E.E.B. CONSELHEIRO MAFRA - RELATÓRIO

Sexualidade
DST’S – AIDS
Dezembro / 2005

Escola de Educação Básica Conselheiro Mafra
Cord. Zaida Miranda Barbosa

SEXUALIDADE - DST’s –AIDS
Sexualidade é a energia que motiva encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, na forma de as pessoas tocarem e serem tocadas.
A sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas, pois além da sua potencialidade reprodutivas, relaciona-se com a busca do prazer, necessidade fundamental das pessoas.
As expressões da sexualidade, assim como a intensificação das vivências amorosa, é aspectos centrais na vida do adolescente. A sexualidade e a “malicia” estão presentes nos seus movimentos, gestos, nas roupas que usam, na música que produzem e consomem na produção gráfica e artística nos esportes e no humor por eles cultivado.
A escola sendo o local onde os jovens e adolescentes manifestam como curiosidade assuntos relacionados à SEXUALIDADE seja através de bilhetes, desenhos de órgãos genitais nas carteiras, paredes de banheiros da escola é também ambiente adequado para se socializar assuntos relacionados à cultura e ao bem estar, a saúde e a preservação.
Decidimos organizar uma comissão com a direção, orientação, pais, professores e alunos para discutirmos e organizarmos um projeto que contemplasse os temas acima, fazendo parte do projeto político pedagógico da escola e que seja integrante do calendário anual da unidade escolar.
O projeto com palestras esclarecedoras ministradas por pessoa credenciada através da Secretaria da Saúde, atendendo alunos desde a 5ª série do Ensino Fundamental a alunos do Ensino Médio, aberto a comunidade local.
Abordando o tema SEXUALIDADE - não poderíamos deixar de abordar a prevenção das DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e da AIDS (Síndrome imunodeficiência Adquirida) na formação dos jovens e adolescentes.
Os jovens estão em busca de uma identidade e vivenciam cada vez mais cedo novos valores comportamentais relacionados com a afetividade e vida sexual, que associados a pouca percepção de risco e a as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, torna-os vulneráveis, ou seja, expostos à infecção.
Outra preocupação de educadores e pais é a iniciação sexual precocemente sem a devida prevenção, ficando as meninas sujeita a uma gravidez de risco e indesejada.
Acreditamos que todas informações obtidas através da mídia são necessárias, mas não suficientes para que ocorra uma mudança de comportamento diante de tão grave problema.

PALESTRA – SEXUALIDADE – DST’S – AIDS

Objetivo Geral; Informar aos Jovens como vivenciar a Sexualidade com saúde e Responsabilidade, prevenindo-se dos perigos das DST’s e AIDS.

Palestrante: Kristina Kortmann - CTA

Datas:
19/10- Ensino Médio Noturno
19 /10 - 5ª e 6ª séries período Matutino
20/10 –5ª e 6ª séries período Vespertino
17/11 - 7ª e 8ª séries do período Matutino
18/11- 7ª e 8ª séries e ensino médio vespertino

Local - Auditório da ACE -Associação Catarinense de Ensino
Coordenação; Diretores – Olizilma W. Busmann – Jorge Yrachi Ychiaka

Orientadora Educacional - Zaida Miranda Barbosa
Carga Horária - 8 horas
Participantes; Alunos, professores do Ensino Fundamental e Médio comunidade local.


Justificativa - Neste momento em que as informações chegam rápidas sejam através da mídia, colegas, leituras, os jovens devem estar aptos a raciocinar e julgar essas informações, ampliando assim seus conhecimentos sobre o assunto, e com certeza diminuir os riscos de contaminação, conscientizando-os de uma responsabilidade social na forma de multiplicadores dessas informações.

CARO ALUNO:


Você participou do ciclo de palestras sobre os temas Sexualidade / DSTs / AIDS realizados pelo SOE – Serviço de Orientação Educacional da escola. Gostaríamos de saber sua opinião sobre:

1-Você já possuía algum conhecimento sobre os temas abordados:
( ) sim ( ) Não


2-Na sua opinião os temas abordados trouxeram maiores esclarecimentos a você:
( ) sim ( ) não

3-Você se considera um multiplicador das informações obtidas durante a palestra:
( ) sim ( ) não Porque?

4-Você gostaria de sugerir novos temas a serem abordados no próximo ano dentro deste projeto?

SOE.

Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?