Pesquisa personalizada

OUÇA TEMAS DA BÍBLIA AGORA:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Pesquisa personalizada

20 junho 2006

PROJETO: PROFª CLÁUDIA REGINA DA SILVA

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DA EDUACAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL RUBEN ROBERTO SCHMIDLIN
Rua: Alexandre Silva, s/n – Bairro: Morro do Meio .
Fone/ fax 3454-0273, Joinville/SC.


PROJETO TABAGISMO


ENSINO MÉDIO NOTURNO

TURMAS : 1o 1,1O 2,1O 3 e 1O 4


DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA


PROFESSORA: CLÁUDIA REGINA DA SILVA


JOINVILLE/2006


1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola Municipal Ruben Roberto Schidlin

Curso: Ensino Médio

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cláudia Regina da Silva

Período de realização: 31/05/2006 á 08/06/2006.


2 TEMA: O Tabagismo.


3 JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a grande intensidade de adolescente usuário de cigarro, utilizaremos o conhecimento para repassar os males que o cigarro provoca.


4 PROBLEMA

Como conscientizar os alunos dos males causado pelo tabagismo?


5 OBJETIVO GERAL

Levar a conscientização aos alunos dos males que o cigarro provoca.


5.1 Objetivo Específicos

- Conhecer do que é feito o cigarro.
- Identificar os males que o cigarro provoca ao corpo.
- Relacionar as experiências apresentada referente ao tabaco com o corpo.
- Efetuar trabalhos em cartazes e debates com o conhecimento adquirido.

6 METODOLOGIA/ GRONOGRAMA.

Para primeira aula, dia 31/05/2006, será apresentado o cartaz mostrando do que é feito o cigarro, os tipos mais vendidos com mais freqüência e experiências referente ao tabaco e a fumaça para conscientização.

Para segunda aula, dia 01/05/2006, será lido os folhetins sobre os males que provoca o cigarro ao fumante ativo e o fumante passivo, juntamente com debates de experiências conhecidas pelos alunos e trabalho infantil nas fazendas de fumo.

Para terceira aula, dia 02/06/2006, os alunos se ajuntaram em grupo com no máximo quatro alunos para debaterem, pesquisarem sobre o que vão expor no dia da amostra e iniciarem a confecção de cartazes e experiências, juntamente com a confecção do mural na aula de artes.

Para quarta e Quinta aula, dia 05/06/2006 e 07/06/2006, deverão confeccionar cartazes e elaborarem experiências sobre o conhecimento adquirido que será apresentado na amostra feita no colégio para os alunos e a comunidade.

Para dia 08/06/2006 , com a ajuda dos professores, será feita a amostra do que aprenderão, onde se dividirão em três grupos juntamente com os professores:
1o Grupo: vão assistir a uma palestra com a psicóloga Karina Viana, da saúde.
2o Grupo: Vão assistir um filme “Nicotina”.
3o Grupo: Vão expor os cartazes juntamente com as experiências feitas pelos mesmos.


RESULTADO

Na primeira aula proposta, houve muita discussão sobre os produtos utilizados que é feito o cigarro, já que muitos ainda não sabiam do que se tratava. Com relação as experiências com o tabaco, fumaça e filtro, ficaram indignado com a cor adquirida na água limpa após ser misturada com o tabaco e a cor amarelada, que o algodão ficou, assim como o filtro.
Já na segunda aula, ouviram atentamente as doenças que o fumante ativo e o passivo adquirem, citando os hospitais lotados e o trabalho infantil, alguns alunos pediram o cartaz da primeira aula para mostrarem aos pais.
Com o grupo formado, por eles mesmo, na terceira aula ficou evidente, como mostram as fotos, que o conhecimento adquirido juntamente com as trocas de experiências facilitaram na confecção dos cartazes, já que, os mesmo davam opiniões sobre os principais tópicos a serem escritos, desenhados ou recortados para o trabalho, assim como, o mural de prevenção.
No dia da amostra os alunos ,contentes, mostraram-se conscientes dos males que o cigarro causa, assim como a comunidade que ficou agradecida pela aula dada e experiências comprovadas, causando indignação com aqueles que ainda não haviam visto e conhecido os males até o presente momento. A palestra de Karina Viana foi de agrado a todos, já que se trata de uma conhecedora do assunto, fazendo com que todos participassem diretamente fazendo perguntas. No filme houve pontos reflexivos por parte da grande maioria dos alunos, pois a história fornecia fatos da vida cotidiana da comunidade.
Portanto, foi de grande utilidade o projeto executado, pois fez com que muitos adquirissem pelo menos a vontade de parar de fumar, outros de nunca fumarem e ficarem perto de fumantes.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada