E.E.F. MARLI MARIA DE SOUZA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL MARLI MARIA DE SOUZA

RELATÓRIO DE PROJETO: ALCOOLISMO

COMISSÃO DO NEP (NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO) DA UNIDADE ESCOLAR:

Coordenadora Geral: Emma Dal Ri Cavalheiro
Coordenadora Técnica: Andréia Aparecida Moser Rodrigues
Profª de Artes: Fabiana de Mello Alka
Profª de Inglês: Rosemeire Aparecida de Godoy
Profº de Geografia: Antonio Carlos Aguiar Martins
Profª de História: Lucilene Gaspar do Amaral
Profª de Ciências: Milena dos Santos Silveira
Profª de Ciências: Kelly Cristina Vascelik
Profª de Ciências: Ana Verônica Tilles

Joinville - 2005

JUSTIFICATIVA

O uso de substâncias psicoativas (SPA’s), que são identificadas popularmente como drogas, se propaga em todos os continentes e a dependência destas compromete a vida de cerca de 10% da população mundial. Estima-se, assim, que no início do séc. XXI mais de 600 milhões de pessoas sofrerão as conseqüências desta doença. Existem as drogas ilegais como a maconha e a cocaína, mas também existem as drogas consideradas legais pela sociedade, como o álcool e o cigarro que causam malefícios ao usuário e à sua família.
Todos os seres humanos, querendo ou não, sem nenhuma exceção, estão sujeitos ao uso de drogas e, conseqüentemente, passíveis de se tornarem dependentes. Desta maneira, o problema das drogas está na casa do desconhecido, do amigo, do parente, do vizinho, e o que é mais grave, na porta de escolas das redes públicas e particulares do nosso estado. Informar, conscientizar e prevenir do uso de álcool os jovens e disseminar essas informações junto à comunidade escolar visando melhor qualidade de vida são as justificativas deste projeto, pois, sendo a escola um segmento de grande abrangência social, deve priorizar e intensificar seus trabalhos preventivos, considerando que a maioria dos alunos ainda não usou esta substância.
OBJETIVO GERAL

Conscientizar a comunidade escolar para prevenção e tratamento quanto ao uso do alcoolismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Informar através de palestras quanto ao malefício causado pelo uso de bebidas alcoólicas;
Socializar conhecimentos científicos sobre dependência de drogas legalizadas (álcool);
Sensibilizar quanto à importância do tratamento aos usuários ou dependentes (internação em clínicas especializadas e freqüentar o AA-Alcoólicos Anônimos);
Conscientizar da importância do apoio da família com o usuário em busca da cura.

METODOLOGIA

Através da organização do Grupo de Educação e Prevenção da Unidade Escolar a divulgação das palestras sobre Alcoolismo procurou abranger a maioria das pessoas da comunidade.
No dia 28 de setembro de 2005 na Unidade Escolar, às 8:00 realizamos uma reunião para formarmos a do NEP (Núcleo de Educação e Prevenção) da Unidade Escolar.
Através do convite aberto a comunidade, pais, alunos e moradores participaram no dia 23 de novembro de 2005 às 19:00 horas da palestra proferida por Mônica Lindner da Silva e Salomão Baltazar de Carvalho.
Um jantar foi oferecido na noite de dia 23 de novembro aos participantes da palestra.
As palestras aconteceram através da exposição dos palestrantes e após participação dos presentes com depoimentos e questionamentos.
Quanto aos recursos/didáticos pedagógicos se fez necessário: Som/CD e Microfone.

RESULTADOS

Durante o evento a participação da comunidade da unidade escolar foi efetiva com debates de suma importância, observou-se a necessidade de proferir palestras como estas com mais freqüências.
O alcoolismo tem atingido todas as classes sociais, mas, nas classes de baixo poder aquisitivo o uso de bebidas alcoólicas esta na maioria das famílias. Por isso a participação dos jovens com seus pais se fez importante, pois as informações quanto a prevenção e tratamento atingiram a todos.

Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?