ATIVIDADES: EEF SENADOR RODRIGO LOBO

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR RODRIGO LOBO
Rua:Cuba, s/nº - Bairro: Jardim Sofia
Fone: (47) 3473-0347
Joinville – SC - CEP: 89.223-710



RELATÓRIO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Título do Projeto: “Tabagismo e Alcoolismo: Vícios que Prejudicam Nossa Saúde”
Período de Execução: maio a junho de 2006.
Professora: Camila Juliana Dias
Disciplina: Ciências/Artes
Turmas Envolvidas: 5º séries do Ensino Fundamental
Turnos: Matutino e Vespertino


Sabendo da necessidade de problematizar temas realmente pertinentes a vida dos educandos, os assistentes pedagógicos em conjunto com a professora de Ciências e Artes da Escola de Ensino Fundamental Senador Rodrigo Lobo decidiram problematizar em sala de aula o projeto intitulado “Tabagismo e Alcoolismo: Vícios que Prejudicam Nossa Saúde”. Além disto, a idéia de se realizar este projeto ganhou força após alguns dos alunos regularmente matriculados nesta unidade escolar envolverem-se com o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro.
Diante desta situação, inicialmente a professora Camila Juliana Dias realizou um planejamento pedagógico para que, ao ministrar as aulas, as discussões extrapolassem a dimensão do senso comum e fossem realmente relevantes. Assim, o conhecimento construído durante o processo de ensino-aprendizagem destacou-se amplamente.
Em seguida, a professora Camila debateu junto aos alunos alguns dos males que o cigarro e álcool causam em nosso corpo e como, vagarosamente, elas causam dependência. Com isso, os alunos sentiram-se fortemente motivados a interagir com o tema aludido.
Como forma de avaliação do rendimento das aulas, foram realizadas atividades escritas e pictóricas, que posteriormente foram expostas nos murais da Escola.
Além das atividades pedagógicas anteriormente mencionadas, os alunos, especificamente envolvidos com o consumo de cigarro e de bebida alcoólica, foram orientados pelo assistente técnico-pedagógico Fernando Cesar Sossai na elaboração de uma dramatização que, depois de repetidamente ensaiada, foi apresentada para as séries do período vespertino daquela Escola.
Nesta atividade, estes educandos buscaram dialogar com os demais colegas acerca dos malefícios que estas drogas causam à nossa existência. Assim, ficou perceptível a todos os problemas que o consumo das substâncias presentes no cigarro e nas bebidas alcoólicas causam à saúde de todas as pessoas.
Por fim, é importante salientar que, apesar desta dramatização ter um número reduzido de pessoas efetivamente apresentando, todos os alunos que a assistiram ficaram envolvidos e sentiram-se bastante motivados para fazerem perguntas e/ou interessantes comentários.

Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?