Prevenção: EEF Monsenhor Sebastião Scarzello

Joinville, 13 de setembro de 2007.
E.E.F. “Monsenhor Sebastião Scarzello”.

Relatório da “Semana O Caráter Conta” Com Ações Preventivas no Combate ao Tabagismo

Hoje, crianças e adultos, vivem um momento de muita discussão e reflexão sobre temas como direitos humanos, a violência contra a criança ou cometidos por ela mesma, ocasionando um impacto entre os jovens e adultos em particular a perda da autoridade dos professores.
Preocupados com este cenário contemporâneo, viemos tentando resgatar através de muitas iniciativas um relacionamento mais harmonioso.
Aproveitando a “Semana O Caráter Conta”, nossa Unidade Escolar que esta inserida nesse programa desde 2006 desenvolvendo atividades mais efetivas dentro dos seis pilares do caráter: Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Senso, Justiça, Zelo e Cidadania, realizaram trabalhos envolvendo ações preventivas no combate ao tabagismo, pois dia 29 de Agosto foi o dia nacional do mesmo, e é claro que não poderíamos ficar alheios a este movimento.
No último projeto desenvolvido “Vivenciando o Folclore”, tivemos muitas indagações sobre o personagem Saci Pererê, que usava cachimbo e sua canção preferida era, Atirei o Pau no Gato, diziam as crianças: “Saci fuma?!... Fuma cachimbo?!... Gosta de atirar o pau no gato?!”
Orientamo-los que como estávamos apresentando os personagens e que eles caracterizavam seu povo, região, época e tradições, iríamos fazê-lo como foi criado.
Após encerrarmos os trabalhos, retomamos o assunto com discussões e concordamos que o Saci teria que mudar, “pois havia sido uma vergonha para o nosso Folclore, porque enquanto todos os outros personagens deixaram uma mensagem, o Saci só aprontou, fez muitas travessuras e, era fumante!”.
Assim, contamos novamente a história de cada personagem, mas elas não acabaram aqui, porque após o Festival do Folclore, um representante de cada história foi conversar com Saci, exigindo uma atitude urgente, “que parasse de fumar, pois ficaria mais cheiro, sua pele, macia e seu sorriso... COLGATE”.
Todos os alunos da EPI e de 5ª a 8ª série assistiram esse trabalho elaborado e apresentado por nós alunos das 3ªs 1e 2 coordenado pela professora Maristela Skibinski da Silva, abrindo assim, discussões e novos trabalhos em sala sobre o tema em questão, Combate ao Fumo.






Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?