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05 dezembro 2007

Atividade: EEB Georg Keller

RELATÓRIO DO PROJETO
SEXUALIDADE NA ESCOLA

A sexualidade é inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até a morte. Relacionar-se com o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade. Engloba as relações de gênero, respeito a si mesmo e ao outro e á diversidade de crenças, valores e expressões culturais existentes numa sociedade pluralista.
O desconhecimento e dúvidas sobre a sexualidade tornam-se uma incógnita em nossa vida. Pois o ser humano está sempre em busca do prazer. Mesmo quando está saboreando uma comida deliciosa, vendo uma bela paisagem, enfim: prazer é a sensação de bem-estar, é se sentir feliz. Nosso corpo também é uma grande fonte de prazer. E esse prazer tende a aumentar à medida que conhecemos melhor nosso corpo. No entanto, muitos passam à vida inteira convivendo com ele sem percebê-lo integralmente, sem tocá-lo.
Devido que a Educação sexual tem sido sistematicamente barrada por forças reacionárias, forças que acham que o papel é de família ou entende que a educação sexual se restrinja a informações de fisiologia e anatomia do corpo e mecanismo de reprodução. Porém sexo vai além do que isso. Sexo é prazer, sexo é desejo, e também proibição, perigo erro e culpa. E esta questão sexual fica sempre no limite entre o desejo e a repressão e assim o sexo fica num discurso dito pelo não dito. Inclui a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (AIDS), da gravidez indesejada na adolescência entre outras questões polêmicas.
A discussão sobre a inclusão da sexualidade no currículo das unidades escolares vem se intensificando desde a década de 70, provavelmente em função das mudanças comportamentais dos jovens juntamente com os movimentos sociais que se propunham na abertura política, repensar o papel da escola e um dos conteúdos por ela trabalhados.
As manifestações da sexualidade afloram em todas as faixas etárias. Ignorar, ocultar ou reprimir são respostas habituais dadas por profissionais da escola, baseados na idéia de que sexualidade é assunto para ser lidado apenas na família. Por outro lado a mídia, nas suas múltiplas manifestações, e com muita, força assume relevante papel, ajudando amoldar visões e comportamentos. Ela veicula imagens eróticas, que estimulam crianças e adolescentes, incrementando a ansiedade e alimentando fantasias sexuais. Também informa, veicula campanhas educativas, que nem sempre são dirigidas e adequadas a esse público. Os adolescentes testam, questionam e tomam como referência a percepção que têm da sexualidade de seus professores, por vezes desenvolvendo fantasias, em busca de seus próprios parâmetros.
Todas essas questões são expressas pelos alunos na unidade escolar. Cabe a ela desenvolver ações críticas, refletivas e educativas.
A escola, sendo capaz de incluir a discussão da sexualidade no seu Projeto Político Pedagógico, está se habilitando a interagir com os jovens a partir da linguagem e do foco de interesse que marca essa etapa de suas vidas e que é tão importante para a construção de sua identidade.
A comunicação entre educadores e adolescentes tenderá a se estabelecer com mais facilidade, colocando para que todo o trabalho pedagógico flua melhor.
E instituição escolar deve demonstrar que no ser humano ocorre fenômeno diferente, pois ele possui consciência, isto é significa escolha do parceiro sexual, no caso da nossa espécie, não é feita instintamente, mas tem um componente racional que avalia a escolha. Pouca coisa resta no homem de caráter instintivo, e a escolha sexual é feita mais pelo prazer que ela nos dá individualmente do que pela pressão da necessidade de reproduzir a espécie. Isso significa dizer que o prazer passa a ser o dado fundamental para a sexualidade humana.
Toda relação afetiva, seja de amor ou amizade, no ponto de vista da Psicanálise é um investimento de energia sexual.


OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho de importância da saúde sexual e reprodutivo e os cuidados necessários para promovê-la em cada indivíduo. O conhecimento do corpo e de seu funcionamento propicia maior conscientização da importância da saúde e da necessidade de ações não só curativas, mas também preventivas. E também discutir os impulsos do desejo vividos no corpo e esclarecere-los aos jovens dimensionando-os adequadamente, compreendendo seu caráter e sua relação com possíveis escolhas racionais. Para dissenimar o crescimento intelectual decorrente da informação, que demonstre ao jovem a variabilidade de comportamentos e valores, que esclareça a sexualidade, é essencial para auto-aceitação sem temores e angustias.

ESPECIFICO:

Despertar a importância da valorização do seu corpo.

Oportunizar este trabalho como um componente transversal na unidade escolar baseando não somente o foco de educador e educando mas aproximar a família neste projeto no qual proporcionara também conhecimento de como se manifestar diante (des) conhecido.

Apreciar os valores ate então fúteis ao ser humano, demonstrando uma perspectiva de vida de auto - aceitação sem temores e angustias.

Desenvolver a consciência de que cada um é responsável pelo seu desenvolvimento intelectual, social e sexual;

Enfatizar de maneira que a família e um processo social seriam e relevante ao mundo atual.

Desenvolver o espírito de trabalho diversificado sem demagogia.

Discutir o controle da reprodução muito outra questões que atormentam os jovens: homossexualismo, orgasmo, aborto, métodos contraceptivos, masturbação, enfim tudo que diz respeito á nossa sexualidade é algo (des) conhecido e produtor de ansiedade para a maioria dos jovens.

Diferenciar sexo e sexualidade.

METODOLOGIA:

Possibilitando uma integração Da disciplina de ciências com as sétimas séries e trabalhar no referido Projeto com:

VALORES – SER – MUDANÇAS COMPORTAMENTAL / CORPORAL –
MITOLOGIA – QUANDO É A HORA CERTA ? MENINO X MENINA – SENSO COMUM –
HISTORICO DA SEXUALIDADE
PRAZER QUE É ? DIFERENTES FORMAS DE PRAZER.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DOS ÓRGAOS REPRODUTORES HUMANOS
PUBERDADE – DIFERENÇAS HORMONAIS
NAMORO:QUAL A FORMULA IDEAL ?
METÓDOS ANTICONCEPTIVEIS –
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS –CURA ATÉ ONDE?
PROMISGUIDADE
GRAVIDEZ PRECOCE – E AGORA PAPAI E MAMÃE ?
PESQUISA DA ESTRUTURA FAMILIAR - PLANEJAMENTO
HOMOSSEXUALISMO X HETEROSSEXUALISMO
MAQUETE SOBRE COMO É A ESTRUTURA DOS ORGÃOS MASCULINOS E FEMININOS
SEMINÁRIOS COM TEMAS ACIMA CITADOS.

PERIODO DE REALIZAÇÃO:
Durante o segundo bimestre do ano letivo de 2007, com as turmas:701,702,703 e 704 da Unidade Escolar Georg Keller, no turnos matutino e vespertino.














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