Joinville,21 de março
de 2012
TEMA TRABALHADO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A OBSESIDADE
Na disciplina de
matemática foram trabalhados primeiro a conscientização sobre a
obsesidade que já está atingindo grande parte da população
mundial.
Os alunos do
3°(1), 3º(2 ) e 3º(3) Trabalharam a estatística de alguns países
fazendo a comparação da a taxa dos obesos, foram confeccionados
cartazes contendo gráficos e tabelas, os quais fizeram a exposição
na escola.
Esses cartazes
serviram para conscientizar também os alunos da importância de uma
alimentação saudavel e a prática de um esporte, para prevenção
de algumas doenças que se pode contrair através da obsidade.
Professora de
matemática; Sônia Mara Barboza da Silva
Planejamento
Conteúdo:
Prevenção da obesidade (tema transversal).
Objetivo:
Estudar sobre a obesidade a partir da poiética de alguns artistas.
Objetivo específico:
Ler e reler imagens de trabalhos de artistas na qual é possível
identificar o tema da obesidade.
Metodologia: A
temática foi trabalhada com as turmas de 1ª à 5ª série. E as
atividades foram planejadas com ênfase no conteúdo que os
estudantes estavam estudando, conforme a tabela a seguir:
SÉRIE
|
ÊNFASE
|
ATIVIDADE
|
1ª
|
Tipos de linhas
|
Releitura
|
2ª
|
Cores primárias
|
Releitura
|
3ª
|
Cores secundárias (composição)
|
Releitura
|
4ª
|
Cores complementares (composição)
|
Leitura e releitura
|
5ª
|
Cores complementares (composição)
|
Leitura e releitura
|
Os estudantes
reuniram-se em grupo de quatro integrantes para realizarem a (s)
atividade (s). Contudo, cada estudante realizou a atividade em seu
caderno.
Segue algumas perguntas
que estimularam os estudantes a observarem, a lerem e a relerem as
imagens:
- O que é uma alimentação saudável?
- Você pratica alguma atividade física?
- Você conhece essa imagem?
- Qual é o título da imagem que você observa?
- Qual é o nome do autor?
- O que está acontecendo na imagem?
- Quais são as características das personagens?
- Na imagem você identifica as cores primárias? Comente onde você as identifica.
Relação de imagens
utilizadas para a leitura e releitura de imagens (vide em anexo:
- Fernando Botero. O conquistador. 1984.
- Fernando Botero. Retrato oficial da junta militar. 1971.
- Fernando Botero. Uma família. 1989.
- Rochelli Costi. Toalhas – frutas podres. 1996 – 97.
- Gustavo Rosa. Pelé. 2006.
- Gustavo Rosa. Doe sangue. (campanha publicitária, 2012).
Recursos e
materiais: Sala de aula, quadro, giz, lápis de cor, lápis de
escrever, borracha, apontador, caderno de desenho e imagens (material
selecionado e preparado pelo educador).
Avalição:
Atividade (s) no caderno.
Releitura:
- Representar os tipos
de linhas e agregar novos símbolos a imagem.
- Colorir a releitura
apenas com as cores primárias.
- Compor as cores
secundárias ao colorir a releitura.
- Compor as cores
secundárias ao colorir a releitura.
Leitura de imagem;
- Observação atenta da imagem e escrita coerente com as perguntas do roteiro de leitura.
* ANEXOS:
Gustavo Rosa. Pelé. 2006
Rochelli
Costi. Toalhas – frutas podres. 1996 – 97.
Fernando
Botero. Um fámilia. 1989
ESCOLA DE
EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO COLIN
PROJETO: Prevenção da Obesidade
TURMAS: 3° Ano 1, 2, 3 e 4
NÍVEL DE ENSINO: Médio
PROJETO: Prevenção da Obesidade
TURMAS: 3° Ano 1, 2, 3 e 4
NÍVEL DE ENSINO: Médio
TURNOS:
Matutino e Vespertino
NÚMERO DE ALUNOS: 120 ( 30, 36, 31 e 23)
PROFESSORA: Michelle Dominoni
DISCIPLINA: Biologia
NÚMERO DE ALUNOS: 120 ( 30, 36, 31 e 23)
PROFESSORA: Michelle Dominoni
DISCIPLINA: Biologia
BIMESTRE:
1°
DATA:
17/02/2012, 24/02/2011 e 08/03/2012.
JUSTIFICATIVA
A Biologia influencia
diretamente na conduta do indivíduo, pois permite um estudo mais
investigativo e detalhado dos seres vivos e dos processos biológicos
envolvidos, o que possibilita uma postura mais crítica dos alunos
diante de situações reais, desse modo, o estudo da hereditariedade
e propensão à obesidade promove a criação de significados ao
conhecimento científico ampliando a compreensão sobre a realidade.
CONTEÚDO
Hereditariedade:
-
Determinação genética e a obesidade.
OBJETIVOS:
- Compreender a hereditariedade e a propensão genética;
- Estudar os principais modos de transmissão das características genéticas;
- Estabelecer correlação entre ambiente e genética, conhecendo fatores ambientais que modificam a expressão gênica.
- Identificar mecanismos de prevenção à obesidade.
- Refletir sobre dietas e sedentarismo.
CRONOGRAMA:
3 aulas
PLANEJAMENTO DAS AULAS:
1ª aula:
Expositiva
dialogada: através do texto “ O que significa dizer que uma
característica é hereditária” proporcionar
aos educandos conhecimentos para a identificação dos mecanismos
genéticos responsáveis pela transmissão dos caracteres nas
famílias e nas populações.
2ª
aula:
-
Explorando as ideias do texto com os questionamentos:
1. Analise a frase seguinte: Todos os filhos de um casal de pessoas
obesas serão, obrigatoriamente, obesos. A frase lhe parece correta
ou incorreta? Explique.
2. Reescreva a frase do item 1, de forma a torná-la correta. Use,
na sua resposta, os termos genes, propensão, dieta e sedentarismo.
- Correção
da atividade.
3ª Aula:
-
Confecção de frutas para as camisetas que serão usadas pelas
crianças (representarão a escola no desfile do dia 9 de março de
2012).
CONCLUSÃO
E AVALIAÇÃO
A
genética abordada no texto envolveu questões biológicas,
psicológicas e de saúde pública, o que contribuiu com elementos
para que os educandos refletissem sobre a transmissão
das características nas famílias e nas populações, com enfoque
maior na obesidade.
Os educandos concluíram que a propensão
genética à obesidade pode existir nas famílias, porém uma dieta
equilibrada e exercícios físicos diários fazem parte de uma vida
saudável e consciente.
A Confecção de frutas reforçou a idéia nos educandos da
necessidade de comê-las diariamente e estimulou alguns que não
comiam determinadas frutas a repensar na possibilidade de
experimentar, pois são muitos os benefícios nutricionais
oferecidos.
O desfile no dia 9 de março de 2012 com as frutas teve como
objetivo conscientizar a comunidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SANTOS, Fernando Santiago dos & AGUILAR, João
Batista Vicentin & OLIVEIRA Maria Martha
Argel de. Ser
Protagonista – Biologia Ensino Médio -
Volume 3. 1ª ed. São Paulo: SM, 2010.
SILVA Jr, Cesar da & SASSON, Sezar & CALDINI Jr, Nelson.
Biologia -
Volume 3 . 9ª ed.
São
Paulo: Saraiva, 2010.
Relatório
Semana
de Mobilização da Saúde na Escola
Disciplina:
Artes
Professor:
Josias de Oliveira (Ensino Médio)
Turmas: 3- 2 e 3- 3
Teatro:
G.A – Gordinhos Anônimos
Tema:
Prevenção da Obesidade
OBS: O
teatro foi apresentado no dia 12/03/12, no pátio coberto. Foram 4
apresentações em etapas por turmas, primeiro turmas do fundamental,
séries iniciais e finais , depois as turmas do Primeiro ano do
Ensino Médio, depois as do Segundo ano e por último as do Terceiro
ano.
O
teatro começa com a fala do terapeuta:
Fala do
terapeuta (aluno Douglas)
-
Estamos iniciando uma de nossas reuniões e eu convido vocês para
participarem...Quem gostaria de ser o primeiro?
Fala da
aluna Rute:
-Oi meu
nome é Maria!
-Eu estou
no GA desde que ele começou. Quando eu iniciei eu pesava 90kg, hoje
eu peso 60kg. Eu superei a obesidade trocando os fast-foods por arros
feijão e muita salada, e as frutas por refrigerantes. Caminho 5km
todos os dias, e até hoje não faltei em nenhuma reunião do Grupo.
Hoje é meu último dia aqui, gostaria de agradecer o apoio de todos
vocês e desejar boa sorte e sucesso!
Fala do
terapeuta:
-
Espero que todos sigam o exemplo de assiduidade e comprometimento de
Maria... Quem gostaria de falar agora?
Fala da
aluna Elizabeth:
Oi
meu nome é Dani. Pois bem, eu sempre fui uma pessoa muito nervosa e
muito ansiosa, e pra passar meu nervosismo e minha ansiedade, eu
como muito fast-food, muito doce... Porém, eu acabo adquirindo um
peso que me deixa triste, e pra passar a tristeza, eu como
novamente... Só que eu percebi que isso estava me fazendo mal e que
eu precisava adquirir uma alimentação saudável, por isso resolvi
frequentar o G.A. Será que vocês podem me ajudar?
Fala do
terapeuta:
-Eu
aconselharia você a fazer uma contagem de 0 a 1000 antes de comer,
ou trocar a comida por exercícios físicos nesses surtos... Próximo?
Fala da
aluna Priscila:
"Meu
nome é Priscila. Eu não sou gorda como podem ver, porem já pesei
130kg. Eu comecei um tratamento para perder peso e acabei adquirindo
uma doença que poucos conhecem, que é a anorexia. É minha primeira
e última vez no grupo. Eu só vim mesmo pra dar um toque a vocês.
Tomem cuidado com os tratamentos que fazem, para não acabarem
adquirindo algo pior que a obesidade, como eu. Obrigada."
Fala do
terapeuta:
-Anorexia,
para quem não sabe, é um disturbio onde a pessoa tem uma compulsão
de perder peso, e faz qualquer coisa para que esse processo aconteça
, seja saudável ou não. Eu aconselho você a ficar conosco mais um
tempo... Próximo?
Fala da
aluna Jessica Ortiz Pereira:
OI meu
nome é Martinélia! Estou aqui, porque realmente estou gordinha.
Também!
Da pra ver com essa roupa que me deixa com uns 15 kilos a mais do que
eu realmente tenho! Eu juro, mais eu juro mesmo que eu tento eu tento
emagrecer, mas toda vez que eu olho pro espelho eu desanimo, é
triste mesmo ein, não aguento mais, só eu não sei te dizer se eu
sou gorda mesmo ou é a roupa que me deixa obesa, por isso como o dia
todo!
Fala da
aluna Nicolle Vargas:
- Sabe o
que é... desculpem já ir falando... meu nome é Lara. Então eu e a
Martinélia temos uma convivência muito próxima, e tudo isso que
ela tem agora,acabou passando pra mim. Eu acabo reparando em tudo que
eu coloco,todas as roupas que eu coloco mesmo. E isso me deixa
estressada, nervosa, anciosa,e ai acabo comendo toda hora em qualquer
horário do dia.
Fala do
terapeuta:
-Infelizmente
Sra. Martinellia, seu problema não são apenas as roupas, nós vamos
tratar seus disturbios alimentares , para que tire o peso, nos dois
sentidos, de cima de sua amiga Lara...De quem é a vez?
Fala da
aluna Ana Carolina:
Oi, meu
nome é Luiza. Quando voltei do Canadá, uma amiga me disse que eu
tinha um distúrbio alimentar.
Mas... eu
não sabia o que era distúrbio alimentar, então ela disse que eu
tinha bulimia.
Mas... eu
também não sabia o que era bulimia, e ela explicou que era quando
uma pessoa come muito e depois força o vômito.
Eu faço
isso é verdade, mas quem aqui não faz?!
Isso
não é um distúrbio né gente, ou é!?
Fala do
terapeuta:
- Sim,
podemos te ajudar, você tem um problema, chamado bulimia, onde a
pessoa busca emagrecer vomitando ou ingerindo laxantes, o pior é que
isso não emagrece realmente e prejudica o sistema digestório, peço
que fique conosco Luiza...E agora?
Fala do
aluno Adriano Nielsen:
- Bom, meu
nome é.... poxa vida como era meu nome mesmo? (Algum tempo de
interação com a plateia) Há! Lembrei é Harry! Tá mais isso não
vem ao caso. Como ia dizendo, estou aqui porque tenho um problema. Só
não lembro qual.... Acho que é com o peso. Deve ser por causa que
como muitos pratos... mais espere, comer pratos é meio estranho,
pelo fato de serem de porcelana. Mias em fim, meu problema é com o
peso, Já tentei fazer alguma dieta. Só não lembro como e quando...
Fala do
terapeuta:
-Fica
evidente que você tem problemas Harry...vamos iniciar com você
anotando tudo o que come, e anote para que não esquece de anotar ,
vamos tratar seus distúrbios alimentares, mas os de memória não,
vou passar para você o número do telefone de um amigo,
especialista nisso... Ok!
Fala
final do terapeuta (mensagem):
Pessoal!
vivemos em uma sociedade exigente que nos “impõe e obriga” de
certa forma a entrar em “seus padrões estéticos” para assim
sermos aceitos por ela, então, busquem emagrecer por saúde e não
para se moldar aos padrões da sociedade, porque quem gosta de você
por estética, realmente não gosta de você! Você precisa primeiro
gostar de si próprio como você é, ter uma boa autoestima, e
procurar hábitos saudáveis para a sua vida!
Encerra-se
o teatro como todos saindo para irem comer um sanduíche natural.
Profª Cristina
Ferronatto
Educação Física
Durante
a Semana de Mobilização da Saúde na Escola, com o tema Prevenção
da Obesidade, foi trabalhado dentro da disciplina de Ed. Física a
questão dos benefícios da atividade física para a saúde e a
relação entre consumo e gasto de energia. Os alunos também foram
pesados e medidos para fazer o cálculo do IMC (Índice de Massa
Corporal) e relacionar de acordo com a tabela do IMC.
Os
alunos também desenvolveram um trabalho com o cálculo do IMC de
seus familiares. As turmas que trabalharam o tema na minha disciplina
foram 6ª, 7ª, 8ª, 1º1, 1º2, 1°3 e 1º6.
Algumas fotos da semana da saúde e da prevenção da obesidade:
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