E.E.B. ANNES GUALBERTO

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ENGENHEIRO ANNES GUALBERTO
R GUAÍRA Nº129 - BAIRRO IRIRIU - FONE: (047)34371917
89.227-447 – JOINVILLE –.SC.


“PROJETO PREVENTIVO COM PAZ”

Ass. Técnica Pedagógica: Nilce Lourdes dos Anjos Nehls


JOINVILLE SC
2005

...”Nenhuma Lei, nenhum método ou técnica, nenhum recurso logístico, nenhum dispositivo político-institucional pode substituir o frescor e o imediatismo da presença solidária, aberta e construtiva do educador diante do educando. (Costa 1999 pg.57)

O QUE PLANEJAR?
”Projeto Preventivo com Paz”


PARA QUEM PLANEJAR?
Educando/Educador/Comunidade


POR QUE PLANEJAR?
Para expor assuntos relativos a substâncias psicoativas (SPAS), doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, que resultam muitas vezes em violência nas Instituições Educacionais no Estado.


JUSTIFICATIVA
Devido ao alto índice de crianças desrespeitadas em seus próprios lares, pré-adolescentes e jovens dependentes químicos, alheios as verdadeiras conseqüências no seu desenvolvimento biopsicosocial


PARA QUE PLANEJAR?
Para contribuir contra a violência, as tristes seqüelas, e tentar amenizar os problemas de ordem afetiva, emocional ou “educacional” nos adolescentes que buscam nas drogas, soluçőes para seus “supostos” problemas , pois educar é também cuidar, e estando melhor orientados correm menos riscos, obtendo respostas para suas curiosidades tão próprias da idade.


QUANDO PLANEJAR?
De imediato a capacitaçőes recebidas pela Secretária de Estado e Educação ,Ciência e Tecnologia, para enquadramento no Plano Político Pedagógico da Instituição Escolar.


MÉTODOLOGIA
Especialistas que trabalharão em parcerias com a GECCT nas diversas áreas ministrarão palestras na Instituição, com temas como: violência, exploração sexual infanto juvenil, drogas ilícitas, alcoolismo, tabagismo, etc. que subsidiarão na interdisciplinaridade, os educadores.
Educadores explorando temas preventivos.
Oficinas pedagógicas relativas aos temas.
Exposiçăo de atividades em estabelecimentos na comunidade,


RECURSOS HUMANOS
Coordenador Geral
Coordenador Técnico
04 Professores, dois do Ens Fund. de 1ª a 4ª série e dois de 5ª a 8ª.
02 Participantes, um. do Conselho Deliberativo e outro do Clube de mães
01 Professor do Ensino Médio
02 Alunos do Ensino Médio


RECURSOS MATERIAIS
Cartolinas, papel craft, tinta guache, cola colorida, pincel, purpurina folha sulfite,


RECURSOS FINANCEIROS
Conforme NF(s.) nºs.....


REFERÊNCIAS:
SCHEMES, Jorge - Apostila ‘Projeto de Capacitaçăo do Núcleo de Educação e Prevençăo – NEP. Joinville SC. 2005.

ATIVIDADES REALIZADAS:



CRONOGRAMA

ATIVIDADES

. Exposto Projeto de Capacitaçăo do NEP na Instituiçăo Escolar
. Parada em frente da Instituiçăo: CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA DROGAS – educandos de 5ª a 8ª série
. Exposição do “Projeto Preventivo com Paz” na comunidade
. Caminhada pela Paz – educandos da 4ª série
. Reuniăo Pedagógica – Solicitado ao quadro docente a participaçăo dos componentes para e realizaçăo do ‘Projeto Preventivo com ´Paz”"
. Total de horas/atividades

ATIVIDADE: Exposição do Projeto
TEMA: Capacitação do NEP
DATA 14/09/05 – carga horária – 30 minutos


Apresentamos ao quadro administrativo a apostila do projeto, e explanamos os conteúdos, temas das capacitaçőes ocorridas em 12 e 13/09/05; relacionadas conforme a pagina 6 (seis) da apostila, informando as alterações: foram substituídas em 12/09 a palestrante Marlene Oliveira pela Dra. Maria Julia, com o tema Tabagismo e em 13/-09 a palestrante Regiane Slomp pela assistente social Ana Beatriz, com o tema Atuação do Conselho Tutelar.
Os conteúdos e as dinâmicas apresentadas pelos ministrantes foram de muitíssimo aproveitamento, houve integração, entre ministrantes e os participantes do curso.


ATIVIDADE: Parada em frente a Instituicão
TEMA: Conscientização Contra Drogas
DATA: 21/09/05 - carga horária - Uma hora


Os educandos e educadores, com cartazes demonstrativos ficaram nas laterais da rua, em seguida fizeram uma pequena paralização para distribuírem aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres mensagens de alertas contra drogas. Auxiliado pelos guardas de trânsito, obtivemos a compreensão dos motoristas, e muitos elogios pela manifestação da nossa Instituição.


ATIVIDADE: Apresentação na Comunidade
TEMA: Prevenção Contra as Drogas
DATA: 25/09/05 - Carga Horária – 30 Minutos


Numa Celebração Eucarística das 19:00h no Dia do Senhor, na Igreja São Sebastião, em frente a nossa Instituição, apresentamos o “Projeto de Prevenção ao Educando”, fomos muito bem acolhidos pelo Pároco Jorginho, pela comunidade em geral, que nos disponibilizaram este Espaço Sagrado para outros eventos em favor dos valores humanos. Com bênçãos e elogios, nossos educandos, educadores e demais funcionários, foram mais uma vez integrados com a comunidade local.


ATIVIDADE: Caminhada pela Paz
TEMA: A Paz Sim, Violência Não!
DATA: 02/10/05 – Carga Horária - 6 H.


Os educandos das 4ª séries 1;2 e 3 do ensino fundamental, educadoras, diretora adjunta e assistente técnica pedagógica, se reuniram as 13:00h de domingo na Instituição, de onde em ônibus locado dirigiram-se, com crachás e bandeirinhas, à Praça Nereu Ramos, onde iniciou-se um evento multidisciplinar ecumênico pela PA.Z. Teve a participação de Instituiçőes de Ensino Estaduais, Municipais, Particulares e Oligarquias Religiosas, com Celebraçăo Ecumênica presidida por Pastores e nosso Bispo Dom Orlando Brandes, tendo a presença de muitos padres da Comarca de Joinville. Após a celebração percorremos pela rua do Príncipe em caminhada até a Catedral Săo Francisco Xavier onde o Pe. Adalberto cantou com a Assembléia a “ Oração da Paz de São Francisco de Assis”, finalizando o evento. Retornamos para a Instituiçăo Escolar, cantando, e ao chegarmos havia um grande numero de pais ou responsáveis aguardando as crianças. Foi um evento muito feliz..


ATIVIDADE: Reunião Pedagógica
TEMA: Calendário Escolar – 4° Bim /2005 e Atividades para o ano/ 2006.
Data; 26/10/05 = Carga Horária - 03h30m.


A diretora da instituição conduziu a reunião, com assuntos pertinentes diversos.
Para a implementação do Projeto de Prevençăo do NEP , ficou assim distribuído o nome dos componentes: Karla Koerner Abumanssur, Nilce Lourdes dos Anjos Nehls, Elizia Fernandes, Terezinha Aparecida de Borba, Salete Moser Florentino, Rosemari Stakonski Moretto, Sidney Pagani, Marlene de Godoy Sombrio, Célia Regina Fanezzi Stoll e Eloísa Cristina Cataneo.
As atividades a serem desenvolvidas no decorrer do ano letivo, serâo mensais, algumas conforme datas comemorativas, todas porém seguindo a metodologia do Projeto de capacitação, em parceria com as Instituiçőes habilitadas pela GEECT, conforme paginas 7 e 8 da apostila, ou outras, devidamente autorizadas.

CONCLUSÃO


Por observaçőes do antes (Preventivas), do durante (Formativas), e do depois (Somativas) nossos olhares voltaram-se para o ANTES, estão voltados para os DURANTES e para os DEPOIS, ou seja para trás, para os lados e para a frente.


...”Num tempo em que a aparência vale mais do que a essência e a competição impera nos relacionamentos, é imprescindível falar com nossas crianças de companheirismo, amizade e amor”. (Chalita –2003)


BIBLIOGRAFIAS

CHALITA, Gabriel,’ Pedagogia do Amor’ São Paulo Gente – SP. 2003.
COSTA, Antonio C. G. Presença da Pedagogia,- Săo Paulo – Global – SP. 1999.
CONIC .’Manual da Campanha da Fraternidade-2005 –Ecumênica’ Mooca –Salesiana, SP.2005.
SCHEMES, Jorge - Apostila ‘Projeto de Capacitação do Núcleo de Educação e Prevenção – NEP. Joinville SC. 2005.
VERONESE,Josiane R P.’Infância e Adolescência, O Conflito com a Lei”. Florianópolis Fundação Boiteux. SC, 2001.

Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?