RELATÓRIO: EEB PAULO MEDEIROS

ESCOLA ESTADUAL BÁSICA DR. PAULO MEDEIROS

COMBATE AO TABAGISMO

E. E. B. DR. PAULO MEDEIROS


Tema: Ambientes Livres de Tabaco
Disciplina: Ciências
Série: 7ª Turmas: 1 e 2
Professora responsável: Sarita Basílio Payá


INTRODUÇÃO


O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a maior causa evitável de mortes precoces no mundo. Aproximadamente um terço da população adulta mundial é fumante (1 bilhão e 200 milhões de fumantes e 2 bilhões de fumantes passivos) e a taxa de mortalidade anual chega a 10.000.
O tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens no Brasil, devido às facilidades e estímulos para obtenção do produto, entre eles o baixo custo.


JUSTIFICATIVA


Frente à atual situação observam-se necessárias práticas educacionais que desenvolvam o tema antitabagismo dentro das escolas. Disponibilizando aos estudantes informações suficientes para que possam compreender de modo crítico os males ocasionados pelo consumo do cigarro. E com isso, optarem por uma vida mais saudável.


OBJETIVO


Através das ações executadas objetivaram-se estimular a discussão entre alunos, professores da escola Dr. Paulo Medeiros e indivíduos da comunidade, sobre os males do fumo, criando uma consciência crítica contra o tabagismo.


METODOLOGIA


As turmas da 7º série, 1 e 2, foram divididas em 2 grupos de pesquisa.
Um dos grupos responsabilizou-se por uma entrevista com fumantes e ex-fumantes, buscando informações sobre possíveis benefícios proporcionados pelo hábito de fumar, e costumes dos fumantes em ambientes públicos.
Através das informações obtidas foi elaborada uma estatística para análise dos dados.
O outro grupo buscou reportagens e estudos científicos sobre os prejuízos causados pelo consumo do tabaco em fumantes ativos e passivos. Com isso foram produzidos cartazes com tais informações.
Em um segundo momento, em sala, fez-se a exposição dos dados obtidos pelos alunos e em seguida um debate confrontando essas informações.


RESULTADOS PARCIAIS


A atividade em sala foi realizada no dia 04 de Junho na 7ª série, turma 2.
O grupo responsável pelas entrevistas apresentou as informações mais interessantes disponibilizadas pelos entrevistados. Alguns dos outros alunos compararam tais informações com o conhecimento que já possuíam sobre o assunto, completando o diálogo com comentários.
Os estudantes que produziram os cartazes trouxeram ao debate informações elucidando os males ocasionados pelo tabagismo, tanto aos fumantes, quanto às pessoas que inalam a fumaça do ar. Grande parte da turma não conhecia as proporções dos prejuízos causados aos fumantes passivos. Deste modo grande parte dos dados comentados foram de grande valia aos jovens.


CONCLUSÃO


As ações visando o esclarecimento dos jovens que foram desenvolvidas, buscaram sensibilizá-los quanto aos cuidados com a própria saúde e a consciência das escolhas que farão no decorrer da vida.
Estando os alunos cientes das possíveis conseqüências proporcionadas pela opção em consumir tabaco, almeja-se que estes busquem formas saudáveis e responsáveis de aproveitar suas vidas.


REFERÊNCIAS

http://www.saudebrasilnet.com.br/saude/trabalhos/089s.pdf

http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=jovem&link=namira.htm

Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?