RELATÓRIO: EEB NEREU RAMOS

EEB NEREU RAMOS

Itapoá, 12 de dezembro de 2006.

Relatório das últimas ações desenvolvidas
No PrOjeto NEPRE – 2º semestre.

Dando continuidade às atividades relacionadas ao Projeto NEPRE, os 2º anos do Ensino Médio, sob coordenação da Orientadora Educacional Maricélia Franz Perrony e da Professora de História Cindia Rossana, apresentaram para as 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 1º anos do Ensino Médio, o trabalho de pesquisa realizado a partir dos seguintes temas: Sexualidade – Aborto – DST, gravidez na adolescência. O trabalho desenvolvido com estas turmas teve por objetivo esclarecer as dúvidas dos próprios alunos partindo da real necessidade de cada um.
Durante o processo de pesquisa, os alunos do 2º ano do Ensino Médio, foram coletando perguntas elaboradas pelos alunos das turmas que iriam participar da atividade. Através destas perguntas que toda a atividade foi elaborada. A atividade foi realizada no auditório da escola com a participação de outros professores. O material didático utilizado foi uma gentileza da Secretaria Municipal de Saúde. A equipe contou com a orientação de profissionais da área.
No 2º semestre, o 3º ano do Ensino Médio, sob coordenação das Professoras Sonia, Jane e Luci, reapresentaram o teatro para outras turmas do Ensino Fundamental e Médio, contou-se com a presença dos pais.
As 8ª séries do Ensino Fundamental, juntamente com os professores de Ciências, responsabilizaram-se durante o ano todo, pelos painéis permanentes na escola com o tema “Tenha uma vida saudável, viva sem drogas”. O trabalho enfatizou o álcool e o fumo.
Sob a orientação e coordenação da enfermeira Priscila do Posto de Saúde da Família, foi realizada uma atividade lúdica (gincana entre as turmas das 7ª séries) com o tema: Educação Sexual.
Ainda tivemos a participação de um ex-aluno, agora instrutor de uma auto-escola em nosso município, realizando uma palestra sobre a violência no trânsito relacionada ao uso abusivo de bebida alcoólica. Foi uma atividade envolvente onde os alunos puderam participar comentando os riscos do uso da bebida alcoólica em todas as situações possíveis onde pode estar prejudicando a vida das pessoas, tanto no trânsito, quanto dentro de casa ou na escola. Os recursos didáticos utilizados para esta palestra (incluindo Data Show) foram atrativos e bem apropriados.
Os assuntos mais trabalhados durante o ano todo, estiveram voltados para os temas relacionados à sexualidade e ao alcoolismo, visando maiores esclarecimentos entre os jovens e mais consciência e responsabilidade pelo seu próprio corpo, pois a gravidez na adolescência, o aborto e o alcoolismo fazem parte da realidade dos jovens da nossa comunidade.

Maricélia Franz Perrony
Orientadora Educacional




Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?