PROJETO DE TRABALHO
RESPONSÁVEL:
Professor Jorge Schemes
TEMA:
Bullying
JUSTIFICATIVA:
Diante do aumento de casos de Bullying no ambiente escolar, e considerando que, a escola é um espaço social privilegiado para a discussão deste tema, optou-se pela realização de um projeto envolvendo os alunos por meio de atividades reflexivas.
OBJETIVO GERAL:
Realizar atividades pedagógicas envolvendo o tema Bullying para gerar o debate sobre o assunto e a reflexão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Pesquisar sobre o tema Bullying e obter informações sobre o assunto.
Produzir histórias sobre o tema proposto.
Criar uma paródia ou poesia sobre o assunto.
Socializar as atividades e gerar o debate e a reflexão.
Registrar as atividades e publicá-las no blog do NEPRE.
PÚBLICO ALVO:
Alunos das séries finais do Ensino Fundamental, período matutino, da escola Saul Sant'Anna de Oliveira Dias em Joinville, SC.
METODOLOGIA:
Pesquisa orientada.
Aulas dialogadas.
Protagonismo juvenil.
RECURSOS:
Livros e textos sobre bullying disponíveis na biblioteca da escola.
Internet.
Instrumentos musicais.
CRONOGRAMA:
4º bimestre do ano letivo – Outubro e novembro de 2010.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
1.Fazer uma pesquisa sobre bullying de no mínimo duas páginas.
2.Elaborar uma historinha sobre o tema e fazer ilustrações para a mesma (mínimo de 10 linhas e duas ilustrações).
3. Em equipes (mínimo 4 e máximo 5 alunos), elaborar uma paródia ou poesia com cinco estrofes sobre o tema bullying.
4.Apresentação e socialização das atividades.
5.Debate, análise e reflexão sobre o assunto.
6.Avaliação e auto avaliação.
PROCEDIMENTOS:
ETAPA 1 – Os alunos foram orientados a realizar pesquisas sobre bullying em livros, jornais, revistas e Internet. Após a pesquisa, eles trouxeram os textos para a sala de aula e socializaram com os colegas gerando um debate inicial sobre o assunto e uma reflexão mediada pelo professor Jorge Schemes.
ETAPA 2 – Na próxima aula, os alunos foram desafiados a criarem histórias sobre o tema bullying. As histórias deveriam conter ilustrações. Em seguida, cada aluno foi desafiado a socializar a sua historinha com os colegas (contação de histórias).
ETAPA 3 – Na aula seguinte, os alunos foram divididos em equipes com no mínimo 4 e no máximo 5 componentes, e orientados a produzir uma paródia ou poesia contendo cinco estrofes com o tema bullying. Poderiam tirar ideias para a elaboração da letra da paródia ou poesia nos textos pesquisados e nas histórias que cada um produziu.
ETAPA 4 – Noutra aula cada equipe socializou, por meio de uma apresentação, a paródia ou a poesia para os demais colegas em sala de aula.
ETAPA 5 – Após as apresentações houve o debate e a reflexão sobre o assunto.
ETAPA 6 – Avaliação e auto avaliação. Registro e publicação das atividades no blog do NEPRE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário