Pesquisa personalizada

OUÇA TEMAS DA BÍBLIA AGORA:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Pesquisa personalizada

07 novembro 2007

Relatório: EEB Elvira Faria Passos

EEB. PROFª. ELVIRA FARIA PASSOS
SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ
NOVEMBRO DE 2007
FONE: (47) 3458 00 21

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO NEPRE

O estudo das ciências consiste em descobrir o mundo, a fim de conhecê-lo, esclarecer dúvidas e valorizar o ambiente que nos cerca.
Nas aula de ciências com o professor Wilmar , o tema trabalhado foram: Substâncias que podem causar dependência; medicamentos, álcool e fumo ( de acordo com o planejamento curricular)
Com isso o educador se preocupa em fazer com que o educando sinta que a vida tem um grande significado para cada homem; assim procura promover ações didáticas onde eles possam perceber e provar na prática a importância de realizar atividades no seu dia -a –dia
Buscar resultados em maiores proporções com valores positivos sem envolver-se com o alcoolismo e o tabagismo.
Através do relacionamento concreto com a natureza, o aluno percebe que a jardinagem e a horta o torna um indivíduo com uma capacidade maior de realização das atividades, sem ter que consumir drogas, cigarros e álcool por exemplo.
Os educandos foram incentivados com boas maneiras, com exemplos válidos, este trabalho proporciona a criança o desenvolvimento cognitivo, social e ambiental e de tornando-os cautelosos, cuidadosos, ajudando-os a crescer no sentido de aprender a expor suas dúvidas com coragem e não tirar conclusões precipitadas. Os permanentes desafios a sua ignorância criar-lhe no espírito uma atitude de modéstia e interesse em buscar a verdade pelo lado bom da vida; o de experimentar as coisas boas que o meio pode proporcionar.
Nas disciplinas de biologia e Ciência naturais, o professor Wilmar Delmonego, da EEB. Profª. Elvira Faria Passos, desenvolveu um trabalho pedagógico sobre os Vícios Sociais (Tabagismo, Alcoolismo e Drogas)
O objetivo do tema tabagismo é citar as principais substância tóxicas eliminados durante a combustão do fumo e como atuam no organismo.
- Explicar a diferença entre fumantes passivos e fumantes ativos;
- Listar os motivos que induzem os indivíduos a iniciarem o hábito de fumar.
- Criticar as propagandas de cigarro.
- Iniciar uma campanha de combate ao tabagismo.

As atividades proposta, foram desenvolvidas através de pesquisa sobre os efeito do fumo para o feto.
- Promover a divulgação das entrevistas:
* Porque comecei a fumar?
* Porque parei de fumar?
- Promover campanha de combate ao tabagismo, através de faixas, cartazes, pesquisas com divulgação pelas escolas.

Em relação ao alcoolismo, os objetivos são:
- Conceituar alcoolismo, alcoólatra, tabagismo, toximania, vícios.
- Listar os motivos que levam as pessoas a ingerirem bebidas alcoólicas e os prejuízos que acarretam ao organismo.
- Observar as propagandas de bebidas alcoólicas e criticá-las.
- Visitar a Associação dos Alcoólatras Anônimos e obter informações sobre a mesma.

Como atividades, os alunos montaram painéis indicando os prejuízos que o uso abusivo de bebidas alcoólicas acarreta ao indivíduo e a sociedade.
- Convidaram um membros da Associação dos A.A., para fazer uma palestra ou depoimentos se assim desejar.
Outro tem abordado foi “Drogas”, cujos objetivos eram:
- Explicar porque o uso de drogas inicia-se geralmente na adolescência.
- Relatar como as drogas chegam até os jovens.
- Listar efeitos que as anfetaminas e barbitúricos provocam nos organismos.
- Obter informações sobre a maconha, o LSD, heroína, cocaína e seus efeitos nos organismos.

Atividades propostas:
- Visitar instituição de recuperação de drogados e obter informações quanto:
-* Ao tipo de tratamento dispensado aos pacientes;
* Porcentagem de recuperação.
* Maiores dificuldades encontradas pela instituição e pelos dependentes de drogas.
- Convidar um médico ou especialista experientes na recuperação de viciados de drogas para relatar o seu trabalho e responder perguntas formuladas pela classe.
- Promover campanha anti-drogas com faixa do tipo:

DIGA NÃO ÀS DROGAS
DROGA? NÃO. ESPORTE? SIM

Na disciplina de Química, a professora Lígia Lenzi trabalhou o tema “Drogas”, através de palestra, com um palestrante convidado, o Cabo Gabriel


OBJETIVO:
Informar, esclarecer, os efeitos que as drogas, provocam no organismo.
Conscientizar, levando cada aluno a compreensão da importância da prevenção.
Interpretar e relacionar o conteúdo estudado com o tema que este presente negativamente em nosso cotidiano.
Desenvolver o pensamento crítico, expondo possíveis soluções para o problema.

CONTEUDO: Funções Nitrogenadas; Aminas e Amidas. (Química orgânica).

RECURSOS: Data show, fotos e fatos que tragam impacto dos efeitos da droga no Ser Humano.

Drogas derivadas das aminas:
· Depressoras - podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, diluentes, cloreto de etila, clorofórmio, ópio, morfina, etc.
· Psicodislépticas ou alucinógenas – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos: maconha, skunk, LSD, psilocibina, heroína.
· Psicoanalépticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade cerebral, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina, MDMA ou ecstasy, anfetaminas (bolinha, arrebite), etc.
As aminas são uma classe de compostos químicos orgânicos azotados derivados do amoníaco (NH3) e que resultam da substituição parcial ou total dos hidrogénios da molécula por grupos hidrocarbónicos (radicais alquilo ou arilo – frequentemente abreviados pela letra R). Se substituirmos um, dois ou três hidrogénios, teremos, respectivamente, aminas primárias (R-NH2), secundárias(R1R2NH) ou terciárias (R1R2R3N). As aminas podem ser classificadas como simples quando os grupos alquilo são iguais ou mistos, se estes forem diferentes.Quando se usa os prefixos di e tri, indica-se que a amina é secundária ou terciária, respectivamente, e com grupos radicais iguais. Quando os grupos são diferentes, estes são nomeados sucessivamente, do menor para o maior, terminando o nome do composto com o sufixo “amina”. Algumas vezes indica-se o prefixo amino, indicando, de seguida a posição e o nome do grupo hidrocarbónico.A importância das aminas, em termos biológicos, é inegável. A classe de compostos designados por β-feniletilaminas inclui a adrenalina, a noradrenalina, a mescalina, etc. As sulfamidas, que afetam as bactérias ao inibir nelas a produção de ácido fólico, mas que são inócuas para o ser humano, contêm um grupo amino. O neurotransmissor GABA (ácido 4-aminobutanóico) também contém um grupo amino. Alguns derivados do ácido p-aminobenzóico são também usados como anestésicos.Encontram-se aminas secundárias em alguns alimentos (carne e peixe) ou no fumo do tabaco. Estas podem reagir com os nitritos (presentes nos conservantes utilizados nos produtos alimentares e usados como fertilizante, no caso das plantas, como o tabaco), levando à formação de N-nitrosoaminas secundárias, que são cancerígenas.
Amidas: A presença do grupo C=O confere às amidas um caráter polar. Normalmente o grupo C=O não sofre qualquer modificação permanente no decorrer da maioria das reações e, por consequência, aparecem intactos nos compostos resultantes. A sua presença, no entanto, determina o comportamento químico das amidas, assim como o dos demais derivados dos ácidos carboxílicos.As amidas são utilizadas em muitas sínteses em laboratório e como intermediários industriais na preparação de medicamentos e outros derivados. O nylon é uma poliamida muito importante dentre os polímeros. A uréia, de fórmula CO(NH2)2, é uma diamida do ácido carbônico, encontrada como produto final do metabolismo dos animais superiores, e eliminada pela urina. A amida do ácido sulfanílico (sulfanilamida) e outras amidas substituídas relacionadas com ela, têm considerável importância terapêutica e conhecem-se por sulfamidas
O projeto desenvolvido na escola, foi uma importante estratégias para a promoção de uma cultura de prevenção entre os jovens brasileiros, despertando-os para o conhecimento necessário a compreensão do mundo social e cultural de forma a conduzi-los à prática da reflexão, da análise e da critica.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom o texto pois através dele podemos perceber que a aminas e amidas ou qualquer outra droga quando sâo usadas em quantidades certas podem tambem servir de remédio,pois o que faz mal é a quantidade exessiva utilizada pelos viciados.

aluna: franciele 3ºanoII

Anônimo disse...

O texto é muito importante,pois nos mostra o que as amônias tem de bom e de ruim.
Além de ser um ótimo texto para quem usa drogas,para saber ainda mais o risco que esta causando as maconha,cocaínas,entre outras drogas que usam.
Gostei do texto.

Aluna: Daniela Coelho 3ºII

Pesquisa personalizada