Sexualidade e Tabagismo: EEB Paulo Medeiros

E.E.B. DR. PAULO MEDEIROS
DIREÇÃO GERAL: MÁRCIA DA SILVEIRA
ASSESSOR DE DIREÇÃO: JOSÉ MARCOS DE BORBA

TEMA: SEXUALIADE
A sexualidade é primeiramente abordada no espaço privado, por meio das relações familiares. As atividades relacionadas a sexualidade na escola abordam os diversos pontos de vista, valores e crenças existentes na sociedade para auxiliar o aluno a construir um ponto de auto-referência por meio da reflexão.O tema na escola se faz problematizando, questionando e ampliando o leque de conhecimentos e de opções para que o próprio aluno escolha seu caminho.
O professor conduz e orienta o debate, não emitindo opiniões pessoais;
Não compete à escola, em nenhuma situação, julgar como certa ou errada a educação que cada família oferece. O papel da escola é abrir espaço para que a pluralidade de concepções, valores e crenças sobre sexualidade possam se expressar.(PCN/Temas transversais).
Nessa perspectiva é que em nossa Unidade Escolar, a professora de Ciências: Sarita Basílio Paya, desenvolve o tema: sexualidade com seus alunos de 5ª a 8ª série. Segundo a professora , este tema e trabalhado como conteúdo programático nas 7ªs e 8ªs séries; mas sempre que surge um questionamento coletivo ou particular, a professora sempre abre o espaço para o diálogo sobre o assunto.
Em anexo temos algumas fotos com os alunos da 8ª02.
TEMA: TABAGISMO
No dia 31 de maio é comemorado o dia mundial sem tabaco.A escola trabalhou este tema através de uma conscientização com todas as turmas de 5ªsérie ao 3º ano do Ensino Médio. Foi proposto aos alunos um dia de desafio para os pais ou parentes de ficar um dia sem fumar; além disso, nas 5ªs séries foi trabalho as conseqüências sociais do fumo através da propaganda e consumo, pela professora de Artes: Edinéia dos Santos. Foi elaborado um mural no pátio pelos alunos da professora de Artes: Lismari Xavier Vieira. Foto em anexo do CD.
A luta contra o fumo e demais drogas é uma questão de saúde pública; por isso todos os segmentos sociais estão realizando campanhas para que ocorra uma diminuição no número de fumantes e usuários.
Estas atividades contribuem para o exercício pleno da cidadania.
Atenciosamente
José Marcos de Borba
Joinville, 04 de junho de 2008

Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?