Atividade de Prevenção da Obesidade - EEB Dr. Paulo Medeiros


EEB Dr. PAULO MEDEIROS
PROF. MATHEUS C. TORRES
DISCIPLINA: CIÊNCIAS/BIOLOGIA
TURMAS: 7 SÉRIE E 1 ANOS

PREVENÇÃO A OBESIDADE

Foi trabalhado com as turmas da 7 série e 1 anos da seguinte maneira:
- O professor começou a explicar a importância das substâncias inorgânicas e orgânicas para a turma.
- No quadro fez uma tabela, dividindo as substâncias orgânicas das inorgânicas e começou explicando primeiramente as funções da água e sais minerais para as células e logo em seguida começou a falar dos glicídios, lipídios e proteínas relacionando a importância para as células.
- Antes de entrar no tema obesidade, o professor explicou a química das gorduras, mencionando com exemplo os tipos de lipídios: glicerídeos, cerídeos e fosfolipídios e as funções dos lipídios para o organismo como a formação de hormônios masculino e feminino, reservatório de energia, isolante térmico e elétrico entre outros.
- Após o entendimento por parte dos alunos em relação à função desta substância orgânica l para o organismo, o professor começou a explicar a diferença do bom e o ruim colesterol para o organismo e realizou o seguinte procedimento:
1- desenhou no quadro um coração humano mostrando: átrios direitos e esquerdos, veias e artérias .
2- explicou usando um canetão vermelho para representar o sangue como um coração sadio deveria funcionar.
3- relacionou o fígado, explicando que este sintetiza colesterol a partir gorduras saturadas dos alimentos.
4- explicou que o colesterol se combina a proteínas + ácidos graxos e é transportado para os tecidos pelo sangue.
5- explicou que uma dieta rica em gordura saturada (alimentos de origem animal e alguns de origem vegetal como o coco e o cacau, com o que se faz o chocolate) aumenta a taxa de colesterol no sangue e ocorre o acúmulo de placas de gorduras nas artérias.
6- explicou que as artérias vão ficando endurecidas e estreitas, diminuindo o fornecimento de sangue aos órgãos ocorrendo aterosclerose .
7- fez debates sobre o tema: problemas cardiovasculares X obesidade.

-Pediu para que os alunos anotassem todos os tipos de alimentos que consomem no seu dia a dia.
- Nesta anotação os alunos tinham que dizer com que frequências consumiam e em que quantidade obtiveram os alimentos de origem animal e vegetal.
- Foi determinado para que os alunos verificassem seu tipo de alimentação, se os minerais, glicídios, lipídios e proteínas faziam parte do seu dia a dia de uma maneira adequada e equilibrada e que também percebessem os tipos de alimentos não sadios que fazem parte do seu coditiano.
-Além de uma longa discussão sobre alimentação sadia o professor mencionou a importância das atividades físicas, explicando também sobre o índice de massa corpórea – IMC, colocando alguns exercícios no quadro de análise da seguinte maneira:
a) João tem 98 kg de massa e mede 1,70 enquanto Joyce tem 65 kg de massa e mede 1,72. Calcule o IMC de Joyce e João e diga se existe nesses casos magreza patológica, magreza, peso adequado, sobrepeso, obesidade leve, obesidade moderada ou obesidade mórbida e faça uma dieta balanceada caso haja sobrepeso ou qualquer tipo de obesidade.
-Foi comenta sobre a obesidade glandular, emocional e alimentação incorreta.
- No debate foi mencionado: Obesidade x AVC, Obesidade x hipertensão, obesidade x dislipidemia e Obesidade X emocional.
- Foi discutido também sobre a obesidade infantil e sedentarismo.
- Após este trabalho feito em sala de aula os professores de Educação Física calcularam o IMC individual de cada aluno na sala e trabalharam com eles a importância da atividade Física para diminuir a obesidade além de uma alimentação adequada.

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