RELATÓRIO: EEB ANTÔNIA ALPAÍDES CARDOSO DOS SANTOS

Como solicitado, estou enviando um relatório e o projeto sobre as atividades trabalhadas em sala com os professores de Ciências de Educação Física, sobre saúde, mas precisamente tabagismo, alimentação e bebidas.
Atenciosamente,
Suziane Marques
Assist. Téc. Pedagógica.


EEB Professora Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos
Diretoras: Maria Rosa Sellmer e Cléa Maria de Aguiar
Coordenadora de Projetos: Suziane Marques
Professores: José Paulo Ramiro, Ivanete F. Girardi, Ivania Maria de Oliveira e Maria Lucília K. Westphal
Cronograma: Junho e julho de 2005
Turmas: Ensino Fundamental e 1º do Ensino Médio
Disciplinas: Ciências e Educação Física
Tema: Vamos cuidar da nossa saúde?


Justificativa:

O controle do tabagismo é norteado por quatro estratégias básicas: prevenir o consumo, proteger os indivíduos dos malefícios causados pela exposição à fumaça dos produtos derivados do tabaco, promover a cessação do uso desses produtos e regulamentá-los. O tema do Dia Mundial Sem Tabaco tem seu foco voltado em 2006 para a última estratégia: a regulamentação.
Apesar dos estudos científicos demonstrarem claramente a relação entre o consumo dos produtos derivados do tabaco com o desenvolvimento de doenças graves e fatais, a indústria do tabaco continua lançando novos produtos no mercado sob diferentes formas (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de palha, de cravo, de Bali, mascado, etc) e sabores (suaves, baixos teores, menta, chocolate, etc). Isto com o apelo de serem naturais, conterem um menor teor de substâncias tóxicas e serem menos danosos à saúde. Eles estão longe de serem simples produtos agrícolas, uma vez que são engenhosamente manufaturados para servirem como dispositivos liberadores de nicotina, droga capaz de causar dependência química, e para mascarar os efeitos irritantes de alguns dos tóxicos da fumaça dos produtos.
As comemorações pelo Dia Mundial Sem Tabaco, no dia 31 de maio deste ano têm como objetivo chamar a atenção da população para o fato de que os produtos derivados do tabaco, independentemente de suas formas e disfarces, são igualmente danosos à saúde. Seu consumo aumenta o risco de doenças neoplásicas, cardiovasculares e respiratórias, entre outras. Essas informações são cruciais para que a população e a sociedade civil organizada possam apoiar o governo na implementação de medidas de regulação rigorosa destes produtos.
O Brasil é um dos países mais avançados na área de regulação dos produtos de tabaco. Entre as medidas tomadas até o momento no Brasil destacam-se:
• a fixação dos limites máximos dos teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono para cigarros comercializados no Brasil;
• a proibição do uso de descritores de produtos como light, ultra light, suave, baixos teores, etc;
• a proibição da propaganda dos produtos derivados do tabaco na mídia falada, escrita e eletrônica;
• a proibição do patrocínio de eventos culturais e esportivos pela indústria do tabaco;
• a proibição do fumo em ambientes coletivos fechados;
• a inclusão de imagens e mensagens de advertência sobre os malefícios do fumo nos maços dos produtos derivados do tabaco comercializados no Brasil;
• a criação de taxa anual de registro de todos os produtos derivados do tabaco comercializados no Brasil, com a obrigatoriedade da informação por parte da industria do fumo sobre a composição destes.
Juntamente com o trabalho contra o tabagismo, iremos aproveitar o Dia Mundial Sem Tabaco, que é no mesmo dia do Desafio SESC, onde todas as crianças da escola param pra fazer atividades físicas durante15 minutos. Com isso estaremos estimulando as crianças a praticarem esportes e se conscientizarem que a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável é muito bom para a nossa saúde.


Objetivo Geral:

Mostrar as crianças que prevenir a saúde evita doenças, onde temos que nos alimentar muito bem, comendo muita vitamina, proteínas, carboidratos, ferro, entre outros, praticarem esportes ou fazer algum exercício físico é primordial e que fumar e beber em excesso são maléficos.


Objetivos Específicos:

Executar atividades físicas, identificando como essencial para uma vida saudável – Dia do Desafio SESC;
Conscientizar as crianças, através de atividades pertinentes, os males que o cigarro pode causar e o excesso de bebidas também, mostrar que uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são imprescindíveis a nossa saúde;
Produzir coletivamente e individualmente textos informativos, ilustrações, histórias em quadrinhos, contação de histórias, dramatização e gráficos sobre o Tabagismo, bebidas e alimentação saudável.

Conteúdos Curriculares:

Leitura e escrita – gêneros textuais: poemas, contação de histórias, reescritas, releitura, produção textual coletiva e individual, músicas, textos de jornais e revistas, sobre alimentação e doenças;
Elaboração e ilustração de histórias em quadrinhos;
Dramatização sobre as Drogas;
Produção textual – reescrita e produção individual e coletiva;
Linguagem oral – produções de textos orais: debates, discussões orais, reconto de histórias contadas pelo professor, entrevistas e pesquisas;
Lingüística textual – reconhecimento dos elementos constitutivos nos gêneros discursivos;
Construção de gráfico sobre o índice de fumantes no Brasil;
Resolução de situações-problemas;
Nossa Saúde – Alimentação, doenças, bebidas e tabagismo;
Aquecimento, alongamento e ginástica.


Avaliação:
Sabe-se que trabalhar através de um projeto é um trabalho em que o aluno é um agente ativo no processo e o professor, um estudante a mais.
O trabalho foi acompanhado e compartilhado constantemente pelo professor, interagindo, pesquisando devido ser um trabalho em que vão surgindo dúvidas. Pesquisamos na internet e realizamos a leitura oral dos textos. As dúvidas iam surgindo, pois questionamos sobre a atitude das pessoas nos textos e as crianças participaram ativamente.
Foi um trabalho através da oralidade, onde as crianças expuseram suas idéias e conhecimentos.
Todos os textos e atividades realizadas foram feitos com o objetivo no processo ensino-aprendizagem relacionados ao contexto do aluno, através de atividades significativas.
O projeto de trabalho proporcionou atividades interessantes às crianças, que surgiu de um problema, que juntamente com os alunos estabelecemos um eixo temático, levando-os a uma participação mais ativa no processo de aprendizagem e nas trocas de experiências e idéias.
O trabalho com os textos foi acompanhado com discussões pertinentes e de atividades paralelas para construir o sentido do texto, concebendo a escrita como uma inserção em um contexto sócio-cultural. A produção textual estava associada ao tema que contribuiu para que a criança apropriasse de processos mais complexos acerca da leitura, da interpretação e da escrita. Foram particularizadas palavras significativas na construção textual, através de atividades criativas, lúdicas e significativas, priorizando o uso da escrita por meio da textualidade.
O trabalho de leitura levou o aluno a análise e compreensão das idéias dos autores, o aluno envolveu-se, emocionou-se, o texto tornou-se algo de uso social em ações efetivas do seu dia-a-dia.
Como professores, achamos que o trabalho superou as nossas expectativas, as crianças participaram e realizaram todas as atividades, não sentiam-se inibidas ao exporem suas idéias e nem tão pouco para fazer perguntas. Tornou-se mais trabalhosa essa forma de trabalho, pois requer muita dedicação, estudo, pesquisa e participação e até é muito cansativo, pois não é um trabalho pronto e acabado, no decorrer do processo surgem questionamentos que vamos suprindo juntamente com os alunos.

Culminância:

A culminância deu-se através da exposição das atividades - murais feitos em sala de aula e com relatos orais pelas crianças; Trabalhar uma receita, seguindo as instruções e fazer a comida em sala de aula ou no pátio da escola.

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