E.E.B. GIOVANI PASQUALINI FARACO

ESTADO DE SANTA CATARINA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GIOVANI PASQUALINI FARACO.
DIREÇÃO: LIDIA NOEMIA DUARTE.
ASSESSORA: CARMEM SILVIA PEREIRA.
COORDENADORA: VIVIANE REGINA BONASSA (orientadora)


RELATÓRIO E AVALIAÇÃO DO NEP

TEMAS:

SEXUALIDADE
ALCOOLISMO
DST.

JOINVILLE, O6/12/2005


PROJETO

TEMA: SEXUALIDADE


JUSTIFICATIVA: A prevenção integral deve atingir todas as dimensões do desenvolvimento humano, de forma ampla em relação aos valores dos alunos, desmistificando crenças e tabus. Mas sempre direcionando para cuidados com si, próprio e se prevenindo. É mostrado neste trabalho a importância do saber das transformações que o corpo passa na idade de 10 a 18 anos. Com essa compreensão saberão se respeitar e ao próximo.

Objetivos:
Identificar as fases de desenvolvimento do ser humano.
Conhecer a anatomia sexual masculina e feminina.
Identificar as transformações físicas e psíquicas ocorridas na adolescência.

Desenvolvimento: O trabalho foi, realizado com o grupo de estagiários, da ACE do curso de Fisioterapia e orientados pelo coordenador Alisson Guimbala dos Santos.
Realizaram palestras mostrando o corpo humano e suas partes e fases que acontecem no período em que estão passando. O grupo sempre enfatizou o respeito ao próximo e seus valores. Mostraram figuras, desenhos e partes do corpo humano para que os adolescentes pudessem compreender melhor. Foi apresentado também um filme de dez minutos que mostrava o diálogo de um casal de adolescentes, logo após os palestrantes iniciaram a respostas de perguntas feitas pelos alunos. Por fim entregaram aos alunos folder sobre DST.

Público: Alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental (185alunos), do turno matutino e vespertino, coma a duração de 2 horas por palestra.
Dia: 24/11/05.


PROJETO

Tema: DST

Justificativa: A DST/ AIDS é um grave problema de saúde pública, no Brasil. Desde 1960 vem se registrando aumento constante. A desinformação e a falta de higiene são algumas das causas da dissimilação das DSTs. Portanto, é na escola que se tem um grande número de adolescentes e por isso devem ser informados para poderem se prevenir e terem uma qualidade de vida melhor.

Objetivo:
Identificar as doenças sexualmente transmissíveis.
Conhecer os agentes causadores, seus sintomas e como prevenir.
Incentivar atitudes de prevenção.

Desenvolvimento: A atividade foi realizada através de palestras com o estagiário, Eduardo de Almeida do grupo de Saúde e Vida de São Paulo. O palestrante desenvolveu seu trabalho mostrando figuras com problemas causados pelas DSTs, seqüelas, aborto, métodos anticoncepcionais, tabaco, álcool e medicina preventiva.

Público: Ensino médio 1º anos, 2º anos e 3º ano, no turno matutino, com a duração média de duas horas.

Dia: 18/10/05

PROJETO

TEMA: Alcoolismo.

Justificativa: A escola percebeu a necessidade de trabalhar este tema, através de conversas, observações e colocações de alunos relatando o uso freqüente do álcool em festas e na própria casa com os familiares. E ainda que seja de uso comum e legalizado para o consumo dos adultos se sabe que aí começa a experiência com o álcool, não deixando de ser uma droga. O alcoolismo é visto como uma doença, devendo ser tratado. Por isso nossa escola convidou o Grupo do AA para conversarem com os alunos.

Objetivo:
· Informar sobre o álcool e suas conseqüências no organismo, família e sociedade.
· Perceber o aumento de bebidas como grande problema de saúde e segurança para a pessoa.
· Alertar sobre a pressão dos meios de comunicação e dos fatores sócios – culturais.

Desenvolvimento: A escola fez contato, com o grupo do AA e seu Salomão Baltazar de carvalho responsável, onde dividiu em equipes e foram nas salas de aula. Expôs seu trabalho, suas experiências negativas em suas vidas. Explicaram como iniciaram no alcoolismo e que são até hoje pessoas em tratamento constante. Os alunos puderam tirar suas dúvidas, colocarem suas dificuldades e experiências com o álcool.

Público: ensino médio e supletivo do turno noturno, 8ª, 1º, 2º e 3º ano.

Dia: 09/11/05 das 19h30min às 22h20min.

Avaliação

Na comissão do NEP foram envolvidos professores na área de ciências, biologia, português, especialista e direção. Foi colocado aos professores que seria desenvolvido na escola projetos referentes a prevenção integral. Houve uma boa aceitação, compreensão, colaboração e participação dos professores nas atividades propostas.
Percebemos que a necessidade de trabalhos como este, está cada dia mais necessário e importante na vida de nossos alunos, pois é na escola que eles passam um bom período e é na escola que devem receber a informação correta de forma coerente aos valores recebidos de suas casas.
Sentimos grande satisfação por podermos proporcionar este momento de reflexão na vida de nossos alunos e sabre que irá fazer uma grande diferença em suas vidas e como futuro pais de família.

Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?