Para Conhecimento: "Projeto Viva Sem Drogas"

Projeto Viva sem Drogas   PDFImprimirE-mail
  
viva_sem_drogas
A Secretaria Estadual de Educação, por intermédio da Diretoria de Apoio ao Estudante (DIAE) - Gerência de Valorização ao Educando (GEDUC), após o grande sucesso da 1ª Edição e por entender que iniciativas de cuidado com a Vida devem ser contínuas, encaminha a todas as GERED's e Escolas a 2ª Edição do "Projeto Viva sem Drogas" e mais uma vez conta com a participação destas para que realizem um amplo trabalho de prevenção do uso indevido de drogas, destacando a VIDA como prioridade absoluta.
Infelizmente, o uso de drogas é uma prática disseminada na sociedade que vem trazendo consequências desastrosas. Desestruturação familiar e profissional, aumento da violência e crescimento de acidentes de trânsito são alguns dos frutos provocados por tais problemas sociais.
É necessário promover ações que valorizem a auto-estima dos estudantes, que mantenha-os ocupados com atividades saudáveis, enriquecedoras e atraentes para minar espaços por onde as drogas podem entrar. Mostrar-lhes o quanto são amados e acolhidos pela família, pela escola, pela comunidade, pela sociedade é mais do que dizer não às drogas, é erradicá-las.
A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio do adolescente e do adulto, pois contribui para a formação global do jovem e da sociedade. A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a infância e promovida durante toda a vida. Assim, o papel da escola na prevenção é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano. Trata-se de discutir o projeto de vida dos alunos e da sociedade, ao invés de dar ênfase às consequências como a doença e a drogadição, por exemplo.
A proposta da Secretaria da Educação é promover, por meio de um amplo projeto envolvendo todos os segmentos da escola, o esclarecimento sobre os problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e suas implicações familiares, escolares, sociais e afetivas, bem como incentivar, por meio da linguagem visual, informativa e musical, a reflexão sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, afirmando a vida como prioridade absoluta e a qualidade de vida como um direito a ser escolhido e construído pelo jovem.
Para tanto, organizamos concursos de jingles, Folder's, Cartilhas Educativas de Prevenção ao uso indevido de drogas e Projeto de Prevenção da Escola. Tais ações têm o firme propósito de despertar a reflexão sobre o valor e a beleza da vida, evitando as atitudes que a violentam e a degradam, fortalecendo, dessa forma, aquelas que a promovem e valorizam.
Os concursos estão organizados da seguinte forma:
  • CONCURSO DE JINGLE: voltado para os alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental matriculados na Rede Estadual de Educação, tendo a escola a autonomia para criar e desenvolver o tema, sendo que o mesmo deve estar em consonância com as diretrizes do projeto "Viva sem Drogas".
  • CONCURSO DE FOLDERS: Destinado aos educandos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, tendo os participantes autonomia de criar e desenvolver o tema, considerando que o mesmo deve estar articulado com o Projeto "VIVA SEM DROGAS" com ênfase nas ações mediadas pela Brigada "Viva sem Drogas". A produção do Folder visa dar visibilidade às ações articuladas pela "Brigada Viva sem Drogas", promovendo a publicidade e a transparência das mesmas, destacando a relevância da temática e repercussão no meio educacional e social.
  • CONCURSO DE CARTILHA EDUCATIVA DE PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS : Participam deste concurso os alunos matriculados no ENSINO MÉDIO das escolas da Rede Estadual. Tem a finalidade de incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas no ambiente escolar, tendo a escola autonomia para criar e desenvolver o tema da Cartilha.
  • PROJETO DE PREVENÇÃO DA ESCOLA: Será elaborado e implementado na escola sob a coordenação da Brigada "Viva sem Drogas", deverá ter todas as suas etapas de implementação devidamente registradas. O registro, bem como o correto preenchimento do Formulário do Projeto de Prevenção ao uso indevido de Drogas, credencia a escola a participar do concurso que elegerá as melhores experiências do Estado (Projeto Destaque).
Importante: Os Regulamentos dos Concursos (Jingles, Folder's, Cartilha EDUCATIVA, Projeto de Prevenção da escola) constam nos ANEXOS do Projeto Viva sem Drogas.
ATENÇÃO: As Escolas deverão garantir a participação dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais incluídos na rede regular de ensino.

Instituições Apoiadoras:

Atuarão pela 2ª vez como parceiros do projeto Viva sem Drogas -2ª Edição:
1) O Grupo RBS, que já vem desenvolvendo diversas atividades vinculadas a campanha "Crack nem pensar" dará, sempre que possível, visibilidade às ações do Projeto Viva sem Drogas, em seus veículos de comunicação, bem como, disponibilizará visita a RBS em Florianópolis, aos alunos e escolas classificadas nos concursos para que estes conheçam suas instalações e otimizem as informações decorrentes da campanha "Crack nem pensar" .
2) Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (SINAPRO/SC), apoia através de suporte técnico para que os estudantes possam criar e produzir peças publicitárias e promocionais resultantes dos concursos de Jingles, Folders, Cartilhas educativas e Projeto de Prevenção.
A proposta é ampliar as ações, haja vista que projetos preventivos que envolvem questões de interesse social tornam-se mais efetivos e, neste sentido, se houver aliança entre as ações do poder público, a sabedoria e o empenho de cada pessoa, de cada comunidade, de cada instituição, de cada setor, tais ações obterão resultados mais protudivos e significativos.

Envolvimento da Comunidade Escolar/Entidades Democráticas(APP, Conselho Deliberativo e Grêmio Estudantil)

Por entender que a participação da comunidade pode ser uma grande aliada na prevenção do uso de drogas, o projeto propõe um efetivo envolvimento da comunidade escolar. Todos nós que fazemos parte dela, educadores, crianças, pais, lideranças comunitárias, membros das ENTIDADES DEMCRÁTICAS podemos colaborar com a prevenção, nos unindo e usando nossos saberes, talentos e vivências para superar os problemas que a comunidade enfrenta, melhorando a qualidade de vida da população.
O relacionamento entre gestor, alunos, professores e todo o corpo pedagógico da escola é de fundamental importância para que a escola tenha êxito na missão a que se propõe. O que diferencia um ambiente escolar são as ações que nela estão inseridas e a capacidade de enfrentar novos desafios para que os jovens e adolescentes, tenham outras formas de prazer, que não sejam as drogas e violência.
Há necessidade de as escolas estimularem outras buscas, novos conhecimentos dando ênfase em outros sentidos do prazer, através de um trabalho multidisciplinar e transversal. Os docentes, ao desenvolver atividades voltadas à prevenção de drogas na escola, proporcionam um leque de idéias importantes que propiciam aos alunos estabelecer relações e vinculações entre os mais diferentes conteúdos apresentados pelas diversas áreas do conhecimento.
CRIAÇÃO DA BRIGADA "VIVA SEM DROGAS"
Para articular este trabalho cada escola contará com uma BRIGADA denominada Brigada "Viva Sem Drogas", que ficará responsável por coordenar os trabalhos referentes aos concursos e por construir junto com a comunidade um projeto que dê conta de levantar informações referentes ao consumo de drogas em seu entorno e traçar estratégias para o enfrentamento deste problema.
A Brigada "Viva sem Drogas" será composta de sete integrantes, sendo estes:
  • 1 professor (a) de Educação Física;
  • 1 representante responsável pela Educação e Prevenção na Escola. (Nos casos em que não houver este profissional constituído na escola, dar prioridade para o professor que já tenha algum trabalho desenvolvido na área de prevenção ou que tenha interesse nesta temática);
  • 1 representante do Grêmio Estudantil;
  • 2 alunos de Ensino Médio;
  • 2 alunos de 5ª a 8ª série.
DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS (KIT)
Cada Escola, através da Brigada "Viva sem Drogas", receberá da SED um Kit composto de: bonés, camisetas e livros (subsídios pedagógicos). Ao disponibilizar o Kit para as Brigadas, a SED, além de garantir a Identidade da Brigada, proporciona aos professores, alunos, entidades democráticas e comunidade em geral subsídios para trabalhar a temática de forma leve, informal e interativa, viabilizando, desta, forma, a eficácia e a significância das ações do projeto Viva sem Drogas.
COMO PARTICIPAR?
Cada escola poderá concorrer com 3 trabalhos, sendo apenas um por categoria, que deverá ser:
  • 1 trabalho na categoria Jingle;
  • 1 trabalho na categoria Folders;
  • 1 trabalho na categoria Cartilha Educativa;
  • 1 projeto Destaque (escola).
Serão desclassificados:
  • Cartazes com desenhos e mensagens de natureza apelativa (caveiras, caixões, cemitérios, pessoas fazendo uso de drogas, armas), com imagens violentas, rasuras ou defeitos;
  • Cartazes com símbolos nacionais, imagens registradas e logomarcas governamentais.
Não perca tempo e nem prazos: Os trabalhos decorrentes dos concursos deverão ser entregues na GERED até o dia 21 de outubro de 2010. Não deixe sua escola de fora desta importante ação!
RECONHECIMENTO E VISIBILIDADE:
Os dois melhores projetos de prevenção da escola, bem como os trabalhos decorrentes dos concursos, serão reconhecidos e premiados pela Secretaria Estadual de Educação em solenidade específica.


PREMIAÇÃO:
- Concurso Jingle: 1 aparelho de Som Portátil (para o aluno classificado)
- Concurso Folder's: 1 Câmera Digital (para o aluno classificado)
- Concurso de Cartilhas Educativas: 1 Playstation (para cada aluno classificado)
- Projeto de Prevenção da Escola - Destaque (dois mehores) - 1 Filmadora (para a escola que implementou o melhor projeto de prevenção) - 1 DVD Portátil (para a escola que implementou o 2º melhor projeto de prevenção)
Os vencedores, o acompanhante (pai, mãe ou responsável legal) e o professor responsável pelo trabalho vencedor virão a Florianópolis para a cerimônia de premiação. Com relação ao deslocamento a Florianópolis, hospedagem e alimentação, leia o regulamento completo: www.sed.sc.gov.br
Para obter mais orientações sobre o Projeto "VIVA SEM DROGAS" ligue: 3221 6164 / 6168 / 6167 ou acesse o portal: www.sed.sc.gov.br , página principal e Clique no campo: Planos e Ações menu "Programas e Projetos".

Sucesso e Parabéns por vestir a camisa da VIDA!

 Documentos relacionados:

Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?