EEB Alícia Bittencourt Ferreira - Atividade de Prevenção Sobre Obesidade









ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
E. E B. PROFESSORA  ALÍCIA BITTENCOURT FERREIRA
CÓDIGO 754000214230 - FONE 3463-0231
RUA CIDADE DE PILÕES SN
BAIRRO: SANTA CATARINA (PROFIPO)
JOINVILLE - SANTA CATARINA


AÇÃO 1 ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE ALIMENTAÇÃO E MODOS DE VIDA SAUDÁVEL:

Neste ano de 2012, o PROJETO MAIS EDUCAÇÃO trabalha com o tema “VIDA SAUDÁVEL” onde através de pesquisas, debates e atividades práticas trabalharemos diversos temas relacionados a alimentação, o cuidado com o meio ambiente e tantas outras questões para conscientizá-los de como viver melhor, com saúde e de maneira sustentável.


"VIDA SAUDÁVEL" é o tema geral que envolve todos no Projeto Mais Educação deste ano e não poderíamos começar por outro assunto que não fosse ALIMENTAÇÃO. Link da Escola: VIDA SAUDÁVEL


Todos nós sabemos que a alimentação é a base para uma saúde melhor, mas vai convencer esta turminha a trocar seus biscoitos, sorvetes, coxinhas por um prato bem colorido com arroz, feijão e salada?

Fácil? Não. Nada fácil! Mas comparando do começo do projeto até agora, evoluímos bastante, viu?

No começo, o momento do almoço era bastante complicado: correria, barulho, gritaria, briga, batidas na mesa, muita sobra de comida, mesa suja, suco derramado por toda parte... nossa! o caos. Porém hoje podemos dizer que melhoramos muito.
Adotamos algumas medidas que funcionaram bem como marcar lugar a mesa utilizando o critério da ordem alfabética que separaram os grupos do "barulho" e que, ao mesmo tempo, fez a socialização entre pessoas que mal se conheciam. Vídeos, filmes e muita, muita conversa criou uma consciência sobre a importância de não se jogar comida no lixo, isso fez com que cada um se preocupasse um pouco mais em colocar no prato a sua quantidade suficiente. A salada, bem, este foi um drama a parte!
Não vamos dizer que conseguimos fazê-los comer todos os tipos de hortaliças e que a quantidade é adequada, não vamos mentir, mas podemos dizer que aos poucos está melhorando. Crianças que nunca haviam experimentado uma alface, hoje, já come mesmo que seja uma folhinha. O tomate e a salada de repolho já não sobram mais. Isto tudo graças ao projeto da HORTA.

Primeiro mostramos documentários sobre a importância das frutas e verduras na nossa alimentação e o perigo do consumo exagerado das gorduras. Em seguida, a professora de letramento fez pesquisas na sala informatizada sobre as propriedades das verduras que são mais consumidas no dia a dia, ao mesmo tempo que, em matemática mediam o terreno para produzirem eles mesmos suas próprias hortaliças.


E juntamente com o professor de educação física que ajudou no aquecimento e na atividade de limpeza do terreno, foi criada a sementeira para nossas primeiras plantinhas.


Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?