RELATÓRIO: EEB CARMEM SEARA LEITE

AÇÕES DO NEPRE

PROJETO: EM DEFESA DA VIDA
Disciplina: Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Educação Física
Professores: Nereu Lopes Pereira
Olívia Vollmer Eidt
Joseane Furlan
Série: 5ª a 8ª e En. Médio

Justificativa:
Acredita-se que a escola seja um espaço para desenvolver atividades de formação. Geralmente os jovens podem ser mais permissivos, preconceituosos ou compreensivos, de qualquer forma eles sabem lidar melhor com o tema do que os adultos. Falar de drogas é tocar na questão do prazer é falar de sentido da vida. Percebe-se que o jovem conectado com a mídia como uma força indutora faça opções saudáveis, principalmente se possuir metas definidas sobre o seu futuro, se possuir um projeto de vida. Daí, a valorização do aluno como pessoa integral e não somente a busca da informação pura e simples da ação da droga no organismo.

Objetivo Geral:
Este projeto pretende desenvolver atividades de prevenção às drogas para crianças e adolescentes em situações de maior exposição à risco, principalmente aquelas que freqüentam a escola.

Atividades desenvolvidas:
* Sensibilização da comunidade escolar sobre a necessidade de trabalhar a prevenção ao consumo de drogas;
* Palestra sobre o tema e suas conseqüências;
* Elaboração de textos de caráter crítico partindo de diferentes situações vivenciadas;
* Dramatizações.

Cronograma:
Agosto, setembro e outubro.

Culminância:
12 de outubro de 2006.

PROJETO:
FUMO E ÁLCOOL:
um poderoso interesse econômico internacional e nacional

Professora: Elfriede Hermiene z. Teixeira
Disciplina: Língua Inglesa
Série: 1º a 3º Em. Médio

Objetivo geral:
Levar o aluno à conscientização de que as drogas ( produtos ilegais como - maconha, crack e cocaína, medicamentos como anfetaminas, a nicotina , o álcool e a cafeína) têm atração por atuar no cérebro, modificando a sensibilidade, o modo de pensar e de agir. Além disso, mostrar ao aluno à sua distinção do ponto de vista orgânico, dos efeitos e da dependência que podem provocar, da aceitação legal e cultural que desfrutam, implicando distintas situações de risco.

Objetivos Específicos:
* Mostrar a oferta e a facilidade com a propaganda ostensiva divulga as drogas;
* Mostrar que mesmo com o risco a saúde, não resultou na proibição da propaganda de cigarros e bebidas em função de poderosos interesses econômicos envolvidos;
* Refletir e dialogar sobre o assunto Fumo e Álcool através das propagandas e vídeo clipes expostos na Língua Inglesa;
* Apresentação dos trabalhos das propagandas em Inglês, (em grupo).
* Artigo escrito sobre a propaganda na Língua Inglesa, utilizando os conteúdos trabalhados em sala de aula, (propagandas).

Avaliação: a aplicação do projeto aconteceu como o esperado, os alunos se empenharam na procura das propagandas de cigarros e bebidas alcoólicas na Língua Inglesa, bem como as apresentações das mesmas para o grande grupo, estimulando assim o conhecimento da língua. O empenho de cada um foi primordial para o andamento do projeto e as descobertas que observava-mos a cada apresentação. Os alunos das turmas do ensino médio comentavam as deformações visuais que as drogas chamadas lícitas causam nas pessoas, tanto no visual ( aparência) como internamente (pulmão, garganta, estômago, boca, etc.). Também foi muito interessante os relatos pessoais que os alunos traziam e compartilhavam com os demais. Esperamos que tudo o que foi visto por eles tenha resultados positivos para cada um, tanto no âmbito social como no escolar.


Obs: todos estes projetos tiveram sua culminância na FEIRA CULTURAL que aconteceu dia 13/10/2006.

Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?