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26 março 2012

Projeto de Prevenção da Obesidade - EEB Dom Gregório Warmeling



ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
E.E.B. DOM GREGÓRIO WARMELING
Av. São Francisco do Sul, 90 – Fone-Fax: (047) 3448-1033
Balneário Barra do Sul – Santa Catarina

Projeto Alimentação Saudável – Prevenção da Obesidade


Balneário Barra do sul - sc


Projeto Alimentação Saudável – Prevenção da Obesidade
Entidade Executadora: E.E.B. Dom Gregório Warmeling
Profissionais Envolvidos : Equipe Pedagógica
Equipe Administrativa
Professores
Alunos
Funcionários
Público Alvo: Alunos Ensino Fundamental e Ensino Médio
Cronologia: Março e Abril

Justificativa:
A obesidade na infância e na adolescência é o problema nutricional que mais rapidamente cresce no mundo inteiro. No Brasil, já temos mais crianças obesas do que desnutridas, e os trabalhos epidemiológicos mais recentes apontam que cerca de 15% dos jovens brasileiros estão acima do peso.Esse quadro alerta para uma série de complicações que a obesidade acarreta, tanto para a saúde atual da criança como quanto fator de risco para doenças crônico de generativas do adulto. Como a obesidade infantil é uma doença de difícil tratamento, a grande arma que possuímos é a prevenção.
A falta de conhecimento também é apontada como prejudicial para a incidência da obesidade em conseqüência afeta a auto-estima e podendo aumentar as chances de contraírem cada vez mais cedo as doenças acima citadas. Além disso, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), “uma criança obesa em idade escolar tem 30% de chance de se tornar um adulto obeso e o risco aumenta em 50% se ela entrar na adolescência com esta mesma composição corporal”.
    A criança necessita ser educada não só fisicamente, mas também como fazer uma boa alimentação, tarefa hoje por proposta curricular ser abrangida de certa forma pelo professor de educação física e de acordo com a idade das crianças, poderão ter vantagens tanto em seus hábitos alimentares, quanto em seus hábitos comportamentais.
Diante do exposto sentimos a necessidade de trabalhar com os alunos quanto a importância de uma alimentação saudável prevenindo a obesidade .

Objetivo Geral:
  • Incentivar as boas práticas de saúde para a melhoria do desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens, no âmbito da escola, visando a formação da cidadania e fortalecimento das políticas públicas de saúde educação.
Objetivos específicos:
  • Estimular a prática alimentar e desportiva nos alunos.
  • Caracterizar o sedentarismo como forma inadequada à saúde.
  • Estabelecer relação entre o uso das tecnologias e a qualidade de vida.
  • Conhecer os nutrientes presentes nos alimentos, suas definições e suas funções
  • Reconhecer os componentes de uma alimentação saudável e as vantagens dessa alimentação para a saúde.
  • Identificar o que é IMC, de onde surgiu, quem criou essa fórmula e porque ele determinou essa fórmula correta.
  • Despertar nos alunos a criatividade sobre os textos publicitários.
  • Estimular os alunos à produção de gêneros textuais, focalizando bons hábitos alimentares.
  • Refletir sobre a influência nociva das propagandas americanas sobre a cultura alimentar brasileira.
  • Identificar nas ervas medicinais suas funções em prol de uma vida saudável.
Metodologia :
Iniciamos com Palestra com a nutricionista Letícia ( Responsável pela Nutrição Alimentar da Escola).
Gincana Alimentar ( Equipe da Secretaria de Saúde do Município de Balneário Barra do Sul)
Na sequencia foi realizado oficinas e atividades complementares citados abaixo.

Oficinas
História e geografia
Professores: Reginaldo, Rosangela, Maristela e Magali
Tema:Tecnologia X Qualidade de Vida. Apresentação de slides, textos e data Show.

Ciências e Biologia
Professores: Fabiana e Valdecir
Tema: Os alimentos. Apresentação Power point sobre os nutrientes.Os alunos irão listar os alimentos ingeridos nas refeições do dia anterior e fazer medida das calorias, comparando com as recomendadas diariamente para uma alimentação adequada.

Matemática
Professores Ediumar e Carlos
Tema: IMC, calcular seu IMC.

Língua Portuguesa
Professores: Rosemari, , Claudio , Maria Terezinha
Tema: A influência da mídia na alimentação. Produção de textos, livros de receitas de alimentos de baixa caloria.Trabalhar textos com propagandas com alimentos calóricos.

Inglês
Professores: Ana, Krislene e Renato
Tema: Health Foods Pyramid . Montagem de slides diversos sobre educação alimentar.Comparar a alimentação brasileira com as da cultura inglesa.Prós e Contras.As apresentações serão realizadas em Inglês.

Ensino Religioso, Filosofia , sociologia e Matemática
Professora Tânia,João Roberto e Josiane
Tema: Ervas medicinais e suas funções

Educação Fisica
Professores: Rogério, Silvânia,Elaine e Cristiano
Tema :Tabela de calorias e IMC


Atividades Complementares:
1- Sala Leitura ( textos- pirâmide alimentar, dieta embarcada, o que é obesidade, vegetais e vegetarianismo).
Professora: Lucimara ( matemática) , alunas: Aline, Tainara e Ketlin)

2- Recorte e colagem ( Pirâmide Alimentar).
Professoras: Marileia, Josiane ( Artes e Matemática) .

3-Desenho Livre (Alimentação saudável)
Equipe Pedagógica e alunas do Ensino Médio


4- Alongamento
Professora: Thaize ( Artes) e e aluna Eloyla

5- Laboratório de Informática ( pesquisa dirigida Alimentação e obesidade na Infância e adolescência .
Professor: Raphael

6- Vídeos
Domingo Espetacular obesidade Infantil
Fantástico Adolescentes passam por tratamento para perder peso.
Pirâmide alimentar,
Educação Nutricional
Conhecendo os alimentos com o Sr. Banana.
Professor : Damásio ( Química e Física ), e aluno Jones

7- Lego ( Construção da Pirâmide Alimentar, conforme instruções do livro Lego)
Equipe Pedagógica e alunos Ensino Médio : Matheus e Jéssica

Recursos Materiais
-Dicionário
-Computador
- Microfone
- Data Show
- Maquina fotográfica
- Revistas
- cola, lápis de cor, giz de cera, folha sulfite
- tesouras, plantas medicinais, Lego, prego, madeira
- balança, metro, biombos, textos, embalagens de alimentos,sino, etc.

Avaliação

Será contínua e processual de acordo com o desempenho participação interesse de cada aluno nas atividades propostas.

Referencias Bibliográficas
ALENCAR, marina senti de
Segurança Alimentar: Sua saúde dia – a – dia ,São José:Alvart Editorial,2009. (Publicação Paradidática)
Comunicação Interna Circular nº 013/12 enviada em 08/02/2012.
Domingo Espetacular obesidade Infantil
Fantástico Adolescentes passam por tratamento para perder peso.
Pirâmide alimentar,
Educação Nutricional
Conhecendo os alimentos com o Sr. Banana.

2 comentários:

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Mito pertinente o tema. Creio que todos sairam enriquecidos. Parabéns

o mar e a brisa do prazer de aprender disse...

Mito pertinente o tema. Creio que todos sairam enriquecidos. Parabéns

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