PALESTRA: EEB PRESIDENTE MÉDICE


ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
23ª SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESIDENTE MÉDICI
Rua Helmuth Falgatter, 1449 – Boa Vista – CEP: 89205-300 -Fone/fax 47 3432-9700
JOINVILLE – SC

A/C Jorge – Responsável pelo NEPRE



Relatório sobre a Palestra realizada no dia 25 de outubro,
sobre o tema “TABAGISMO”


A palestra foi realizado em dois períodos, matutino e vespertino para alunos de 5ª, 6ªe 8ª séries do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio.
Matutino: 8 Horas para 8º 1,1º1, 1º 2, com a Doutora Maria Júlia- Pneumatologista.
Vespertino: 14 Horas para 6º 1,2,3 e 5º 2, com Andréia- Secretaria da Saúde, Responsável pelo Setor Tabagismo.


O tema abordava o tabagismo, e que para os alunos que presenciaram a palestra foi de estrema importância pelo fato de que é um assunto que merece ser tratado com muita atenção.

As palestrantes destacaram dados muito importantes sobre o Tabagismo, na qual enfocaremos alguns ao longo deste relatório.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde(OMS) a principal causa de morte evitável em todo mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas ( entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumadores.

Outros dados abordados pela palestrante foi de que 47% de toda população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto que nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o hábito de fumar.

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Outro item que chamou a atenção dos alunos foi de que, mesmo que uma pessoa fume somente um cigarro, ela pode apresentar graves conseqüências para a saúde do seu coração.

Fumar prejudica a ventilação pulmonar, o transporte de oxigênio no sangue, o rendimento físico é incompatível com o desporto de alta competição.

A doutora ainda citou algumas doenças que são causadas pelo cigarro, dentre elas temos o cancro do pulmão, cardiopatia isquêmica, e doenças respiratórias.

O Fumo é responsável por 30% das mortes por cancro e 90% das mortes por cancro no pulmão.

Durante a gravidez o tabagismo pode atrasar a concepção, e durante a gravidez pode infectar de modo negativo. Os recém-nascidos das mães fumadoras pesam menos que os das não fumadoras. O tabagismo materno durante a gravidez pode infectar a médio prazo o desenvolvimento físico e intelectual da criança.

A doutora explicou ainda que a nicotina é uma droga psicoativa e é responsável pela dependência do fumador. Atua ao nível do sistema nervoso central, diminui a chegada do sangue aos tecidos e causa dependência química.

O tabaco é uma droga porque provoca dependência. O vício de fumar tem-se revelado impossível de combater porque se trata de uma substância com características estimulantes, semelhantes a ás da cocaína, dando dependência física e psíquica.

Finalizando a palestra a doutora mencionou aos alunos, o quanto se gasta em 20 anos para aqueles que fumam diariamente uma carteira de cigarro, e o valor colocado por ela chamou muito a atenção dos alunos.

Portanto a pergunta que a palestrante havia feito no início da palestra, a qual se referia o que significa ter saúde foi compreendido desta forma pelos alunos: é um estado de bem estar e não apenas a ausência de doença ou incapacidade.

Para os alunos a palestra foi bem aproveitosa, até pelo fato de que muitas dúvidas sobre o cigarro foram esclarecidas, e com certeza servirá para conscientizar pais, amigos, enfim as pessoas que convivem com eles no dia a dia de que o cigarro pode trazer grandes malefícios à vida.


Paulo Eduardo de Souza
Profº de Ciências

Adelina Dognini
Diretora


FOTOS DO EVENTO







Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?