Relatório: EEB Osvaldo Aranha

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “OSVALDO ARANHA”
Rua: Lindóia, nº 103 – Glória - CEP: 89216-300 - Fone (047) 3453-1940
E-mail – eebosvaldoaranha@sed.sc.gov.br


RELATÓRIO – NEPRE
Fevereiro a Agosto/2008

MURAIS
São utilizados murais e cartazes contendo informações gerais: prevenção contra doenças/educação sexual e folder de campanhas de saúde pública.
Os murais são atualizados periodicamente pelos alunos e assistente técnico, e ficam a vista de todos.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
O processo de interação humana está presente em toda a organização e é o que mais influencia no rumo das atividades e nos seus resultados atualmente. Este fato, porém, não foi ainda devidamente reconhecido e avaliado. Por isso mesmo, sucedem-se surpresas, frustrações, eventos inesperados que trazem desconforto, perplexidade e insegurança as pessoas.
Quatro acadêmicos do curso de Psicologia da Associação Catarinense de Ensino desenvolvem um projeto de 4ª a 8ª Série do Ensino Fundamental que tem por objetivo prevenir traumas psicológicos causados por uma má interação entre os membros da comunidade escolar.
Na primeira etapa de desenvolvimento do projeto os acadêmicos fizeram um diagnostico das classes observando nas aulas os relacionamentos interpessoais.
Posteriormente, distribuíram em todas as turmas um questionário escrito sobre várias questões relacionadas com a escola e relevantes aos objetivos do projeto.
Em reunião com os professores e a equipe pedagógica os pesquisadores e sua coordenação fizeram uma devolutiva, através de gráficos, sobre o resultado do questionário, o qual foi discutido por todos.
Há também o acompanhamento para diagnosticar possíveis problemas de ordem psicológica e emocional, após a consulta, os alunos são encaminhados para o tratamento individual feito pelos acadêmicos.
Esse trabalho conta com o apoio da faculdade, dos acadêmicos, da escola, dos alunos e dos pais.
Os acadêmicos desenvolverão este projeto até o final do 4º bimestre de 2008.

DATA: 1o E 2o BIMESTRE
PROJETO: RECICLAGEM – PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA: DANIELA
Os alunos e funcionários da Escola arrecadam latinhas, não amassadas, que são usadas pela empresa Ana Alumínios como matéria prima de obras artesanais. A empresa reverte o valar das latinhas em materiais esportivos para escola.
Este projeto mostrou aos alunos a importância da prevenção e preservação do meio ambiente, a criatividade de criar objetos através de materiais que iriam para o lixo.

DATA: MARÇO/JULHO
TEMA: CORRA QUE A POLÍCIA VEM AI – COMPORTAMENTO, CARÁTER, QUESTÕES DE SEGURANÇA, DIREITOS E DEVERES.
PALESTRANTE: SOLDADO ROLF WOLFGANG HENDL – POL. MILITAR
TURMAS: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
A Diretora Angelice fez a abertura e apresentação do palestrante aos alunos. Falou sobre a importância da disciplina e da boa convivência em sociedade.
O soldado Rolf é Policial Comunitário e falou sobre sua atuação nas escolas e comunidades, seu objetivo é conscientizar crianças, adolescentes, pais e professores dos seus direitos e deveres legais. Para explicar, ele usou didaticamente uma fórmula: Os Quatros Efes.
- Família – reflete na escola
- Família – busca da responsabilidade
- Família – apreciação do que é positivo.
- Família – forma o caráter e a personalidade
Ele falou dos sonhos de cada um e da forma correta de realizá-los. Honestidade, sinceridade, senso de justiça, zelo, respeito e responsabilidade: o caminho para realização dos sonhos e da felicidade.
Força – força de vontade nos estudos, na vida, no trabalho, nas amizades.
Fé – auto valorizar-se,
- Acreditar em si, cuidar com o que diz e com que faz.
- Respeitar a família, os professores os colegas e as instituições.
- Ter princípios, ética e palavra.
Olhar no espelho e se ver
Felicidade - Ter prazer em tudo o que faz e vive
- Saber escolher suas amizades e namoros
- Cada um tem a sua missão
O soldado citou exemplos de famílias desestruturadas e jovens que se envolvem com as drogas e o crime: o caso Suzane Von Richthofen e crianças abandonadas que se prostituem e se drogam, falou do direito de ir e vir – desde que não esteja causando danos à sociedade, da falta de respeito às pessoas, as instituições, ao patrimônio público e privado, do relacionamento na escola: linguagem inadequada, má-educação, indisciplina, brincadeiras estúpidas, violência, falta de sinceridade, o fato de: não pedir desculpas, licença, por favor, e não agradecer - citou duas personalidades: Jesus Cristo e Gandhi e orientou sobre Estatuto da Criança e do Adolescente - suas normas, direitos e principalmente deveres e formas de punição via judicial.

DATA: 2o BIMESTRE
TURMA: 5ª SÉRIE - ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: INGLÊS PROFESSORA: VANESSA
Prevenir as doenças através da alimentação!
A orientação sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada, que envolve quantidade e tipos de alimentos muitas vezes se torna difícil e impraticável para a maioria das pessoas.
Por causa disso, estudos, principalmente norte-americanos, foram desenvolvidos para encontrar a melhor maneira de informar a população sobre como deve ser composta a sua alimentação.
O consumo variado de alimentos, a ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, o maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. A prática de exercícios físicos é recomendada visando à perda ou manutenção do peso adequado como também, a prevenção de doenças entre elas, as cardiovasculares, diabete, hipertensão e osteoporose.
No mês de maio foi realizado com os alunos um trabalho de diferenciação entre “healthy food” (comida saudável) e “junk food” (besteiras). Depois de fazer as atividades sobre esses vocabulários, foram elaborados cartazes, por equipes, com alimentos saudáveis e não saudáveis. Os alunos trouxeram embalagens e/ou desenharam os alimentos no cartaz e escreveram seus nomes em inglês.
O trabalho propõe mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes de seus alimentos habituais, de forma prática e flexível, contudo, saudável.

PROERD – PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS
O programa educacional de resistência contra as drogas – PROERD – é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education – D.A.R.E. , surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e conta hoje com 03 cursos: Proerd para 4ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e curso PROERD para os Pais.
O programa Possui como material didático o “livro do Estudante”, “Livro dos Pais” e o “manual do Instrutor” auxiliando os respectivos cursandos e os policiais Proerd no desenvolvimento das lições.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre os estudantes a reconhecerem as pressões e a influencia diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistência a elas.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela polícia militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.
Em nossa Unidade Escolar o programa foi desenvolvido no Ensino Fundamental, com os alunos da 4ª Série, acompanhados da Prof. Raquel e com os alunos da 6ª Série, acompanhados da Prof. Márcia. Foram 10 semanas de orientação, onde os cursistas aprenderam como as drogas podem tornar as pessoas violentas e, o que é ruim pra todos. Também aprenderam a reconhecer as pressões que poderão lhe influenciar ao experimento das drogas, tais como: cigarro, maconha, bebida alcoólicas, inalantes, entre outras. A estratégia é a resistência contra elas.
O Policial responsável pelo curso foi o Soldado Sérgio Luis Sabino.
Por intermédio dos conhecimentos adquiridos no PROERD os alunos poderão ajudar seus amigos a reconhecer os perigos que as drogas causam.
A participação dos seus pais ou responsável é fator importante para o PROERD.
Ao final do programa os cursistas participaram de uma formatura com mensagens positivas, encenadas e cantadas. Nessa ocasião receberam o diploma PROERD.
Critérios para receber o certificado:
-preencher corretamente o livro do estudante;
-freqüentar ás aulas (máximo 2 faltas);
-comportar-se bem durante as aulas, respeitando os combinados PROERD;
-escrever uma redação para a formatura, mostrando os novos conhecimentos para os outros estudantes;
-manter-se longe das drogas;
A cerimônia de formatura dos alunos da 4ª Série foi realizada no dia 04/07/08 no Centreventos Cau Hansen. O evento contou com a participação dos alunos, policiais, professores e direção das escolas, envolvidos no programa, bem como, as pessoas convidadas: autoridades, pais e outros.
A cerimônia para formatura dos alunos da 6ª Série foi realizada no dia 11/07/08 em nossa Escola, com a participação de: membros da APP, a professora regente da turma, quatro policiais da equipe responsável pelo PROERD, a direção da escola e os alunos formandos.
Atividades relacionadas ao Meio Ambiente
Professora: Daniela B.Velo Turma: 5ª Série:
Projeto água na escola:
O projeto é desenvolvido de março a outubro. Os alunos recebem periodicamente revistas em quadrinhos sobre o tema. Os professores utilizam as mesmas em suas disciplinas.
Objetivo: Conscientizar sobre a importância da água e fazer seu uso racional.
Atividade já realizada este ano:
-Redação: “ Como estará a natureza daqui a 70 anos”.
-Desenho sobre o tema “água”.
-Confecção de uma caixa ou envelope para guardar as revistas.
-Cartazes para exposição sobre o tema “água”.
-Gincana comemorativa?
-Leitura das revistas já recebidas.
Matemática: Prof. Marcelo Sestrem
Objetivo: Conscientizar sobre a importância da água e fazer seu uso racional.
-O conteúdo Medidas de capacidade foi introduzido englobando o tema Uso racional da água através de exercícios e dinâmicas. Entre as atividades propostas foi solicitado que os alunos trouxessem contas de água, as quais foram interpretadas e analisadas. Foram apresentadas sugestões de como economizar água, mostrando que o resultado será economia financeira e o meio ambiente preservado.
Artes: Professora Rosemari
Trabalhos realizados com as turmas de 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª séries.
Foram discutidos em todas as os temas referentes a Ecologia e a Reciclagem, através de textos e trabalhos apresentados pelos alunos. A conscientização para os cuidados que são necessários para preservação do meio ambiente como questão de sobrevivência humana.
4ª série - Foi solicitado para que cada aluno trouxesse de casa uma garrafa pet,. tesoura, cola e tinta para a execução de trabalhos sobre o tema “O que fazer para ter um mundo melhor, sem poluição”.
Com base no tema foram trabalhadas com as garrafas pet., confeccionando várias tartarugas, que foram coloridas (pintadas) conforme a imaginação e criatividade de cada aluno, no final foi elaborado um painel simbolizando o mar onde as tartarugas pudessem desovar livres da poluição. Se não cuidarmos, logo elas chegarão a um mar poluído.
5ª e 6ª série - Os trabalhos foram feitos utilizando vários textos relacionados a ecologia, documentários com relação ao tema, os mesmos foram debatidos com os alunos. Em seguida cada equipe escolheu seu título, e realizaram os seus trabalhos, em cartolina ou no caderno, com relação à natureza e fizeram as apresentações aos colegas. 7ª série - Foi pedido para os alunos pesquisarem sobre o assunto ecologia e trazerem para a sala de aula, a pesquisa pronta. Com os temas da pesquisa os alunos realizaram trabalhos em cartazes que foram expostos na sala de aula.
8ª série - A pesquisa sobre o assunto ecologia, foi apresentada pelos alunos através de maquetes, feita de materiais recicláveis, cada equipe escolheu o seu tema dentro da proposta do trabalho.

A MÁGICA MOSTRANDO O RESPEITO AOS COLEGAS, O RESPEITO A NATUREZA E O PERIGO DAS DROGAS.
TODAS AS TURMAS DA ESCOLA
O Mágico Sandro introduziu através de mágicas mensagens conscientizando os alunos sobre a importância do respeito aos colegas, a família e aos animais. Outro tema que ele discutiu com os alunos foi o perigo das drogas. Através do relato de sua vida, no qual perdeu sua família em um acidente, causado por um motorista embriagado, mostrou o quanto é difícil crescer órfão e os prejuízos que a droga pode causar ao indivíduo e a sociedade.
Visita ao Hospital São José
Professora: Daniela B.Velo
Turma: 3OS anos Ensino Médio
Os alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio, participaram no mês de agosto do Programa: Prevenção ao Trauma, do Hospital Municipal São José, desenvolvido por médicos, terapeutas e enfermeiros voluntários.
Num projeto inédito de Educação Realística de Prevenção ao Trauma é enfocada a importância de se dirigir com prudência, respeitando as Normas de Trânsito e também as consequências do uso de drogas.
Os alunos recebem informações e orientações quanto ao projeto e postura ética para a visitação aos pacientes acidentados nos quartos e UTI.
O trabalho baseado no depoimento dos pacientes, fecha com um teatro desenvolvido pelos próprios alunos, orientados pelo profissionais do hospital, demonstrando as dificuldades físicas e emocionais do dia a dia de um acidentado e de seus familiares.
Em nossa unidade escolar existe um Mural específico para o NEPRE, o qual deve ser renovado com frequência, pela coordenação e alunos responsáveis.

Joinville, 06 de agosto de 2008.

A DIREÇÃO

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