Atividade de Prevenção da Obesidade - EEB Senador Rodrigo Lobo


Questionário Aplicado a pais/responsáveis – Etapa 1
NOME DO ALUNO:______________________________________________
IDADE:________ PESO:___________ ALTURA:__________

Responsáveis:

1. Você acha a alimentação do seu filho saudável?
( ) sim ( ) não;

2 . Que tipo de alimento seu filho costuma comer com freqüência?
( ) frutas
( ) salgadinhos
( ) massas
( ) doces
( ) saladas
( ) carnes gordas
( ) leite e derivados
( ) leguminosas ( arroz, feijão etc..)
( ) chocolates

Seu filho, rotineiramente substitui o almoço ou o jantar por algum tipo de lanche?
( ) sim ( ) não;

  1. Quantas horas diárias seu filho assiste a TV?
( ) 2 h ( ) 3h ( ) 4h ( ) 5h ou mais;

  1. Quantas horas diárias seu filho faz uso do computador?
( ) 2 h ( ) 3h ( ) 4h ( ) 5h ou mais;

  1. Seu filho pratica exercício físico regularmente?
( ) sim ( ) não;

Se a resposta for sim:

6.1 Quantas vezes por semana ele se exercita?
( ) 2 vezes ( ) 3 vezes ( ) 4 vezes ou mais.

Fonte: Costa (Adaptado)






ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL - JOINVILLE
GERENCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “SENADOR RODRIGO LOBO”
Rua: Cuba, s/nº - Bairro: Jardim Sofia – Fone: (47) 473-0347.
Joinville – SC CEP: 89.223-710



PROJETO: Obesidade Infantil

Área temática principal: Saúde e qualidade de vida.
Linha programática: Esporte, lazer e saúde.
Público Alvo:Alunos da EEB Senador Rodrigo Lobo

Justificativa
O presente projeto se justifica em razão a realidade atual que aponta para o crescimento mundial da obesidade infantil, o que acarreta graves conseqüências para a saúde física e mental das pessoas portadoras desta patologia, as doenças provenientes da obesidade e a importância de se trabalhar estas informações em conjunto com os exercícios físicos propostos pelo professor de Educação Física. Os resultados obtidos mostram que o percentual das crianças participantes com obesidade já é alarmante e igual aos encontrados pelo IBGE (2000), isso deve aos hábitos alimentares não saudáveis apresentado pelas crianças. Entretanto, fica evidenciado nos resultados encontrados um alto nível de atividade física dos participantes. Como recomendação para novos estudos, ressaltar a importância não só da participação de escolas nesse processo, mas também dos pais. Professores, escola e pais devem estar atentos e participativos nesse processo de conscientização de um estilo de vida saudável já na infância.

Objetivos

A obesidade é um problema de saúde pública em vários países e sua prevalência está
crescendo, com uma estimativa de 250 milhões de obesos no mundo todo, o que equivale a
7% da população mundial. A obesidade está associada ao aumento da morbidade e mortalidade,
além de aumentar o fator de risco para problemas cardiovasculares, metabólicos e
Ortopédicos. A obesidade aumenta o risco para o desenvolvimento de diabetes tipo II hipertensão e osteoartrite. Além destas, outras morbidades podem estar relacionadas, tais como: disfunções da vesícula biliar, doenças cardiovasculares (maior causa das mortes), problemas ortopédicos, distúrbios relacionados à
auto-imagem, complicações respiratórias e maior possibilidade de desenvolvimento de câncer.
A obesidade tem causa multifatorial e resulta de uma interação de fatores genéticos, metabólicos, sociais, comportamentais e culturais.
Além disso, na maioria dos casos ela também está associada ao abuso da ingestão calórica e ao sedentarismo, onde o excesso de calorias se armazena como tecido adiposo.
A obesidade tem um impacto significativo na saúde, bem estar psicológico, longevidade e na qualidade de vida desses indivíduos. Diversos estudos sugerem relação entre a obesidade e declínio na qualidade de vida, sendo este declínio maior nos obesos que não seguem tratamento para perda de peso.
Um dos principais parâmetros a serem avaliados junto com aos alunos, portanto, é a qualidade de vida nessa comunidade escolar. A obesidade exerce um impacto significativo na saúde, no bem-estar psicossocial, na longevidade, e na qualidade de vida dos indivíduos acometidos.

Obesidade Infantil

As crianças com sobrepeso são em regra geral muito envergonhadas com o seu corpo. As crianças são a que menos conseguem combater este problema, não só porque têm vergonha do seu corpo mas também porque têm vergonha de fazer exercício à frente das outras crianças. A única forma de ajudar o seu filho é ajudá-lo a fazer exercício e a ter uma alimentação equilibrada.
Nos últimos anos, numerosos estudos têm sido realizados para descobrir as verdadeiras causas da obesidade infantil. A maioria destes estudos têm identificado os erros nos hábitos alimentares como sendo o principal fator responsável por causar obesidade nas crianças. Além disso, a falta de atividade física bem como outros fatores genéticos têm sido identificados como principais razões por trás ganho de peso repentino em crianças.
Em primeiro lugar orientar os pais a serem solidários para com os seus filhos nos seus esforços para perder peso. Em vez de adicionar mais pressão, devem ser mais animadores. Além disso, devem consultar nutricionistas para elaborar um plano de dieta adequada, que deve excluir o alimento considerado de lixo. Outra boa forma será ajudar as crianças a perder peso através do incentivo para participar em esportes ao ar livre.

Metodologia

O trabalho está sendo desenvolvido de acordo com as seguintes etapas:

Etapa 01
Serão realizadas avaliações físicas na aula de Educação física, com a participação de agentes de saúde do bairro, tais avaliações são compostas por uma avaliação da composição corporal de todos os alunos, obtendo-se a estatura, as medidas de circunferências, de dobras cutâneas e cálculo do IMC e medidas da pressão arterial. Os materiais utilizados para tal procedimento serão: fita antropométrica, balança e aparelho de pressão.

Etapa 02
Os responsáveis dos alunos dessa unidade escolar responderão um questionário (anexo)e com a coleta de dados que serão tabulados pela escola e posteriormente a construção de um gráfico para amostragem a comunidade na apresentação das duas palestras, a primeira com o Dr.Carlos Eliel Torres do hospital da UNIMED com o tema :Obesidade seus malefícios e a segunda com a nutricionista da empresa servidora da alimentação dos alunos NUTRIPLUS com o tema :Reeducação alimentar.

Etapa 03
Os alunos das séries iniciais realizarão atividades pedagógicas:

* Literaturas: O piquenique do Catapimba (Ruth Rocha), O sapinho faminto (Joanne Partis) e Dois ursinhos famintos (linda Cornwell);
*Apresentação sobre o projeto para as crianças;
* Decorar a sala com as crianças, tornando a sala temática com o projeto;
*Apresentação da pirâmide alimentar e construção da pirâmide alimentar pelas crianças (teste); *Estudo sobre os nutrientes, alimentação equilibrada e curiosidades;
* Estudo exemplificado com as plantas: as plantas que não tem ar fresco, não é adubada, que não toma água (hidratada) relacionando com o corpo humano;
*Criação de dois bonecos o “saudável” e o “não saudável”, explicação de hábitos saudáveis e não saudáveis; *Distribuição de salada de frutas;


Cronograma

O projeto está dimensionado para ser realizado no mês de março e nesse período, tem-se como proposta oferecer aos alunos , conhecimentos e oportunizá-los a prática de atividades físicas regulares e reeducação alimentar.


Conclusão

Uma vez que a obesidade infantil atinge um número cada vez mais significativo de indivíduos na
população e vem acompanhada de um aumento da morbidade e mortalidade, e aumenta o
fator de risco destas pessoas desenvolverem problemas cardiovasculares, metabólicos e ortopédicos, faz necessário que se desenvolvam ações apropriadas de forma a promover saúde e qualidade de vida para estes indivíduos. Esta experiência deixa comprovado que se pode fazer um trabalho diferenciado no âmbito escolar, introduzindo maneiras diversas de conciliar o ensino com a qualidade de vida. Finalizando, acredita-se que o resultado sempre será positivo quando estamos buscando o melhor para nossos alunos. Uma recomendação importante que nos permite fazer é que o envolvimento dos pais nesse processo. Com a escola promovendo um trabalho interdisciplinar e disponibilizando mais tempo para o desenvolvimento dessas ações com certeza o aproveitamento seria maior ainda. O professor, como formador de opinião e de conceitos, provém intermediar assuntos transversais que beneficiem a vida dos alunos. Muitas vezes, o professor de Educação Física prende-se somente ao desenvolvimento motor ficando alheio a esses temas.


Referências
  • BRAILE BIOMÉDICO – Alimentação Saudável. Disponível em: http://www.braile.com.br/saude/alim_sau.htm. Acesso em: 16 set. 2007.
  • BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Educação alimentar e nutricional. São Paulo: Globo, 2002
  • ROMA, Alexandre; et al. Impacto de um programa semanal de atividades físico-desportivas para mudança de estilo de vida de crianças obesas. Corpoconsciência, v. 9, n. 1, p. 57-64, jan./jun. 2005.
  • SICHIERI, Rosely. Atividade Física. Epidemiologia da Obesidade: questionário. Rio de Janeiro: UERJ, 1998.
  • WILMORE, Jack H.; COSTILL, David L. Fisiologia do esporte e do exercício. 2.ed. São Paulo: Manole, 2001.
  • OLIVEIRA,Amauri Aparecido Bássoli de,Fundamentos pedagógicos do Programa Segundo tempo:reflexão á pratica.2ed. Maringá:Eduem,2009.

ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL – JOINVILLE
GERENCIA DE EDUCAÇÃO – GERED
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA “ SENADOR RODRIGO LOBO”
Rua Cuba, s/n – Bairro Jardim Sofia – fone: 3473-0347
Joinville – SC CEP: 89.223-710

Relatório das atividades realizadas na Semana da Mobilização da Saúde na Escola

As atividades realizadas na referida semana aconteceram a partir de um projeto elaborado em parceria entre a E.E.B. Senador Rodrigo Lobo,o posto de saúde do bairro e a UNIMED.
As ações iniciaram no dia 05/03/2012 e terão continuidade durante o mês de março.
A elaboração teórica do projeto ficou sob a tutela da Assessora da Direção, e a parte inicial da execução aconteceu através das atividades realizadas pelos professores de Educação Física e da Equipe do Posto de Saúde do bairro, que fez a pesagem e medição dos estudantes.
As professoras das séries iniciais trabalharão neste mês através de livros de literatura infantil abordando o tema.
Os estudantes tiveram ainda informação sobre alimentação saudável e contato com os alimentos preparados na merenda escolar, pelas cozinheiras desta UE.
Os estudantes do Ensino Médio participaram da programação através da palestra solicitada pela Diretora da Escola, junto à UNIMED sob o título: Alimentação Saudável, proferida pelo Dr Carlos Eliel Torres.
Ressaltamos aqui, a interação do médico com os estudantes, que cedeu todo o material particular para a palestra (slides), quando solicitado por um grupo de estudantes que demonstrou um maior interesse pelo assunto.
Gostaríamos de elogiar a iniciativa da Gerência, pois é um passo inicial para combatermos um mal crescente no planeta e a escola como informadora e formadora deve ter o compromisso de desenvolver a consciência dos indivíduos sobre o cuidado da sua própria saúde e do seu corpo.
Ps: Seguem anexos o projeto escrito e as imagens registradas.

Joinville, 15 de março de 2012.

Maria da Graça Leão Moreira.
Diretora de Escola


Palestra Alimentação Saudável – Dr. Carlos Eliel Torres (UNIMED)

Palestra Alimentação Saudável – Dr. Carlos Eliel Torres (UNIMED)

Atleta destaque em atletismo

Estudantes em contato com os alimentos e as cozinheiras

Estudante se alimentando


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