Pesquisa personalizada

OUÇA TEMAS DA BÍBLIA AGORA:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Pesquisa personalizada

19 junho 2006

RELATÓRIO: EEB MAESTRO FRANCISCO MANOEL DA SILVA


ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL – JOINVILLE
23ª GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
EEB MAESTRO FRANCISCO MANOEL DA SILVA
RUA XV DE NOVEMBRO, 8508 – VILA NOVA – FONE 3439-5093


RELATÓRIO NEPRE

A prevenção ao uso indevido de drogas e às doenças sexualmente transmissíveis é tema interdisciplinar do currículo da Escola Maestro. Em nosso cronograma anual o dia 26 de junho é o dia internacional do combate às drogas e o dia 29 de agosto é o dia nacional do combate ao fumo, assim como o dia 1º de dezembro é o dia mundial de combate à AIDS. Neste ínterim desenvolvemos as atividades referentes aos projetos ALCOOLISMO E TABAGISMO e PREVENINDO NA ESCOLA.
Vamos aprofundar o tema ALCOOLISMO com as oitavas séries e as primeiras séries do Ensino Médio, estendendo a todos os alunos no Seminário Interno realizado pelas séries citadas. O mesmo ocorre com o tema TABAGISMO e os efeitos das DROGAS no organismo, liderado pelas sétimas séries e terceiras séries do Ensino Médio. Os trabalhos iniciam nesta segunda quinzena do mês de junho e culminam na segunda quinzena de setembro, no Seminário Interno.
As DSTs e a educação para o amor resgatamos do PREVIDA, ainda considerado pela escola como um ótimo programa, aliado ao programa O CARÁTER CONTA, que estamos desenvolvendo com todos os alunos e, mais detalhadamente, com as sétimas séries e as segundas séries do Ensino Médio.
Segue como exemplo o programa do seminário do ano anterior realizado no período noturno:


Seminário sobre Alcoolismo e Drogas


Boa noite a todos, sejam bem-vindos ao Seminário sobre Alcoolismo e Drogas, promovido pelas 1ªs séries 6, 7 e 8, em colaboração com a 6ª fase, e sob a coordenação da Professora Cecília Tomázia Nau Ávila, professora de Filosofia da 1ª 6 e Artes das 1ªs 7ª e 8ª.
O seminário sobre Alcoolismo e Drogas é fruto de um trabalho de pesquisa e debate na sala de aula, para conscientização de todos nós a respeito dos malefícios causados pelas drogas em geral.

1-Vamos iniciar assistindo a um clip preparado pelo aluno Robson sobre as drogas.

2-O aluno Brayan apresentará a justificativa do tema do nosso seminário.

3-Drogas: Fique Fora dessa roubada, preserve a sua vida e a sua saúde, é a mensagem das alunas Letícia, Lígia, Daniela e Ingrit.

4-Os alunos Maurício e Leandro escreveram em versos a sua opinião sobre as drogas e vão apresentá-la neste momento. Vamos ouvir com atenção a poesia que eles escreveram.

5-O cigarro de tabaco é uma droga lícita utilizada em grande escala. São poucas as pessoas que conhecem realmente o efeito que esta droga produz.
Vamos conhecer as conseqüências do cigarro, através da apresentação das alunas Aline, Rosemeire e Agatha.

6-Assistiremos agora ao rap preparado pelos alunos Tiago, Jean e Marcelo.

7-Há muitas histórias verídicas que envolvem os usuários de drogas. Vamos conhecer uma delas com o depoimento do aluno Jeferson.

8-Os alunos Alinor, Michel e Daniel apresentarão, na seqüência, alguns dados estatísticos.

9-O banner afixado com o tema deste seminário é produto de um concurso de desenho entre os alunos das 1ªs séries. O trabalho vencedor é da aluna Eliete Cristiane Costa, da 1ª 7, que chamamos neste momento para receber os nossos aplausos. Convidamos a professora Cecília para fazer a premiação e posterior uso da palavra.

10-Existe uma musiquinha bem conhecida que traz uma grande mensagem aos jovens que buscam se libertar da pressão da família, com a ajuda de pessoas tidas como “amigos”. Convidamos a cantar conosco a musiquinha do Mamute.

Queremos agradecer a todos pela atenção dispensada e convidamos a direção para o encerramento deste seminário.

A proposta da escola é envolver todos os alunos no desenvolvimento dos projetos mas com a responsabilidade maior sobre determinadas turmas foco de ação e disseminação dos conhecimentos.
Como objetivos do NEPRE a escola estabelece:
Objetivo Geral:
· Implementar o programa de prevenção e redução de danos às substâncias Psicoativas, às DST’S , a questão da sexualidade e à Violência
Objetivos Específicos:
· Socializar conhecimentos científicos sobre drogas, DST’s e Violência;
· Formar multiplicadores;
· Estabelecer parcerias para o desenvolvimento de um trabalho preventivo;
· Conscientizar toda a comunidade escolar .
Neste sentido a escola procura desenvolver um trabalho voltado à qualidade de vida, conscientizando o aluno da importância de conhecer a si mesmo, formar auto-estima positiva, observar com naturalidade as mudanças que ocorrem na adolescência, relacionar-se positivamente com seu grupo, com a família e seu meio, desenvolvendo o senso crítico para tomar decisões socialmente positivas e incentivando a sua participação responsável na sociedade.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada