RELATÓRIO: EEB RUDOLFO MEYER

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GERENCIA DE EDUCAÇÃO - JOINVILLE
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. RUDOLFO MEYER.
Rua: Copacabana, 1245 Floresta – Fone/FAX: (47) 436-0769
E-mail: eebprm@sed.rct-sc.br

EVENTO: NEPRE – Núcleo de Educação e Prevenção
TEMA: Tabagismo
PALESTRANTE: Dr. Celito Zootti
DATA: 30/05/07
HORÁRIO: 19:00HS ÀS 19:40HS.
LOCAL: Na própria escola.

RELATÓRIO

Dizem que fumar um cigarro nos dias de hoje é estar na moda. Além dos muitos usuários do tabaco com idade já um pouco avançada e conseqüentemente prejudicada, esta é uma questão concentrada com muita evidência na vida dos adolescentes e jovens, e é ai que mora o grande câncer da consciência e responsabilidade,quase que incurável, no que se refere ao combate e busca de solução para os vários e fatais males que o (a) fumante proporciona a todos os seres vivos do planeta, adoecendo, aniquilando, empobrecendo e matando rapidamente, ou aos poucos, e com muito sofrimento, especialmente o meio ambiente o meio ambiente, que já está muito descontrolado, inclusive chorando e morrendo aos poucos.
No Brasil os fumantes são de 33 a 35% da população e no mundo é em torno de 25%. A maioria começa a fumar na sua adolescência, chegando a se ter muitas crianças com 8 ou 9 anos com cigarro na boca. São muitos os viciados que chegam a fumar 5 ou mais cigarros por hora. O cigarro contém nicotina, que causa dependência física e psicológica, como também é o maior causador de câncer do mundo. As pessoas começam a fumar por influencias de parentes, amigos, ou até por curiosidade. Entre 10 pessoas que começam a fumar 1 consegue parar e a cada 2 que fumam 1 morre por doença do vicio.
A pessoa fumante perde o paladar, sente menos fome, contrai câncer na boca, na laringe e no pulmão, anda quase sempre tossindo, fica com os dentes amarelados, perde a potencia sexual e o poder de raciocínio, sem contar o mau hálito, a irritação Por causa da fumaça, reflexos lentos, respiração ofegante, pele áspera e pouca disposição. O problema mais sério está no fumante passivo, que é aquele que não fuma mais freqüenta o mesmo ambiente do fumante, este é prejudicado em dobro. O cigarro é tão venenoso para viciar, que ao querer se livrar dele os dependentes ficam com a boca seca, nervosos, anciosos, stressados, impacientes, etc... São mais de 4000 substâncias químicas atuando no cérebro e em todo o corpo.
No Brasil o cigarro mata mais que 50mil pessoas por ano; destas, 90% são de câncer do pulmão, 30% são de todos os outros tipos de câncer e o restante é por doenças cardiovasculares.
Vale a pena se esforçar em parar de fuma, pois a recompensa chega logo, vejamos: ao parar de fumar, no dia seguinte já se sente a diferença; 1 ano depois as chances de contrair câncer cai pela metade; 5 anos depois sua pressão cardíaca é igual a de um não fumante.tudo isto sem contar o diferencial do sabor na alimentação, no diálogo com as pessoas e no respeito de modo especial com o meio ambiente.
Vale a pena tentar parar de fumar, pois o tabagismo resulta numa perda de 220 bilhões de dólares por ano, em função de gastos com mortes prematuras, adoecimentos e internações prolongadas, incapacitação física permanente, aposentadorias precoces e muita faltas aos seus respectivos trabalhos. Todo este dinheiro poderia e deve ser usado, caso mude a mentalidade dos fumantes, em outras coisas tão necessárias no mundo todo como: alimentação, educação e moradia aos pobres, que não são poucos nos dias de hoje.
É importante refletir sobre o pequeno trecho da aluna Eveline do 2º 01 do ensino Médio, que no final de seu relatório ao assistir a palestra do Dr. Celito descreveu:
Um dia, passando por uma rua e do meu lado estava um senhor e seu filhinho de mais ou menos 7 anos. Ao passarmos por uma padaria e o menino gritou: Pai, Pai, compra uma bolacha para mim! Não! Gritou o pai, tenho só 2 reais para comprar cigarro.


Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?