E.E.B. PRESIDENTE MÉDICE

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESIDENTE MÉDICI
Rua: Helmuth Falgatter, 1449 – Bairro: Boa Vista – Fone/Fax: 47 3432-9700.
Joinville/SC – CEP 89205-300 – E-mail: eebpresmedici@sed.rct-sc.br

Núcleo de Educação e Prevenção

Após a nossa Capacitação sobre o NEP (Núcleo de Educação e Prevenção) nos 12 e 13 de setembro de 2005, realizado no Auditório da GEECT;
A nossa Escola promoveu duas palestras, uma para os alunos sobre Tatuagem e Piercing, e outra para os professores com o Promotor da Vara de Infância e Juventude.
A palestra sobre Piercing e Tatuagem foi realizada para os alunos do 1ºano do 2ºGrau, conscientizando a prevenção em parceria com Unimed Joinville.
O Médico Ronaldo comentou sobre os profissionais e o local de trabalho, e que devemos ter os seguintes cuidados:
- Relação ao lugar (parede branca, material descartável, estufa, recibo para comprovar data e local, vacina antitetânica, o profissional deverá saber se o paciente possui alergias ao Níquel).
Sobre a aplicação do Piercing, o Doutor Ronaldo preveniu sobre a cicatrização e a higienização do Piercing:
- Piercing nos Lábios - de seis a oito semanas
- Piercing na Língua - de quatro a oito semanas
- Piercing Sobrancelha - seis a oito semanas
- Piercing Umbigo – seis meses a um Ano, e outros.

A higiene dos locais perfurados no corpo é precária, pois estão em contatos com bactérias, comida, mau higienização e etc.
Exemplo:

- Piercing na boca - está em contato com a comida, em contato com bactérias, a má escovação; pode causar a perda do paladar
- Piercing na sobrancelha – perigo de rasgar, alguém puxar ou engatar em algum local;
- Piercing Umbigo - contato com o meio, bactérias;
- Brincos na orelha - o excesso de brincos pode causar a falta de oxigenação e falta de sangue causando perda de partes da orelha;
- Piercing no queixo - a parte interna fica em contato com a gengiva, rasgando, e o mesmo quando retirado o furo fica aberto com difícil cicatrização.

Com relação à tatuagem precisa ter os mesmos cuidados com os locais, higiene e profissionais, também se deve cuidar com os materiais usados as tintas, com relação a remoção, nenhuma se retira totalmente, e as mais claras(tintas) são mais difícil de sair, e as mais escuras clareiam mais fácil. Também existe a tatuagem de Henna, que é provisória, pois sua duração é de quatro a cinco semanas, sai naturalmente (com a água) .
O Doutor mostrou transparências de piercing e tatuagens em diversos lugares do corpo, assim os alunos tiveram espaços para perguntas e duvidas a respeito do assunto tratado.
Os professores que estavam em horário de aula dessas turmas participaram da palestra, juntamente com a direção, assistente técnico pedagógico e outros.

A segunda palestra foi realizada para os professores, com o Promotor de Justiça da Vara da Infância e Adolescente Geovane Tramontini sobre; como os professores deverão agir frente aos casos de indisciplinar na escola, direitos e deveres, conforme o Estatuto do Adolescente.
a) Encaminhamentos; a maneira correta de encaminhar as crianças,
b) O que é Disciplina e que é ato Indisciplinar
c) Problema Familiar,
d) Violência Familiar,
e) Agressão por parte da Família
f) Agressão ou Negligencia por parte da Escola
g) Omissão da Sociedade

O Promotor deu os esclarecimentos necessários aos professores para a compreensão dos mesmos, sanou duvidas, questionamentos, ouviram os anseios dos professores orientou como se deve agir com a situação de cada aluno.
O Palestrante informou o que cada segmento como: NEP, CIP, Conselho Tutelar Delegacia da Mulher, APÓIA, APONT, Vara da Infância e Juventude podem estar articulados na busca de resoluções dos problemas da criança e adolescente que cada escola enfrenta.
A reunião foi realizada no auditório, 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, no dia quatro de outubro de dois mil e cinco.
Essas palestras foram proveitosas aos alunos e professores, pois adquiriram mais conhecimentos, e sanaram suas dúvidas.

Adelina Dognini
Diretora Escolar

Quezia G. de Souza
Assistente Técnico Pedagógico

Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?