAPA 6 – Na quarta aula será utilizado o laboratório de informática da escola para fazer o registro e publicação das atividades no blog da UE - Unidade Escolar, e nas redes socias dos estudantes.

ETAPA 7 – Na quinta aula será realizada avaliação por meio de uma autoavaliação descritiva com atribuição de uma nota levando em consideração os seguintes aspectos: Interesse e participação no processo das atividades propostas; Empenho individual; Realização das atividades; Colaboração no trabalho em equipe; Uso e aplicação dos recursos didáticos e das novas tecnologias nas atividades propostas. Justifica-se a autoavaliação como instrumento de avaliação porque:


A autoavaliação pode ser um instrumento que facilita o entender, respeitar e valorizar os diferentes ritmos de aprendizagem, segundo as diferentes características do aluno. Características relativas, por exemplo a: capacidades, estilos de aprendizagem, estratégias cognitivas, experiências e conhecimentos prévios, motivações, atenção, ajuste emocional e social, etc. Esta é uma estratégia para educar com responsabilidade e para aprender a valorizar, criticar e a reflexionar sobre o processo de ensino e aprendizagem individual realizado pelo discente.” (FUNIBER, Online, 2022)


Ainda de acordo com FUNIBER (2022), entre os benefícios da realização de uma verdadeira autoavaliação, destacam-se os seguintes: permite ao aluno ter consciência da sua participação e progresso no processo de ensino e aprendizagem e de sua responsabilidade nas atividades, bem como observar sua motivação. Permite ainda avaliar a aprendizagem, os conteúdos e a metodologia, o autoconhecimento e a compreensão do processo todo. Além de estimular a autonomia e autodireção do estudante.


11. REFERÊNCIAS:


FUNIBER. Modelo das Inteligências Múltiplas. Disponível em: https://www.funiber.org/. Acesso em: 19 de Outubro de 2022.

FUNIBER. Mais sobre a autoavaliação. Disponível em: https://www.funiber.org/. Acesso em: 24 de Outubro de 2022.


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