Pesquisa personalizada

OUÇA TEMAS DA BÍBLIA AGORA:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Pesquisa personalizada

18 maio 2007

RELATÓRIO: EEF MARIA AMIN GHANEM


18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Para o ano de 2007 o tema escolhido que será a base das ações governamentais é COMBATER A IMPUNIDADE É GARANTIR A PROTEÇÃO. Esse tema propõe um grande desafio que é tornar mais eficaz a ação punitiva àqueles que cometem atos de violência, abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes.
A Unidade Escolar de Ensino Fundamental Professora Maria Amin Ghanem realizou durante a semana uma atividade cujos objetivos são a longo prazo que se caracteriza por formar agentes multiplicadores e principalmente observadores, dando-lhes informação a respeito do tema e de como identificar suspeitas para que possam colaborar junto a direção, professores e família no auxílio aos que tiverem sofrido quaisquer tipos de violência, aqui em específico a sexual.


Os alunos selecionados são os líderes de turmas, de 5ª à 8ª séries, num total de 24 presentes, que durante a manhã do dia 16 de maio participaram de uma palestra sobre a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes que ocorre no Brasil todos os dias durante o ano. Uma das motivações que levou os alunos a participarem é a indignação ao ouvir falar de crimes bárbaros contra crianças e adolescentes nos noticiários.
A palestra assistida pelos alunos foi ministrada pela Assistente Técnica Pedagógica Vânia Meneghini, que abordou os seguintes temas: Conceito de Violência, Tema da campanha de 2007, Tipos de Violência, Comportamento suspeito, História do dia 18 de maio, As Características da Comissão de Observação e Disque Denúncia.
Durante o período vespertino do dia 16 de maio, os líderes da Comissão Observação, assim nomeados, que estudam no turno matutino, vieram até a escola a tarde para confeccionar cartazes e coloca-los com o número do disque denúncia em todas as salas da escola. Figura abaixo.


Após colocarem os cartazes nas salas, também foi confeccionada uma faixa para estar exposta durante todo o dia 18 de Maio na entrada da escola, com os seguintes dizeres: DIA 18 DE MAIO: DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.


Essa atividade simboliza o respeito e a crença que temos no potencial de nossos alunos, pois para estarem integrados como Comissão Observadora precisam ser exemplo de Ética, Amizade e Confiança.

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada