Promovendo a Saúde Mental no Ambiente Escolar: Ferramentas e Práticas Preventivas

 


O Curso “Promovendo a Saúde Mental no Ambiente Escolar: ferramentas e práticas preventivas”, que tem como objetivo fomentar a promoção da saúde mental no ambiente escolar, por meio de estratégias que propiciam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o gerenciamento do uso de tecnologias, com crianças e adolescentes. O curso faz parte da Assessoria Técnica e Pedagógica das Redes Estaduais de Educação, uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, sob liderança da Agência de Educação Digital e a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e alinhado à Estratégia Nacional de Escola Conectadas - ENEC e à Política Nacional de Educação Digital - PNED.

  •  Este curso não possui moderação
  •  Este curso emite Certificado
  •  Tempo mínimo para conclusão: 15 dias

Carga horária

60 horas

O curso Promovendo a Saúde Mental no Ambiente Escolar: Ferramentas e Práticas Preventivas possui carga horária total de 60 horas, distribuídas em quatro módulos temáticos que abordam os fundamentos da saúde mental, a aprendizagem de habilidades socioemocionais e o uso consciente das tecnologias no ambiente escolar.

Será ofertado na modalidade a distância, por meio da plataforma AVAMEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC), permitindo que o participante realize as atividades de forma autoinstrucional, com flexibilidade para organizar seus estudos de acordo com sua disponibilidade, dentro do prazo estipulado para a oferta.

A carga horária está organizada da seguinte forma:


Módulo 1 | 15h: Conceitos de saúde mental, prevenção, promoção e aprendizagem;


Módulo 2 | 15h: Ambientes acolhedores e promoção da autoconsciência;


Módulo 3 | 15h: Regulação emocional e efetividade interpessoal;


Módulo 4 | 15h: Impactos do uso de tecnologias e estratégias para o uso consciente.

Ementa

A escola como espaço de promoção da saúde mental. Aprendizagem e a construção de repertórios comportamentais. Estratégias para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais: autoconsciência, regulação emocional e efetividade interpessoal. Impactos do uso de tecnologias na saúde dos estudantes e caminhos para um uso consciente.

Objetivos

Fomentar a promoção da saúde mental no ambiente escolar, por meio de estratégias que propiciam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o gerenciamento do uso de tecnologias, com crianças e adolescentes.

Metodologia

O curso Promovendo a Saúde Mental no Ambiente Escolar: Ferramentas e Práticas Preventivas será desenvolvido na modalidade a distância, de forma autoinstrucional, com acesso livre aos conteúdos e organização flexível por parte dos participantes. A proposta metodológica está centrada na aprendizagem ativa, no estímulo à reflexão crítica sobre o papel da escola na promoção da saúde mental e no uso de recursos digitais variados.


O percurso formativo é dividido em quatro módulos temáticos, estruturados com materiais didáticos claros e objetivos, organizados no menu “Sumário” da plataforma AVAMEC. Cada módulo aborda um eixo central da promoção da saúde mental no ambiente escolar, com foco na prevenção e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.


A aprendizagem será potencializada por meio de:


Textos-base e recursos multimídia, como vídeos e podcasts (disponíveis no Canal do YouTube e no Podcast Educação Digital);


Atividades formativas, que incentivam a aplicação prática dos conteúdos;


Acervo complementar, com materiais de aprofundamento acessíveis no menu “Acervo”;


Avaliação final, realizada por meio de um questionário disponível no menu “Tarefas”.

Os cursistas podem enviar mensagens e trocar experiências de formação no espaço do "Mural".


Essa metodologia visa proporcionar ao cursista uma experiência formativa flexível, mas com intencionalidade pedagógica, favorecendo a compreensão, análise e aplicação prática das estratégias de promoção da saúde mental com crianças e adolescentes no contexto escolar.

Critérios de avaliação

Para garantir um melhor aproveitamento da formação, recomenda-se que o cursista acesse todos os materiais disponibilizados ao longo do curso, incluindo os conteúdos principais de cada módulo, as videoaulas, os materiais complementares disponíveis no menu “Acervo”, e demais recursos interativos. Essa diversidade de formatos foi pensada para ampliar as possibilidades de compreensão, reflexão e aplicação prática dos conhecimentos abordados.

A avaliação final do curso tem como objetivo verificar o nível de assimilação dos conteúdos estudados e estimular a consolidação das aprendizagens desenvolvidas. As questões propostas foram elaboradas com base no material didático dos quatro módulos, abordando os principais temas tratados ao longo do percurso formativo, como saúde mental no ambiente escolar, habilidades socioemocionais e uso consciente de tecnologias.

Para fins de certificação, é necessário obter nota igual ou superior a 5,0, o que corresponde a 50% de acertos no questionário de avaliação. Caso o participante não atinja a pontuação mínima na primeira tentativa, será permitida uma nova tentativa, garantindo oportunidade de recuperação e aprofundamento.

Atenção: ao iniciar a tentativa de realização da avaliação, o cursista deverá concluí-la no prazo máximo de duas horas. O sistema considerará apenas as respostas submetidas dentro desse período.

O acesso à avaliação está disponível no menu “Tarefas”, no item “Avaliação”. A certificação será emitida automaticamente ao final do curso para todos os participantes que cumprirem os critérios de participação e desempenho estabelecidos.

Desejamos uma excelente avaliação e que esse momento represente a consolidação de uma trajetória significativa de aprendizagem!

Público-alvo

O curso Promovendo a Saúde Mental no Ambiente Escolar: Ferramentas e Práticas Preventivas é destinado a profissionais da educação que atuam na Educação Básica, especialmente professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, orientadores educacionais e técnicos das redes de ensino. Também é voltado a profissionais da saúde que atuam em articulação com o ambiente escolar, como psicólogos, assistentes sociais e outros agentes envolvidos com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O curso é aberto a demais interessados na temática da promoção da saúde mental no contexto escolar, no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e no uso consciente das tecnologias no ambiente educacional.




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