Pesquisa personalizada

OUÇA TEMAS DA BÍBLIA AGORA:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Pesquisa personalizada

07 julho 2006

RELATÓRIO: EEB NEREU RAMOS

Itapoá, 14 de junho de 2006.

Relatório do Projeto NEPRE.

Na escola Nereu Ramos de Itapoá, o projeto NEPRE está em processo de realização. Foi solicitado que o relatório fosse enviado trimestralmente, porém houve um atraso na execução do mesmo, porque os professores precisaram de mais tempo para desenvolver as atividades objetivando um resultado de qualidade.
No início de 2006, em reunião pedagógica foi novamente reforçada aos professores a orientação sobre o desenvolvimento do projeto.
Como ainda não foi concluída esta primeira etapa estamos enviando informações de como está o andamento do trabalho em nossa instituição.
Segue em anexo a divulgação do projeto com planejamento das atividades que estão sendo realizadas na escola e algumas fotos das atividades aplicadas em sala de aula.

ANEXO 1 – Relatório enviado via e-mail dia 13/06/06.

Com o objetivo de orientar e prevenir nossos educandos para uma vida mais saudável foram desenvolvidas em nossa escola atividades relacionadas ao dia 31 de maio (Dia Mundial de Combate ao Tabagismo). Com a participação e o apoio de alguns professores o assunto foi trabalhado da seguinte forma:
Com os 3º anos do Ensino Médio dos turnos diurno e noturno e com as 1ª e 2ª séries do Ensino Médio noturno, o tema foi trabalhado sob a coordenação do professor de Física, também Farmacêutico, através de aulas expositivas e reflexivas que estimularam ao debate sobre os malefícios causados pelo uso de drogas, mas especificamente o cigarro.
Nos 1º e 2º anos do Ensino Médio diurno, professor Alencar Calefi, que também participa do projeto NEPRE, abordou o tema através de aula expositiva com recursos audiovisuais, promovendo um debate reflexivo entre os alunos.
Professora Cindia Rossana abordou o tema com as 8ª séries através de aula informativa e reflexiva, ressaltando o poder da mídia em influenciar certos hábitos e atitudes, a relação do adolescente com o meio e o poder de escolha que ele tem diante das ofertas que muitas vezes, numa primeira vez, são gratuitas.
As 5ª séries, com o apoio do professor Leonel, de Ciências, confeccionaram painel com mensagens sobre as conseqüências do fumo e os benefícios de uma vida saudável. No painel, conforme solicitação, foi divulgado o site do NEPRE.
No início do 2º bimestre, a escola contou com a participação de um grupo de jovens da Igreja Católica que fez uma bela apresentação para todos os alunos dos três turnos. Foi surpreendente a atitude dos alunos, pois houve participação nas atividades propostas, como a coreografia das danças, chamou a atenção o nível de concentração dos alunos durante a palestra, onde foi enfatizado a beleza de uma vida saudável, sem drogas.
Com os pequenos de 1ª a 4ª série, o trabalho também foi realizado só que em outro ambiente, onde ouviram a palestra, cantaram, dançaram e refletiram sobre o mesmo tema. Esta atividade foi resgatada pelos professores ao desenvolverem o tema Tabagismo. No início de julho a escola contará novamente com a participação deste grupo de jovens, ilustrando ainda mais o trabalho do Projeto NEPRE, que está em pleno desenvolvimento em nossa instituição.

ANEXO 2 – Projeto

NEPRE - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO

OBJETIVO GERAL

IMPLANTAR UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO E REDUÇÃO DE DANOS ÀS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (SPA’s), DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST’s) E À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA GEECT DE JOINVILLE, SOB A COORDENAÇÃO DO NEPRE.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

SOCIALIZAR CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS SOBRE DROGAS, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E VIOLENCIA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO, POR MEIO DE PALESTRAS, BEM COMO COMPARTILHAR OUTROS CONHECIMENTOS E PESQUISAS QUE PERMITAM A COMPREENSÃO DAS DIMENSÕES DO SUJEITO ALUNO E O SEU CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL

FORMAR MULTIPLICADORES CAPAZES DE FAZER O REPASSE DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO PARA O CORPO DOCENTE, DISCENTE E TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, ENVOLVENDO PRINCIPALMENTE OS PAIS DOS ALUNOS.

INCENTIVAR A CRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA CULTURA DE PREVENÇAO E REDUÇAO DE DANOS NAS UNIDADES ESCOLARES.

ESTABELECER PARCERIAS COM INSTITUIÇOES PÚBLICAS E PRIVADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO PREVENTIVO EM REDE DE APOIO,BEM COMO LEVANTAR RECURSOS HUMANOS, COM BASE NO VOLUNTARIADO, VISANDO FOMENTAR UMA REDE INTEGRAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

INCLUIR O PROJETO PREVENTIVO DO NEPRE NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO FORMA DE GARANTIR SUA INCLUSÃO, CONTINUIDADE E EFICÁCIA.

A COMISSÃO DO NEPRE, QUE É PERMANENTE, É CONSTITUÍDA PELOS SEGUINTES MEMBROS CONFORME ORIENTAÇÃO DA SED: COORDENAÇÃO GERAL PELO GESTOR DA ESCOLA, COORDENAÇÃO TÉCNICA PREFERENCIALMENTE DE ESPECIALISTA EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS E TODO COLEGIADO.

Em reunião pedagógica, dia 12 de abril de 2006, quando foi feito o repasse dos projetos a serem desenvolvidos em nossa escola, ficou decidido que as atividades a serem desenvolvidas neste semestre referentes ao projeto NEPRE , devem ser da seguinte forma:

1ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SIMÃO, JANE E ALENCAR
PÚBLICO ALVO: 1ª Séries do Ensino Médio e 1ª a 4ª Série

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: TEATRO COM FANTOCHES
O tema escolhido deve ser trabalhado a nível de Ensino Médio com as 1ª séries e apresentado para as séries iniciais respeitando o nível de compreensão dos mesmos.A apresentação deve ser para os dois turnos.
Importante: os pais devem ser convidados para a apresentação, os próprios alunos das 1ª séries podem elaborar o convite.A apresentação do trabalho deve ser agendada e realizada entre 12/06/06 a 27/06/06, com os professores de 1ª a 4ª e com Célia. Atenção: reservar o auditório com antecedência.

2ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Cíndia e Nilza
PÚBLICO ALVO: 2ª Séries do Ensino Médio e 5ª a 8ª do E.F.

Pesquisa realizada pelas 2ª séries e apresentação para alunos de 5ª a 8ª série, dos dois turnos.A sugestão foi de pesquisa e socialização através de peça teatral, porém outras atividades podem ser planejadas e desenvolvidas a critério das professoras.A apresentação deve ser agendada e realizada entre 12/06/06 a 27/06/06,divulgada para os professores de 5ª a 8ª séries.Reservar o auditório com antecedência.Convidar os pais.

3ª SÉRIE 1 ENSINO MÉDIO

PROFESSORES RESPONSÁVEIS SÔNIA E LUCI

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DE 7ª SÉRIE, 8ª SÉRIE E ENSINO MÉDIO. NESTE DIA OS PAIS TAMBÉM DEVEM SER CONVIDADOS.

SUGESTÃO: após escolhido o tema a ser trabalhado, o mesmo deve ser socializado para a comunidade escolar através de apresentação teatral ou outra a critério das professoras responsáveis,mas que seja uma apresentação dinâmica e envolvente.

OBS.: a apresentação deve atingir os três turnos. A data da apresentação será definida após confirmação do palestrante que será também no mesmo dia.A data será entre 12/06/06 a 27/06/06.A palestra será com ênfase ao tema: VIOLÊNCIA NA ESCOLA.

ATENÇÃO

UMA DAS ORIENTAÇÕES DA GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA É QUE O TEMA ESCOLHIDO ESTEJA DE ACORDO COM A REALIDADE DA ESCOLA.Em nossa escola podemos perceber o alcoolismo como sendo o problema mais acentuado, depois, a precocidade das relações sexuais – a gravidez na adolescência,(DSTs) e a violência na escola (constantes brigas e provocações).

RELATÓRIO

O RELATÓRIO DEVE SE ENTREGUE NA GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA ATÉ DIA 10/07/06,O MESMO DEVE CONSTAR OBJETIVO DO TEMA , O DESENVOLVIMENTO COM AS ATIVIDADES DESCRITAS A AVALIAÇÃO E PÚBLICO ENVOLVIDO. REGISTRAR COM FOTOS.

8ª SÉRIES

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: SANDRA DANI E LEONEL

MURAL PERMANENTE COM TEMAS RELACIONADOS AO PROJETO

ANEXO 3 – Relatório dos temas que estão sendo trabalhados

3ª séries do E.M. estão em fase de elaboração de uma peça teatral, através de pesquisa sobre o assunto, assistindo a filmes referentes ao tema, dialogando e refletindo com os professores responsáveis, com o objetivo de estabelecer relações entre: família, adolescência, drogas e violência. O trabalho será apresentado para toda comunidade escolar, inclusive para os pais.

2ª séries do E. M. - estão trabalhando gravidez na adolescência e métodos contraceptivos.

1ª séries do E.M. - está sendo realizado um trabalho com objetivo de resgatar a beleza de viver/ curtir a juventude, a vida de uma forma plena sem os falsos efeitos de felicidade que as drogas propiciam.

Para a semana do dia 19 a 23/06 estão previstos encontros com pais de 5ª a 6ª séries para uma troca de idéias sobre as dificuldades em desenvolver atitudes de disciplina, auto-estima e outros assuntos que serão delicadamente colocados no diálogo como a importância dos vínculos afetivos estabelecidos entre o mundo adulto ( pais, professores...) as crianças e adolescentes. Ressaltando que estes vínculos fazem a diferença no ato de educar, tanto na família como na escola, para uma vida feliz.

FOTOS DO EVENTO






Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada