RELATÓRIO: CEI NOSSA SENHORA APARECIDA


ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOSSA SENHORA APARECIDA
Rua: Cidade de Moçoró, 105 – Bairro Santa Catarina
Joinville – SC CEP: 89233-395 Fone:3463-0435
E-mail ceinossasenhoraap@sed.sc.gov.br


RELATÓRIO REFERENTE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO
4º TRIMESTRE 2006/ NEPRE-NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO



O CEI Nossa Senhora Aparecida continua articulado em ações para a implantação de uma política de educação preventiva, necessária para que se desenvolva uma educação para sujeitos deste tempo histórico.
Nós instituições educacionais não podemos desconsiderar esta temática e nem mesmo nos distanciarmos dos contextos culturais, econômicos e políticos em que estão inseridos as crianças e os nossos adolescentes. A necessidade destas discussões serem contextualizadas é imperativa, para que possamos cumprir a função social de uma formação cidadã através da socialização, reelaboração e produção de conhecimentos para que possam se colocar no mundo como sujeitos ativos e comprometidos eticamente com a sociedade em que estão inseridos.
Nesta perspectiva, nós educadores, familiares e comunidade exercemos um papel fundamental no processo de humanização dos indivíduos entendendo que as práticas sociais remetem a ressignificação contínua de conhecimentos, valores, atitudes e crenças.
Foi neste contexto, contando com o envolvimento de pais, comunidade e através da preparação dos educadores e funcionários, estamos contribuindo para minimizar problemas contando com uma vida equilibrada e saudável.

AÇÕES DESENVOLVIDAS:

* 25/11/06 – Integração “Dia da Comunidade” – Houve envolvimento de todas as instituições do bairro, com exposições de trabalhos, atividades, eventos culturais e artísticos (Associação de moradores, Escola de Educação B. Alicia B. Ferreira, Conselho Local de Saúde, Igreja católica, Cozinha Comunitária, Assembléia de Deus, Escoteiros GAT e CEI. Nossa Senhora Aparecida).
* Reuniões com os pais, com debates e discussões “Educação dos Filhos”
* Discussão e reelaboração de projetos pedagógicos, valorizando a qualidade e o atendimento a Educação Infantil e fazendo encaminhamentos efetivos.
* Manutenção de espaços comunitários que possibilitem a prática de esporte e lazer, oportunizando para as crianças e adolescentes um ambiente sadio.

O CEI Nossa Senhora Aparecida constrói juntamente com as crianças o compromisso com as responsabilidades individuais e coletivas, favorecendo o exercício da cidadania, através do acesso ao conhecimento, à vivencia da autonomia, à compreensão e a superação das contradições, dos conflitos, desafios presentes nas relações sociais, construídas no nosso cotidiano.
























Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?