RELATÓRIO: EEB OSVALDO ARANHA

E.E.B. OSVALDO ARANHA

PROGRAMA NEPRE

Atividades desenvolvidas

MÊS MARÇO:
DIA 13 – PALESTRA PREVENTIVA À GRAVIDEZ PRECOCE E D.S.T.
Foram reunidos no auditório da escola os alunos do Ensino Médio dos turnos matutino e noturno.
A palestra foi proferida pelo biomédico Fernando, do Grupo Saúde e Vida, de São Paulo. O objetivo era informar e conscientizar os jovens sobre os problemas que se acarretam numa gravidez precoce: risco à saúde da mãe e do bebê, responsabilidades assumidas no cuidado, criação e educação de um filho, perda do ano letivo e/ou abandono da escola e as consequências, muitas vezes graves, que levam à morte da falta de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis como camisa-de-vênus e camisinha feminina.

DIA 23 – VISITA DO DENTISTA DO POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO VILA NOVA
Os alunos do Pré-Escolar a 5ª série assistiram uma palestra do responsável pelo trabalho de prevenção e tratamento odontológíco do posto de Saúde do Bairro Vila Nova.
O objetivo era orientar, estimular e conscientizar os alunos da importância da higiene bucal na prevenção de doenças relacionadas não apenas à boca, mas os sintomas e enfermidades em outros órgãos.
O palestrante examinou os alunos para detectar o estado da saúde bucal de cada um. Os casos mais simples: limpeza, restaurações são tratados no próprio Posto de Saúde, os mais graves, após o contato com a família e/ou responsável pelo paciente, são agendados e encaminhados para o Consultório/modelo da Faculdade de Odontologia da Univille, onde estudantes são orientados por seus professores nos procedimentos indicados para a resolução do problema apresentado pelo paciente.

MÊS ABRIL:
DIA 02 – PALESTRA DOS ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO SOBRE PROBLEMAS OCASIONADOS
PELA MÁ POSTURA CORPORAL
Os alunos do 1º ano do Ensino Médio assistiram, uma palestra sobre as lesões causadas pela má postura corporal, feita pelos alunos da Faculdade de Fisioterapia da ACE, acompanhados pela professora do curso.
Além das explicações e demonstrações do que é errado e certo na postura corporal, foram mostrados slades sobre as consequências e qual o tratamento adotado para reparar as lesões.
Essa palestra serviu para enfatizar o papel e a responsabilidade de ser Cidadão, fazer parte de uma comunidade e com as informações dadas pelos palestrantes, divulgar a importância do tratamento feito pelos fisioterapeutas no que se refere a melhoria da qualidade de vida de todos.

DIA 09 – PALESTRA SOBRE DROGAS
A palestra sobre uso de drogas – prevenção e consequências físicas, familiares, psicológicas, profissionais – foi realizada por um grupo de alunos de Terapia Ocupacional – curso ministrado pela Associação Catarinense de Ensino – ACE de Joinville.
Os palestrantes trouxeram material ilustrativo para servir de orientação e alerta aos estudantes de 5ª a 8ª séries do período vespertino.
Os alunos puderam fazer perguntas e obter os esclarecimentos sobre os pontos que julgavam mais importante.

MÊS MAIO:
DIA 07 – PALESTRA DE ESTUDANTES DA ACE
TEMA: GRAVIDEZ PRECOCE
A palestra foi realizada por estudantes da Associação Catarinense de Ensino para alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.
Reunidos no auditório da escola, os alunos foram conscientizados da importância de conhecer o próprio corpo, da prevenção, das consequências que terão que arcar sem usar a devida precaução: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce.
Falou-se sobre o despreparo biológico e psicológico tanto das meninas quanto dos meninos; no caso da mulher, os problemas de saúde: a má formação do feto e o aborto espontâneo estão entre as principais problemas numa gravidez precoce e/ou não planejada.

DIA 28 – MEIO AMBIENTE
ALUNOS: 4ºs SÉRIES
PROFESSORA: Maria Cristina – Artes
Os alunos da 4ª série, monitorados e orientados pela professora Maria Cristina, montaram uma peça teatral sobre o Meio Ambiente, no auditório da escola.
O objetivo era alertar e conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente para essas e demais gerações.
Foi um teatro de fantoche produzidos e manipulados pelos alunos.

DIA 29 – VISITA PROGRAMA DE PREVENÇÃO AO TRAUMA HMSJ
ALUNOS: 3ºs ANOS DO ENSINO MÉDIO
PROFESSORA: DANIELA BIBOW – BIOLOGIA
O primeiro encontro foi no auditório do hospital onde tiveram informações sobre o projeto – iniciativa inédita do HMSJ – dadas por médicos, terapeutas, enfermeiros voluntários, e pacientes que sofreram traumatismo causados por acidentes de trânsito e domésticos, pela imprudência, pelo uso de armas de fogo, drogas e álcool.
A professora e 25 alunos ouviram as palestras e depoimentos de profissionais e pacientes, puderam visitar os quartos e a Unidade de Terapia Intensiva UTI – para constatar o que foi relatado nas palestras, conversaram com pacientes e souberam das muitas histórias de pessoas que quase perderam a vida e/ou ficarão com sequelas e terão que se readaptar a uma nova realidade.
Após as visitas, participaram de um teatro em que os alunos dramatizavam as situações vistas nos quartos e UTI, onde, como atores, puderam colocar-se na situação dos pacientes, familiares e amigos.
O objetivo era conscientizar nossos estudantes da importância da vida, das consequências da irresponsabilidade e do descaso consigo próprio.

MURAL:
São utilizados murais e cartazes contendo informações gerais: prevenção contra doenças, campanhas de saúde pública, Informativos e reportagens a respeito de temas preventivos como: drogas , doenças, violência, etc.

Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?