Atividades: EEB Arnaldo Moreira Douat

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ARNALDO MOREIRA DOUAT
PROFESSORA: NAYARA DUARTE E SILVA
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ANO: 2008
PROJETO TABAGISMO

Justificativa
O Tabagismo é um dos grandes problemas mundiais nos dias de hoje. O cigarro cada vez mais está matando as pessoas e iniciando muitos jovens ao consumo dessa “droga”. É por isso que surgiu a necessidade de se fazer uma conscientização aos alunos, fazendo-os ficarem à par dos danos que o cigarro pode causar em quem se viciar.

Objetivo
O objetivo desse projeto foi interagir com os alunos de forma a pesquisarem sobre o Tabagismo e em cima disso, criarem slogans e desenhos sobre o tema proposto.

Turmas envolvidas
7as séries 01 e 02 - vespertino

Estratégias (Metodologia)
No mês de junho/2008, foi trabalhado o tema Tabagismo na sala informatizada (monitorada pela ATP, Doriane Lopes). Como a sala é nova na escola e o sistema LINUX também, resolvi interagir com os alunos trabalhando a Internet e o programa TUX PAINT (que lembra muito o PAINT do WINDOWS). Eles exploraram o site http://www.tabagismohoje.blogspot.com/, que trazia imagens fortes do verso de maços de cigarros e de lá tiraram idéias para criarem slogans e desenhos de conscientização, um tipo de “alerta” contra o fumo. A avaliação foi feita com notas atribuídas em cima da criatividade e capricho dos alunos.
Segue em anexo, as imagens dos trabalhos realizados pelos alunos das 7as séries nos computadores da sala informatizada.



















ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ARNALDO MOREIRA DOUAT
PROFESSORA: NAYARA DUARTE E SILVA
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ANO: 2008
PROJETO “A PRIMEIRA VEZ”

Justificativa
Cada vez mais os jovens estão iniciando sua vida sexual muito cedo. Nessa fase, as dúvidas rondam a cabeça dos adolescentes, mas nem sempre eles têm aquela conversa franca em casa. Acham que com os amigos o papo é mais cabeça, é mais aberto. Mas nem sempre isso funciona, porque agem em certas situações com irresponsabilidade. Educação sexual é muito importante e saber sobre isso é essencial. Por isso, com as cartilhas recebidas na escola, resolvi iniciar o assunto com uma conversa agradável e muito produtiva em sala de aula.

Objetivo
O objetivo desse projeto foi fazer os alunos ficarem à vontade para falar o assunto SEXO em sala de aula, através de um debate e posteriormente, uma palestra sobre DST’s.

Turmas envolvidas
7as séries 01 e 02 - vespertino

Estratégias (Metodologia)
No mês de junho/2008, foi trabalhado o tema Educação Sexual na sala de aula com uma mini-cartilha intitulada “A primeira vez”. A cada aula, fazíamos um círculo, líamos a revistinha e a professora ia explicando assuntos como menstruação, ejaculação, a primeira transa, métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Dúvidas surgiam e eram tiradas, mas nem todos ainda se sentiam seguros para falar deste assunto, era perceptível a vergonha e o medo de perguntar. Alguns vinham depois da aula tirar suas dúvidas. No final de toda a explicação da mini-cartilha, havia um questionário sobre o assunto, onde eles responderam em duplas ou trios para entregar.
Para complementar o assunto, houve uma palestra sobre DST’s, onde o doutor Donaldo (pediatra-UNIMED) explanou algumas doenças com fotos. (Agradecimento à Dna. Joana D’Arc e à Maricéia, orientadoras educacionais da escola que agendaram com o pediatra e possibilitaram a realização desta palestra!).
Segue em anexo, as imagens da palestra realizada no auditório da escola aos alunos das 7as e 8as séries – vespertino e 1os anos (matutino-vespertino).


Um comentário:

Nayara Duarte disse...

Que bom, Jorge, que agora recebeste meus emails!
Estou muito feliz de ver o trabalho de meus alunos publicados aqui.
Ainda é necessário te mandar por CD?
Pena que as fotos não ficaram tão nítidas, não é?
Grata, Nayara.

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?