Atividades de Prevenção da Obesidade - EEB João Colin


Joinville,21 de março de 2012


TEMA TRABALHADO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A OBSESIDADE




Na disciplina de matemática foram trabalhados primeiro a conscientização sobre a obsesidade que já está atingindo grande parte da população mundial.
Os alunos do 3°(1), 3º(2 ) e 3º(3) Trabalharam a estatística de alguns países fazendo a comparação da a taxa dos obesos, foram confeccionados cartazes contendo gráficos e tabelas, os quais fizeram a exposição na escola.
Esses cartazes serviram para conscientizar também os alunos da importância de uma alimentação saudavel e a prática de um esporte, para prevenção de algumas doenças que se pode contrair através da obsidade.

Professora de matemática; Sônia Mara Barboza da Silva


 
Planejamento
Conteúdo: Prevenção da obesidade (tema transversal).
Objetivo: Estudar sobre a obesidade a partir da poiética de alguns artistas.
Objetivo específico: Ler e reler imagens de trabalhos de artistas na qual é possível identificar o tema da obesidade.
Metodologia: A temática foi trabalhada com as turmas de 1ª à 5ª série. E as atividades foram planejadas com ênfase no conteúdo que os estudantes estavam estudando, conforme a tabela a seguir:
SÉRIE
ÊNFASE
ATIVIDADE
Tipos de linhas
Releitura
Cores primárias
Releitura
Cores secundárias (composição)
Releitura
Cores complementares (composição)
Leitura e releitura
Cores complementares (composição)
Leitura e releitura

Os estudantes reuniram-se em grupo de quatro integrantes para realizarem a (s) atividade (s). Contudo, cada estudante realizou a atividade em seu caderno.
Segue algumas perguntas que estimularam os estudantes a observarem, a lerem e a relerem as imagens:
  • O que é uma alimentação saudável?
  • Você pratica alguma atividade física?
  • Você conhece essa imagem?
  • Qual é o título da imagem que você observa?
  • Qual é o nome do autor?
  • O que está acontecendo na imagem?
  • Quais são as características das personagens?
  • Na imagem você identifica as cores primárias? Comente onde você as identifica.
Relação de imagens utilizadas para a leitura e releitura de imagens (vide em anexo:
  • Fernando Botero. O conquistador. 1984.
  • Fernando Botero. Retrato oficial da junta militar. 1971.
  • Fernando Botero. Uma família. 1989.
  • Rochelli Costi. Toalhas – frutas podres. 1996 – 97.
  • Gustavo Rosa. Pelé. 2006.
  • Gustavo Rosa. Doe sangue. (campanha publicitária, 2012).
Recursos e materiais: Sala de aula, quadro, giz, lápis de cor, lápis de escrever, borracha, apontador, caderno de desenho e imagens (material selecionado e preparado pelo educador).
Avalição: Atividade (s) no caderno.
Releitura:
- Representar os tipos de linhas e agregar novos símbolos a imagem.
- Colorir a releitura apenas com as cores primárias.
- Compor as cores secundárias ao colorir a releitura.
- Compor as cores secundárias ao colorir a releitura.

Leitura de imagem;
  • Observação atenta da imagem e escrita coerente com as perguntas do roteiro de leitura.
* ANEXOS:
Gustavo Rosa. Pelé. 2006


Rochelli Costi. Toalhas – frutas podres. 1996 – 97.


Fernando Botero. Um fámilia. 1989


 
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO COLIN
PROJETO: Prevenção da Obesidade
TURMAS: 3° Ano 1, 2, 3 e 4
NÍVEL DE ENSINO: Médio
TURNOS: Matutino e Vespertino
NÚMERO DE ALUNOS: 120 ( 30, 36, 31 e 23)
PROFESSORA: Michelle Dominoni
DISCIPLINA: Biologia
BIMESTRE: 1°
DATA: 17/02/2012, 24/02/2011 e 08/03/2012.

JUSTIFICATIVA

A Biologia influencia diretamente na conduta do indivíduo, pois permite um estudo mais investigativo e detalhado dos seres vivos e dos processos biológicos envolvidos, o que possibilita uma postura mais crítica dos alunos diante de situações reais, desse modo, o estudo da hereditariedade e propensão à obesidade promove a criação de significados ao conhecimento científico ampliando a compreensão sobre a realidade.

CONTEÚDO
Hereditariedade:
- Determinação genética e a obesidade.

OBJETIVOS:
  • Compreender a hereditariedade e a propensão genética;
  • Estudar os principais modos de transmissão das características genéticas;
  • Estabelecer correlação entre ambiente e genética, conhecendo fatores ambientais que modificam a expressão gênica.
  • Identificar mecanismos de prevenção à obesidade.
  • Refletir sobre dietas e sedentarismo.

CRONOGRAMA:
3 aulas

PLANEJAMENTO DAS AULAS:
1ª aula:
Expositiva dialogada: através do texto “ O que significa dizer que uma característica é hereditária” proporcionar aos educandos conhecimentos para a identificação dos mecanismos genéticos responsáveis pela transmissão dos caracteres nas famílias e nas populações.
2ª aula:
- Explorando as ideias do texto com os questionamentos:
1. Analise a frase seguinte: Todos os filhos de um casal de pessoas obesas serão, obrigatoriamente, obesos. A frase lhe parece correta ou incorreta? Explique.
2. Reescreva a frase do item 1, de forma a torná-la correta. Use, na sua resposta, os termos genes, propensão, dieta e sedentarismo.
- Correção da atividade.
3ª Aula:
- Confecção de frutas para as camisetas que serão usadas pelas crianças (representarão a escola no desfile do dia 9 de março de 2012).

CONCLUSÃO E AVALIAÇÃO
A genética abordada no texto envolveu questões biológicas, psicológicas e de saúde pública, o que contribuiu com elementos para que os educandos refletissem sobre a transmissão das características nas famílias e nas populações, com enfoque maior na obesidade.
Os educandos concluíram que a propensão genética à obesidade pode existir nas famílias, porém uma dieta equilibrada e exercícios físicos diários fazem parte de uma vida saudável e consciente.
A Confecção de frutas reforçou a idéia nos educandos da necessidade de comê-las diariamente e estimulou alguns que não comiam determinadas frutas a repensar na possibilidade de experimentar, pois são muitos os benefícios nutricionais oferecidos.
O desfile no dia 9 de março de 2012 com as frutas teve como objetivo conscientizar a comunidade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SANTOS, Fernando Santiago dos & AGUILAR, João Batista Vicentin & OLIVEIRA Maria Martha
Argel de. Ser Protagonista – Biologia Ensino Médio - Volume 3. 1ª ed. São Paulo: SM, 2010.
SILVA Jr, Cesar da & SASSON, Sezar & CALDINI Jr, Nelson. Biologia - Volume 3 . 9ª ed. São
Paulo: Saraiva, 2010.


 
Relatório
Semana de Mobilização da Saúde na Escola
Disciplina: Artes
Professor: Josias de Oliveira (Ensino Médio)
Turmas: 3- 2 e 3- 3
Teatro: G.A – Gordinhos Anônimos
Tema: Prevenção da Obesidade
OBS: O teatro foi apresentado no dia 12/03/12, no pátio coberto. Foram 4 apresentações em etapas por turmas, primeiro turmas do fundamental, séries iniciais e finais , depois as turmas do Primeiro ano do Ensino Médio, depois as do Segundo ano e por último as do Terceiro ano.
O teatro começa com a fala do terapeuta:
Fala do terapeuta (aluno Douglas)
- Estamos iniciando uma de nossas reuniões e eu convido vocês para participarem...Quem gostaria de ser o primeiro?
Fala da aluna Rute:
-Oi meu nome é Maria!
-Eu estou no GA desde que ele começou. Quando eu iniciei eu pesava 90kg, hoje eu peso 60kg. Eu superei a obesidade trocando os fast-foods por arros feijão e muita salada, e as frutas por refrigerantes. Caminho 5km todos os dias, e até hoje não faltei em nenhuma reunião do Grupo. Hoje é meu último dia aqui, gostaria de agradecer o apoio de todos vocês e desejar boa sorte e sucesso!
Fala do terapeuta:
- Espero que todos sigam o exemplo de assiduidade e comprometimento de Maria... Quem gostaria de falar agora?
Fala da aluna Elizabeth:
Oi meu nome é Dani. Pois bem, eu sempre fui uma pessoa muito nervosa e muito ansiosa, e pra passar meu nervosismo e minha ansiedade, eu como muito fast-food, muito doce... Porém, eu acabo adquirindo um peso que me deixa triste, e pra passar a tristeza, eu como novamente... Só que eu percebi que isso estava me fazendo mal e que eu precisava adquirir uma alimentação saudável, por isso resolvi frequentar o G.A. Será que vocês podem me ajudar?
Fala do terapeuta:
-Eu aconselharia você a fazer uma contagem de 0 a 1000 antes de comer, ou trocar a comida por exercícios físicos nesses surtos... Próximo?
Fala da aluna Priscila:
"Meu nome é Priscila. Eu não sou gorda como podem ver, porem já pesei 130kg. Eu comecei um tratamento para perder peso e acabei adquirindo uma doença que poucos conhecem, que é a anorexia. É minha primeira e última vez no grupo. Eu só vim mesmo pra dar um toque a vocês. Tomem cuidado com os tratamentos que fazem, para não acabarem adquirindo algo pior que a obesidade, como eu. Obrigada."
Fala do terapeuta:
-Anorexia, para quem não sabe, é um disturbio onde a pessoa tem uma compulsão de perder peso, e faz qualquer coisa para que esse processo aconteça , seja saudável ou não. Eu aconselho você a ficar conosco mais um tempo... Próximo?
Fala da aluna Jessica Ortiz Pereira:
OI meu nome é Martinélia! Estou aqui, porque realmente estou gordinha.
Também! Da pra ver com essa roupa que me deixa com uns 15 kilos a mais do que eu realmente tenho! Eu juro, mais eu juro mesmo que eu tento eu tento emagrecer, mas toda vez que eu olho pro espelho eu desanimo, é triste mesmo ein, não aguento mais, só eu não sei te dizer se eu sou gorda mesmo ou é a roupa que me deixa obesa, por isso como o dia todo!
Fala da aluna Nicolle Vargas:
- Sabe o que é... desculpem já ir falando... meu nome é Lara. Então eu e a Martinélia temos uma convivência muito próxima, e tudo isso que ela tem agora,acabou passando pra mim. Eu acabo reparando em tudo que eu coloco,todas as roupas que eu coloco mesmo. E isso me deixa estressada, nervosa, anciosa,e ai acabo comendo toda hora em qualquer horário do dia.
Fala do terapeuta:
-Infelizmente Sra. Martinellia, seu problema não são apenas as roupas, nós vamos tratar seus disturbios alimentares , para que tire o peso, nos dois sentidos, de cima de sua amiga Lara...De quem é a vez?
Fala da aluna Ana Carolina:
Oi, meu nome é Luiza. Quando voltei do Canadá, uma amiga me disse que eu tinha um distúrbio alimentar.
Mas... eu não sabia o que era distúrbio alimentar, então ela disse que eu tinha bulimia.
Mas... eu também não sabia o que era bulimia, e ela explicou que era quando uma pessoa come muito e depois força o vômito.
Eu faço isso é verdade, mas quem aqui não faz?!
Isso não é um distúrbio né gente, ou é!?
Fala do terapeuta:
- Sim, podemos te ajudar, você tem um problema, chamado bulimia, onde a pessoa busca emagrecer vomitando ou ingerindo laxantes, o pior é que isso não emagrece realmente e prejudica o sistema digestório, peço que fique conosco Luiza...E agora?
Fala do aluno Adriano Nielsen:
- Bom, meu nome é.... poxa vida como era meu nome mesmo? (Algum tempo de interação com a plateia) Há! Lembrei é Harry! Tá mais isso não vem ao caso. Como ia dizendo, estou aqui porque tenho um problema. Só não lembro qual.... Acho que é com o peso. Deve ser por causa que como muitos pratos... mais espere, comer pratos é meio estranho, pelo fato de serem de porcelana. Mias em fim, meu problema é com o peso, Já tentei fazer alguma dieta. Só não lembro como e quando...
Fala do terapeuta:
-Fica evidente que você tem problemas Harry...vamos iniciar com você anotando tudo o que come, e anote para que não esquece de anotar , vamos tratar seus distúrbios alimentares, mas os de memória não, vou passar para você o número do telefone de um amigo, especialista nisso... Ok!
Fala final do terapeuta (mensagem):
Pessoal! vivemos em uma sociedade exigente que nos “impõe e obriga” de certa forma a entrar em “seus padrões estéticos” para assim sermos aceitos por ela, então, busquem emagrecer por saúde e não para se moldar aos padrões da sociedade, porque quem gosta de você por estética, realmente não gosta de você! Você precisa primeiro gostar de si próprio como você é, ter uma boa autoestima, e procurar hábitos saudáveis para a sua vida!
Encerra-se o teatro como todos saindo para irem comer um sanduíche natural.

 
Profª Cristina Ferronatto

Educação Física

Durante a Semana de Mobilização da Saúde na Escola, com o tema Prevenção da Obesidade, foi trabalhado dentro da disciplina de Ed. Física a questão dos benefícios da atividade física para a saúde e a relação entre consumo e gasto de energia. Os alunos também foram pesados e medidos para fazer o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e relacionar de acordo com a tabela do IMC.
Os alunos também desenvolveram um trabalho com o cálculo do IMC de seus familiares. As turmas que trabalharam o tema na minha disciplina foram 6ª, 7ª, 8ª, 1º1, 1º2, 1°3 e 1º6.

Algumas fotos da semana da saúde e da prevenção da obesidade:

















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